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Como Implantar um Sistema de Cursos Superiores a Distância? Em um grande número de pontos Com alta efetividade e eficácia Com rápido crescimento Sem custos.

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1 Como Implantar um Sistema de Cursos Superiores a Distância? Em um grande número de pontos Com alta efetividade e eficácia Com rápido crescimento Sem custos excessivos Com ótimo retorno econômico

2 Prof.Dr. Renato M.E. Sabbatini Pesquisador, professor universitário, consultor internacional e empresário Graduado e doutorado pela USP Professor adjunto da UNICAMP Membro da Comissão de EaD da UNICAMP Fundador e presidente do Instituto Edumed Diretor da ABED Pólo Campinas Pioneiro brasileiro em EaD, 15 anos de experiência

3 Quem somos Associação de pesquisa, desenvolvimento e ensino, fundada em 2000, em Campinas Formada por professores e pesquisadores da UNICAMP e USP da área de informática médica e educacional Coordena consórcio de 28 universidades e associações científicas para desenvolver uma rede de educação a distância 15 anos de experiência em educação a distância e publicações eletrônicas

4 Alguns Projetos Realizados Plano Diretor de EaD da UNICAMP, Projeto Ensino Aberto Rede Edumed.Net de EaD em saúde (28 instituições) Desenvolvimento Tecnológico em EaD: Metron/Edumed Projeto Sistema Brasileiro de TV Digital: estudo e criação de modelos de interatividade em saúde e educação Projeto Biblioteca Digital Multimídia, com 80 pontos remotos via satélite e streaming via Internet (MINC, Embratel, StarOne) Projeto Microlins SAT (EaD via satélite bidirecional IP COMSAT, com 400 pontos remotos) Projeto Servir Brasil ( pontos remotos via satélite)

5 A EaD na Universidade Diferentes gradações de presencialidade Apoio on-line a ensino presencial 20% da carga horária pode ser a distância Ensino a distância com carga presencial 20% da carga horária deve ser presencial Eliminação das aulas teóricas Substituição por professores a distância Auto-aprendizado Biblioteca digital Ensino baseado em problemas Tutor individual de aprendizado

6 Suporte On-Line ao Ensino Presencial Todas as disciplinas têm um site de suporte, implementado em uma plataforma Web de fácil uso pelos alunos e professores Todos os professores são treinados em seu uso e obrigados a utilizar Carregamento automático de alunos matriculados Uma parte da base textual é aberta para os mecanismos de busca (EA) Depois de algum tempo, falta pouco para os sites serem usados para EaD

7 Plataformas de Apoio via Web TelEduc Moodle

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10 Os Elementos Essenciais da Educação Instrução Interação Participação Avaliação Certificação Gestão do processo

11 Paradigmas de Educação a Distância via IP Modularidade Ensino em classe Ensino individualizado Sincronicidade Interatividade Vídeo em tempo real Vídeo sob demanda Interação sincrônica Interação assincrônica

12 Exemplos de Paradigmas Ensino telepresencial Ensino em classe, vídeo em tempo real, interatividade sincrônica E-learning Ensino individualizado, vídeo sob demanda, interatividade assincrônica Aula substitutiva Ensino em classe, vídeo sob demanda, interatividade assincrônica

13 Mídias de Transporte IP Rede dedicada Multicasting interativo IP terrestre com QoS e alto SLA IP satelital Rede compartilhada Unicasting interativo Rede homogênea ou heterogênea Necessidade de banda larga Híbrido Distributed Storage CD-ROM/DVD

14 Os Dois Modelos para o Ensino Superior a Distância A classe virtual e-learning A classe real Ensino telepresencial

15 Classe Real/Classe Virtual Laptops individuais ligados em WiFi Recepção de vídeos de apoio Slides Interatividade

16 Classe Real/Classe Virtual Gravação em vídeo e áudio de todas as aulas Captura de eventos ao vivo (palestras e congressos) Gravação em vídeo e áudio de todas as aulas Captura de eventos ao vivo (palestras e congressos) Disponibilização de vídeos digitais pela rede para os alunos

