A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso de Capacitação em Educação a Distância

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso de Capacitação em Educação a Distância"— Transcrição da apresentação:

1 Curso de Capacitação em Educação a Distância

2 Objetivo Geral Capacitar professores e coordenadores pedagógicos para os cursos de graduação a distância da Uniban

3 Objetivos de Aprendizagem
Criar uma disciplina no ambiente virtual de aprendizagem para apoio ao curso presencial e telepresencial. Realizar planejamento completo do curso e suas aulas Criar e converter material didático de apoio pela web para cursos presenciais, semi-presenciais e a distância Capacitar-se a dar uma aula com todos os recursos pelo sistema telepresencial

4 O Papel do Professor no Novo Milênio
Papel está mudando Foco no aluno Gerar conteúdo e fazer tutoria

5 Com o advento da NTIC, a Educação a distância vem exigir um perfil diferente de docente para atuar no processo de ensino-aprendizado, levando os profissionais a rever conceitos e práticas de ensino exercidas durante anos de experiência com a docência de ensino presencial. Amaral e Moran

6 Perfil diferente do docente
Conhecer o conteúdo Conhecer a tecnologia utilizada (desenvoltura, agilidade e criatividade) Conhecer os meios de interação disponíveis para esta tecnologia

7 Perfil diferente do docente Modificar a orientação pedagógica
Incentivar o aprendizado individual planejando a estrutura de aula de tal forma que o aluno possa relacionar o conteúdo que está sendo ministrado às suas experiências. “o conhecimento que é elaborado, a partir da própria experiência, se torna forte e definitivo em nós”. Construtivismo Incentivar o aprendizado em grupo estimulando a troca de experiências, conhecimento, fazendo o grupo interagir de forma intensa. Ex. Ensino baseado em problemas

8 É preciso substituir a abordagem tradicional por uma abordagem que desenvolva no aluno a competência de aprender a aprender, de buscar a informação, processá-la e utilizá-la na solução de problemas, em um ambiente de aprendizagem desafiador, interativo e colaborativo.

9 Não é o que o professor faz
E sim o que o estudante faz

10 Rever conceitos e práticas
Gerar conteúdo Fazer tutoria Orientar como buscar a informação e utilizá-la na solução de problemas. Criar ambientes desafiadores, motivadores, colaborativos.

11 Tipos de Cursos a Distância na Uniban
Semi-presencial (Apoio pela Web) – atuais Ex: 20% de carga horária Puramente a distância (só Web) - DP On-Line, Atividades complementares Tele-presenciais (Web + Transmissão) (Graduação, gestão)

12 Estratégia gradativa rumo à EAD
Disponibilização imediata e simultânea de todos os sites encorajam professores e alunos dos cursos presenciais a se aculturar e utilizar mais os recursos on-line Gradativamente a instituição e seus docentes e discentes se prepara para a mudança de paradigma Ao final, os sites mais completos podem ser usados para oferta totalmente a distância

13 Ambiente Virtual de Aprendizagem
Semi-presencial Home-page do curso Suporte on-line a material didático Comunicação com alunos via Atividades complementares

14 Exemplos Semi-presencial
Unicamp (Linguas, Engenharia) PUC-Campinas – Engenharia de produção (grad. e especialização) UnB – Graduação, Pós graduação e extensão UFSC – Direito e Informática Metodista – Cultura religiosa Uniplac (Pedagogia)

15 Exemplo curso Semi-presencial

16 Programa

17 Ex. Curso Semi-presencial

18 Tutoriais

19 Perguntas Frequentes

20 Classe Virtual em Tempo Real
Video stream Chat audio texto

21 Puramente a distância Gerenciamento acadêmico on-line
Comunicação síncrona (chat) Comunicação assíncrona (fórum, ) Avaliação on-line

22 Curso Telepresencial Web + Transmissão

23 Estúdio de geração de aulas por TV
Teleprompter Câmara de documentos TV Computador para slides Computador Para perguntas

24 Coating

25 Modelo de Sala de aula de ensino por TV interativa via satélite

26 Componentes da sala de recepção de aulas
Tutor (ou monitor) TV ou telão Professor Computador Sistema de som microfone, Câmera Tutor (ou monitor) – será o responsável pelo controle da sala e pela comunicação com o professor e seu assistente O computador servirá para: O tutor se comunicar com o professor e seu assistente (através do chat VPoint) O tutor acessar o material do professor (através do programa Teleduc) O microfone será para o aluno interagir com o professor A câmera será para transmitir a imagem do aluno quando ele estiver falando com o professor Alunos Telefone Vídeo Impressora Antena

27 Tutor Nos alunos No professor No computador (chat)

28

29 Curso Telepresencial

30 Curso Telepresencial

31 Roteiro de aula

32

33 Atividade 5 Aluno quer fazer um comentário sobre a matéria. Qual sua atitude? Tempo: 30 seg.

34 Como resolver a dúvida do aluno?
Tempo: 30 seg.

35 Solução 1 Enviar pergunta ao professor
envia comentários ou dúvidas de alunos ao professor

36 Solução 2 Chama o aluno na frente

37 Solução 3 Central de Comunicação do site

38 Próxima atração: Ambiente Virtual de Aprendizagem


Carregar ppt "Curso de Capacitação em Educação a Distância"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google