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Análise dos Fatores Ergonômicos Básicos Playground Adriana Amato Ellen Kaline Souto Renata Acunzo.

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1 Análise dos Fatores Ergonômicos Básicos Playground Adriana Amato Ellen Kaline Souto Renata Acunzo

2 Conteúdo Introdução Acidentes Requisitos do Projeto Requisitos de Percepção Avaliação

3 Introdução Playgrounds –idealizados para oferecer às crianças espaço de recreação –conceito ampliado, acrescentando a esses espaços módulos para escalar, balanços, escorregadores e outros; –busca atualmente a função de desenvolvimento físico e cognitivo das crianças

4 Introdução Ergonomia –tem por propósito analisar a interface entre usuário e produto para aplicação de parâmetros de usabilidade –portanto, a interação com os objetos de recreação infantil de maneira completa e segura requer principalmente o conhecimento dos parâmetros ergonômicos envolvidos

5 Acidentes Os brinquedos de playgrounds exigem habilidades físicas, mentais e cognitivas, através de esforços musculares Como o público alvo são crianças, ações nestes brinquedos são imprevistas, podendo freqüentemente ocasionar acidentes

6 Acidentes O uso de playgrounds requer supervisão –falta de supervisão adulta é associada a 40% dos acidentes (SAFEKIDS, 2004) Os índices expressivos de acidentes podem estar relacionados a projetos de equipamentos que não consideram aspectos ergonômicos e de usabilidade

7 Requisitos de Projeto Tarefa Segurança Conforto Estereótipo Envoltório Postura Aplicação de Força Materiais

8 Requisitos de Projeto Tarefas –Crianças: brincar –Responsável: acompanhar –Limpeza: cuidar da limpeza –Manutenção: cuidar da conservação de brinquedos e espaço –Jardinagem: cuidar das plantas

9 Segurança –brinquedos chumbados a 15 cm do concreto, mais 8 cm do piso emborrachado, total de 23 cm –grade de proteção –piso emborrachado –muro alto com alambrado –lado externo do muro com espinhos para evitar invasões –câmeras com monitoramento 24hs Requisitos de Projeto

10 Conforto –ambiente ao ar livre e contato com a natureza –brinquedos de cores alegres –bancos confortáveis Requisitos de Projeto

11 Estereótipo –dispositivos de manejo e controle popularmente conhecidos –crianças até 4 anos necessitam do auxílio de acompanhante –crianças acima de 5 anos podem desenvolver as atividades e executá- las com maior confiabilidade e facilidade Requisitos de Projeto

12 Envoltório –brinquedos atendem normas NBR 14350/99 –brinquedos específicos para crianças conforme a idade estabelecida no playground Requisitos de Projeto

13 Postura Corporal –brinquedos com altura estrutural, alcance físico (em pé ou sentado) e com o devido espaçamento adequados entre eles Requisitos de Projeto

14 Aplicação de Força –componentes de manejo que exijam esforços físicos compatíveis com a capacidade física das crianças –não há atritos em excesso que dificultem a utilização dos brinquedos –crianças pequenas não conseguem desenvolver as atividades sem um responsável Requisitos de Projeto

15 Materiais –5 tipos de materiais: ferro, madeira, corda, correntes e polipropileno –coloridos e de grande resistência, texturas lisas e peso adequado –manutenções feitas para evitar ferrugens e alergia –piso impermeável, resistente, rugoso, fosco, antiderrapante (material emborrachado com 8 cm de espessura) –parede lisa, com brilho e cor vibrante, pintada com tinta não tóxica Requisitos de Projeto

16 Manuseio Gira-Gira –brinquedo que pode atingir grande velocidade de rotação –é indispensável manter a posição adequada da alça de segurar –utilizado parâmetro antropométrico altura assento-cotovelo Ações de Manejo

17 Manuseio Balanço –equipamento móvel –assentos suspensos –usuário movimenta-se para trás e para frente em arco contínuo (NRB :1999) –dinâmico, ao movimentar-se exige que os membros inferiores das crianças estejam livres Ações de Manejo

18 Manuseio Escorregador –apresenta diversos riscos de acidentes –a criança está sujeita a uma altura elevada e sem proteção adequada nas laterais de seu corpo –altura das laterais servem como bases protetoras do segmento deslizante Ações de Manejo

19 Manuseio Carrossel –equipamento rotativo –provido de um eixo de apoio ao redor do qual os assentos giram (NBR :1999) –equivale ao gira-gira Ações de Manejo

20 Manuseio Upa-upa –figuras de bichinhos sustentados por uma mola que vai para frente e para trás com o impulso do corpo da criança Ações de Manejo

21 Manuseio Cavalinho –equivale ao balanço –equipamento móvel com assentos suspensos –permite se movimentar para trás e para frente em arco contínuo Ações de Manejo

22 Manuseio Brinquedão –conjunto de escorregadores, ponte, escaladas, trepa-trepa, jogo da velha entre outros Ações de Manejo

23 Manuseio Trepa-trepa –vários ferros alinhados de forma a permitir que várias crianças subam e desçam ao mesmo tempo Ações de Manejo

24 Manuseio Conjunto Olímpico –estrutura que permite às crianças se pendurarem em argolas e barras Ações de Manejo

25 Manuseio Casinha –estrutura de alvenaria com janelas e portas para as crianças brincarem e usarem a imaginação Ações de Manejo

26 Equipe que cuida dos concertos e pinturas Equipe de jardinagem Equipe responsável pela limpeza de brinquedos e espaço Limpeza / Manutenção

27 Espaço dividido em 2 áreas: –crianças de 1 a 4 anos –crianças de 5 a 10 anos Placas informativas: –acompanhamento de responsáveis –idade adequada para o uso de cada ambiente Bancos espalhados na lateral do parque –permitem ampla visão aos responsáveis Circulação para carrinhos de bebês e cadeira de rodas –acessibilidade aos brinquedos Arranjo espacial

28 Bom número de brinquedos sem interferir: –na circulação, rotatividade e dinâmica existente entre eles Layout com cores vivas –próprias para chamar atenção das crianças –muro em volta pintado de verde, acompanhando vegetação e em contraste ao colorido dos brinquedos Espaço aberto –iluminação natural e luzes artificiais, para uso noturno –árvores que protegem crianças do sol –facilidade de propagação do som, além de eliminar incômodos sonoros –impossível utilizar o espaço em dias de chuva Arranjo espacial

29 Arranjo espacial - Planta


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