17 Classe Real/Classe Virtual Aulas expositivas Demonstrações Discussão casos Orientação Reuniões Transmissão de uma classe real, reaproveitamento de aulas presenciais

18 A Classe Virtual

19 O que é Um ambiente integrado on-line para aulas expositivas em vídeo Transmissão em tempo real ou sob demanda diretamente para o desktop do aluno Interatividade professor-aluno integrada (mensagens instantâneas e batepapo) Acesso a material didático suplementar, links, slides do professor, etc.

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42 Vantagens da Classe Virtual Compacta, ergonômica e fácil de usar (não necessita de treinamento) Necessita apenas de um navegador padrão e uma conexão à Internet Transmissão de vídeo em apenas 34 Kbps Fácil e rápida geração de conteúdo (aplicativo de autoria separado) Pode ser integrada a um LMS já existente Pode ser integrada a e-commerce (IPCursos) Pode ser usada em intranets

43 Classe Virtual (E-learning) Modelo de transmissão para o desktop do aluno Usa logística de distribuição já existente, maior capilaridade Dispensa sala remota e tutor local Investimento inicial baixo, mas custos altos de desenvolvimento Paradigma com baixa aderência do aluno Menor qualidade de vídeo Tem baixo risco, porém retorno econômico é menor Serve apenas para cursos de curta duração

44 EPCIS Ensino Presencial Conectado Interativo Via Satélite

45 EPCIS Ensino Presencial Conectado Interativo via Satélite CGC Centro Gerador de Conteúdo SAT Hub e Teleporto Sala Salas Remotas

46 EPCIR Ensino Presencial Conectado Interativo via Rede CGC Centro Gerador de Conteúdo IDC Servidor Web Aluno Salas Remotas

47 IRD Satélite Bidirecional > Downlink: satélite > Uplink: satélite Geração de Conteúdo Salas de aula HUB TV VCR Internet IP IRD Modem switch Streaming Vídeo MPEG-4 IRD TV VCR IP IRD Modem switch Streaming Vídeo MPEG-4

48 > Downlink: satélite > Uplink: terrestre Geração de Conteúdo Internet Salas de aula Satélite Unidirecional HUB TV VCR Retorno Terrestre TV VCR Conversor do sinal Conversor do sinal

49 Conexão via satélite Internet TV

50 Cursos por teleconferência Aulas expositivas por vídeo digital em tempo real podendo utilizar slides, retroprojetor, vídeos, lousa eletrônica Alunos podem interagir em tempo real com o professor, através de áudio, vídeo e texto Alunos recebem os materiais suplementares, apostilas, exercícios, trabalhos e provas em forma impressa ou eletrônica Tutor local especialmente treinado trabalha diretamente com os alunos, auxiliando o professor Os alunos realizam trabalhos e exercícios extra-classe no laboratório de computação

51 Estúdio de geração de aulas por TV

52 Computador de videoconferência TV Webcam Monitor de vídeo Microfone PC Mouse

53 Cobertura nacional do satélite

54 As tecnologia de satélite mais avançadas do mercado Satélite bidirecional VSAT com tecnologia TCP-IP Satélite em banda Ku com ampla cobertura nacional Padrão aberto europeu DVB-RCS Streaming MPEG4-H.264 Acesso IP 256 x 128 kbps Antena de pequeno porte e de fácil instalação Baixo custo do equipamento de recepção

55 Software de Videoconferência Permite que o professor fale e veja os alunos em tempo real Uma classe de cada vez Diálogo e perguntas por texto, áudio e vídeo

56 Tutor Local Auxilia o professor nas tarefas de classe, manutenção da ordem, envio de perguntas, etc Opera o equipamento Assina a lista de presença, aplica provas

