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Videoconferência Via Satélite

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Apresentação em tema: "Videoconferência Via Satélite"— Transcrição da apresentação:

1 Videoconferência Via Satélite
Solução Videoconferência Via Satélite

2 O Instituto Edumed Associação de pesquisa, desenvolvimento e educação, sem fins lucrativos, estabelecida em Campinas, junho de 2000 Formada por pesquisadores e professores da UNICAMP, das áreas de informática em saúde e educação Coordena um consórcio de 27 universidades e associações, e 14 empresas, para desenvolver uma rede de EAD Mais de 12 anos de experiência em EAD Centro corporativo em Campinas

3 Realizações Rede Edumed de Educação a Distância em Medicina e Saúde
Biblioteca Digital Multimídia (educação via satélite e Internet) Desenvolvimento, padronização e implementação das tecnologias-chave (Web, videoconferência, satélite) Desenvolvimento de cursos on-line (mais de alunos desde 2002) Consultoria de EaD para entidades educacionais e empresas (Microlins, UNIBAN, Anhangüera, entre outras)

4 Projeto Edumed Microlins
Rede de franquias de escolas de ensino profissionalizante de nível médio (segunda maior da América Latina) 690 escolas em mais de 500 cidades em todos os estados brasileiros. Expansão para Portugal, Angola e EUA novos alunos por ano Instituto Edumed desenvolveu a rede própria de ensino via satélite para a Microlins, atualmente com 300 franquias em 295 cidades Sistema de videoconferência bidirecional via satélite digital IP Modelos de negócios, de desenvolvimento de cursos, de capacitação docente, técnico (satélite e Web), criação de empresa especializada (ProfSat) e nova rede de franquias

5

6 Modelos de Organização do Ensino Superior
Coletivo (class) x Individual (desktop) Presencial x a distância Centrado no professor x centrado no aluno Misto (blended) Semi-individual Semi-presencial Semi-autônomo

7 Principais Modelos de EAD
Impressos + correio Impressos + correio + presencial Só Internet Internet + presencial Internet + videoconferência Internet + videoconferência + presencial Impressos + Internet + videoconferência + presencial

8 Modelo Pedagógico Telepresencial
Aulas expositivas por vídeo digital em tempo real podendo utilizar slides, retroprojetor, vídeos, lousa eletrônica Classe sintetizada: um professor pode transmitir interativamente para várias salas ao mesmo tempo Alunos podem interagir em tempo real com o professor, através de áudio, vídeo e texto Alunos recebem os materiais suplementares, apostilas, exercícios, trabalhos e provas em forma impressa ou eletrônica Tutor local especialmente treinado trabalha diretamente com os alunos, auxiliando o professor

9 Plataforma Integrada de Videoconferência para Ensino Superior
Plataforma de vídeo digital interativo Em tempo real (ao vivo, gravado, misto) Sob demanda Via terrestre ou satelital Metodologia pedagógica especialmente desenvolvida para implementação dos vários usos da EAD na instituição

10 Fundamentos do Ensino a Distância Híbrido
Baseado em quatro pilares: Atividades presenciais (vivenciais, laboratoriais, de campo, de avaliação, etc.) Atividades telepresenciais interativas (geração centralizada, inserção curricular) Atividades autônomas (a distância, através de um ambiente on-line pela Internet) Tutoria a distância

11 Modelo Pedagógico Telepresencial
Ensino em classe, paradigma tradicional e bem aceito pelos treinandos Reforça criação de hábito e disciplina Tutor local acelera e reforça aspectos presenciais (demonstrações práticas, treinamento hands-on, exercícios, provas, interação, visitas, etc.) Baixos índices de evasão, excelente aderência do aluno Único método capaz de trabalhar com treinandos com baixo nível educacional (inclusive analfabetos e semi-analfabetos)

12 Fatores de evasão Interatividade e envolvimento do aluno:
Sem tutoria (e-learning): 90% de evasão Tutoria passiva: 60 a 80% Tutoria ativa: 20 a 30% Tutoria ativa + aprendizado colaborativo: 10% Telepresencial + tutoria ativa + aprendizado colaborativo: 5% Cursos que dão diploma e empregabilidade Porcentagem de presencialidade (ex. 20 a 40%) Qualidade dos professores Qualidade do material de apoio Cursos pagos vs. gratuitos

13 Interatividade aluno-professor
Em tempo real: Vídeo e áudio Só áudio Áudio e texto Só texto Em tempo deferido Fórum

14 Tecnologias de Conexão
Rede terrestre ISDN Rede terrestre IP Rede satelital IP

15 Videoconferência terrestre

16 Estúdio de Transmissão
Centro de Controle Estúdio de Aulas

17 Teleporto em Campinas Hub Antenas

18 Satélite Unidirecional
Salas de aula switch Streaming Vídeo MPEG-2 IRD Geração de Conteúdo IP TV VCR IRD HUB switch Streaming Vídeo MPEG-2 IRD IP Internet TV VCR Downlink: satélite Uplink: Internet IRD

19 Satélite Bidirecional
Salas de aula switch Streaming Vídeo MPEG-4 IRD Geração de Conteúdo IP Modem TV VCR IRD HUB switch Streaming Vídeo MPEG-4 IRD IP Internet Modem TV VCR Downlink: satélite Uplink: satélite IRD

20 Área atingida pelo satélite

21 Grupo Fechado de Usuários
Modularização Um estúdio central transmite uma aula simultaneamente para 5 a 20 remotas, dependendo do tipo de curso Um professor pode dar aula para 200 a alunos O mesmo professor dá aula sempre para o mesmo GFU As salas de um GFU poderão estar em qualquer lugar Cidade 1 Sala 1 Sala 2 Cidade 2 Estúdio Campinas GFU Grupo Fechado de Usuários

22 Centro de Geração de Conteúdo
O CGC pode ter vários estúdios, transmitindo pelo mesmo satélite O número de estúdios e professores cresce gradativamente respondendo à demanda O CGC conta com recursos adicionais, como ilhas de edição, equipe de gravação, centro de controle, etc.

23 Ensino Presencial Conectado
Sistema EPCIS Ensino Presencial Conectado Via Satélite

24 Estúdio de geração de aulas por TV
Teleprompter Câmara de documentos TV Computador para slides Computador Para perguntas

25 Recursos audiovisuais
Slides Vídeos e áudios digitais Animações interativas Cenários virtuais Questionários em tempo real Navegação em softwares Lousa eletrônica Câmara de documentos

26 Unidade de Recepção TV Internet Sala multiuso Sala de computadores
Videoconferência Sala multiuso Sala de computadores

27 Sala de Recepção de Aulas
Antena parabólica Webcam Modem satélite Impressora Computador Sistema de som TV Gravador VHS Microfone

28 Computador de videoconferência
Microfone TV Webcam Monitor de vídeo PC Mouse

29 Modo de Transmissão da Aula
EPCIS Modo de Transmissão da Aula Estúdio Salas remotas

30 Solicitação de Interação
EPCIS Solicitação de Interação Estúdio Salas remotas

31 EPCIS Cessão da Interação Estúdio Salas remotas

32 EPCIS Retomada da Aula Estúdio Salas remotas

33 Outras Aplicações para a Rede
Reuniões administrativas e de planejamento Seminários de desenvolvimento administrativo, docente, etc. Transmissão de congressos, convenções virtuais Orientação a distância, entrevistas, defesas de tese Lançamento de novos projetos e serviços Grupos de foco

34 Economias e ganhos de escala com a rede de videoconferência
Redução de gastos com transporte, estadia e alimentação Utilização produtiva das horas que seriam perdidas com viagens Redução dos desgastes humanos Possibilidade de reuniões mais freqüentes e mais rápidas, com melhor feedback Possibilidade de falar com todos os pólos ao mesmo tempo