57 Classe Real (Telepresencial) Necessita logística de distribuição (salas remotas), menor capilaridade, rede dedicada Investimento inicial mais alto Paradigma com a melhor aderência (similar ao presencial) e eficiência muito maior Tem risco mais alto, porém melhor retorno econômico Ótima qualidade de vídeo Tutor local qualificado adiciona valor Internet serve de apoio extra-classe Ideal para cursos de longa duração (graduação e pós- graduação)

58 Necessidade e Vantagens do Satélite Bidirecional Apenas 10% das cidades brasileiras têm acesso em banda larga à Internet 90% dos municípios brasileiros têm menos de habitantes, e 63% têm menos de habitantes O satélite pode ser colocado virtualmente em qualquer lugar do país, dando acesso tanto à programação de vídeo, quanto o acesso à Internet, através da mesma antena Antena de pequeno porte (96 cm a 1,3 m), de fácil instalação Modelo de serviço (equipamento colocado em comodato, taxa mensal inclui conectividade, serviço, suporte e manutenção)

59 EaD via Satélite no Brasil Um Modelo de Sucesso: salas DTCOMCuritiba3500 EDUCONCuritiba1242 UNOPARLondrina325 BroadnetSão Paulo400 DamásioSão Paulo200 EDSAT/FACINTERCuritiba201 Grupo PrimaSão Paulo173 UEAMManaus160 Conexão MédicaSão Paulo130 UNITINSPalmas121 MicrolinsCampinas97 FGV RJRio de Janeiro72 FTCSalvador63 IEFLBarueri45 UNIDERPCampo Grande63 OUTROS-200

60 Aplicações na Universidade Treinamento, atualização e formação de professores Treinamento de funcionários, uso de softwares corporativos, etc. Uso educacional de transmissões de eventos, palestras e seminários Complementação da grade curricular (inserção de disciplinas) Substituição de professores locais Oferta dos 20% da carga horária a distância Cursos em nível nacional (graduação e pós) para uma rede de campi compactos

61 O campus compacto Conjunto com 4 a 8 salas, dependendo do tamanho da comunidade cliente Utiliza a mesma antena de satélite Uma sala de computadores para cada 3 salas multidisciplinares Capacidade (matutino + noturno + sábados) de 450 a 600 alunos Equipe local reduzida (secretaria acadêmica e tutores) Altissima rentabilidade

62 Plano e Execução Desenvolvimento do projeto Projeto educacional Projeto tecnológico Projeto operacional Entrada em operação

63 Preparação Formação de uma Comissão de EaD, com representantes de todas as pro-reitoras e faculdades Enquete com todos os professores Definição das linhas de ataque principais e prioridades (inclusive cursos a serem transmitidos) Regulamentação e certificação junto ao MEC, dos que forem obrigatórios.

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65 Projeto Educacional Implantação da metodologia didática (EPCIS) Adaptação dos cursos existentes para a nova mídia e pedagogia Planejamento didático dos cursos Elaboração dos manuais e vídeos de treinamento Desenvolvimento dos sites de suporte Recrutamento e treinamento dos educadores, tutores e assistentes Testes piloto e aperfeiçoamento da metodologia

66 Projeto Tecnológico Implantação das tecnologias de vídeo, Internet, videoconferência, etc. Homologação das ferramentas Qualificação e contratação da provedora do segmento satelital Aquisição e montagem do CGC Aquisição e instalação dos equipamentos de videoconferência Entrega e instalação dos equipamentos Testes piloto e aperfeiçoamento

67 Projeto Operacional Instalação das antenas e equipamentos nas unidades remotas Treinamento dos operadores Lançamento e inauguração das unidades remotas Implantação do sistema de controle e oferta de grade, venda e faturamento Início das operações

68 Contato Prof.Dr. Renato M.E. Sabbatini Presidente, Instituto Edumed Tel. (19)


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