35 Videoconferência Central-Remota
EPCIS Videoconferência Central-Remota Estúdio Salas remotas

36 Videconferência Remota-Central
EPCIS Videconferência Remota-Central Estúdio Salas remotas

37 Videoconferência Remota-Remota
EPCIS Videoconferência Remota-Remota Estúdio Salas remotas

38 Videconferência Remota-Remota
EPCIS Videconferência Remota-Remota Estúdio Salas remotas

39 Grupo Fechado de Usuários
Modularização Um estúdio central transmite uma aula simultaneamente para 5 a 20 remotas, dependendo do tipo de curso Um professor pode dar aula para 200 a alunos O mesmo professor dá aula sempre para o mesmo GFU As salas de um GFU poderão estar em qualquer lugar GFU Grupo Fechado de Usuários

40 Centro de Geração de Conteúdo
O CGC pode ter vários estúdios, transmitindo pelo mesmo satélite O número de estúdios e professores cresce gradativamente respondendo à demanda O CGC conta com recursos adicionais, como ilhas de edição, equipe de gravação, centro de controle, etc.

41 Protagonistas do EPCIS
Instrutor Assistente do Instrutor Tutor Local Tutor on-line

42 O Assistente do Educador
Auxilia o professor no intercâmbio com os tutores e alunos, recebe e filtra perguntas, ajuda no comando dos equipamentos da sala Especialista na matéria sendo ministrada

43 Interatividade Individual
Power Point Projetor Receptor de Radio Freqüência Pads

44 Suporte ao aluno Presencial (pólos remotos) A distância (centralizado)
Correio Acesso ao site (fórum, ) Chat, messenger Help desk por telefone e fax Videoconferência Sessões de tira-dúvidas

45 Pontos Fortes e Vantagens
O satélite chega a qualquer ponto do pais, mesmo os mais isolados, com o mesmo custo e a mesma qualidade. Ideal para pontos de recepção em pequenas cidades e zona rural Instalação rápida, não necessita aguardar chegada da infraestrutura terreste ao ponto remoto Instalação barata e fácil, utiliza instaladores comerciais Excelente escalabilidade: expansão sem limites Operação muito mais fácil do que rede terrestre e equipamentos dedicados, não necessita pessoal local especializado Modelo de serviço: comodato do equipamento, custo mensal fixo inclui conectividade, suporte, manutenção, garantia e seguro

46 Pontos Fortes e Vantagens
Excelente qualidade de áudio e vídeo: imbatível em relação à Internet e videoconferência terrestre Tecnologia moderna e de grande longevidade: MPEG4 padrão H.264, com o dobro de qualidade para a mesma largura de banda Canal de uplink de baixo custo, pois usa banda menor Baixíssimo retardo de codificação e transmissão: videoconferência com menos de 2 seg de retardo Permite gravação analógica (videocassete) e digital (CD ou DVD) sem restrições Sinal criptografado e com acesso condicional (rede fechada) Controle e gestão da rede totalmente à distância

47 Presencialidade nos Pólos
Tutoria semanal por disciplina Laboratórios didáticos Laboratórios de informática Biblioteca Sala de estudos Estudos dirigidos a seminários Exames presenciais

48 Exemplo de Pólo de Apoio
Sala de coordenação do pólo 2 computadores Sala de tutores 4 Sala de secretaria 1 Sala de professores e de reuniões 2 Sala de aula presencial Sala de televideoconferência 1 Laboratório de informática TOTAL Computadores 35 Mais: scanners, impressoras, videoconferência, projetores de vídeo, TV de grande formato, sistema de som, móveis, etc. Pessoal: Coordenador de pólo, técnico de informática, secretária, recepcionista, bibliotecário, tutores de sala

49 Serviços da EduLogica Prospecção e consultoria tecnológica e pedagógica, e estruturação operacional de redes próprias de EaD Venda e instalação de equipamentos Treinamento e capacitação de recursos humanos Desenvolvimento/adaptação, oferta e certificação de cursos Terceirização de operações de EaD, geração e conversão de conteúdos Locação da infraestrutura logística, estúdios, etc.

50 Contato Renato M.E. Sabbatini, PhD renato@sabbatini.com
Instituto Edumed Tel. (019) Cel. (019) Site da palestra: moodle.edumed.com.br


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