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Educação a Distância em Saúde Renato M.E. Sabbatini UNICAMP e Instituto Edumed.

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Apresentação em tema: "Educação a Distância em Saúde Renato M.E. Sabbatini UNICAMP e Instituto Edumed."— Transcrição da apresentação:

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2 Educação a Distância em Saúde Renato M.E. Sabbatini UNICAMP e Instituto Edumed

3 Problemas da Educação em Saúde Provocados pela avalanche do progresso científico, que está inviabilizando os modelos clássicos de ensino O acesso tradicional à informação dificulta o ensino e aprendizagem. Informações ficam obsoletas rapidamente Heterogeneidade do ensino, distribuição de recursos

4 O Objetivo Central  Dar condições e ferramentas para o profissional ser um eterno aprendiz (“life long learner”): educação permanente  Ensinar o uso eficiente e bem informado das tecnologias de informação  Usar essas tecnologias maciçamente e efetivamente nos cursos

5 O Problema  Oferecer educação continuada certificada, de qualidade e de baixo custo, para 300 mil médicos brasileiros  Estudo Edumed-CFM (2001) – 89% dos médicos estão nas 160 maiores cidades, 11% estão em cidades, mais de municipios não têm médico  A melhor forma de educação é interativa, por tele- e videoconferência, suplementada pela Web  Alto custo, baixa disponibilidade

6 Educação a Distância  Ocorre quando existe distância física entre alunos e professores  Independência da localização física e tempo  Otimização do aprendizado  Ideal para educação médica continuada e recertificação  Não se aplica a tudo  Midias: correio, TV, Internet e videoconferência

7 Oportunidades em EAD na Saúde  Revalidação obrigatória do diploma através de créditos de EMC (projeto AMB-CFM)  Formação profissional em locais remotos e em grande volume, sem que o formando precise se deslocar para os grandes centros  EAD é equivalente legalmente a curso presencial (MEC)  Cursos de graduação e pós a distância precisam ter mínimo de 20% de carga presencial  Até 20% da carga horária de curso presencial pode ser dada a distância sem autorização

8 Pilares do Novo Ensino: Tecnologias da Informação 1. Todas as disciplinas devem ter apoio de tecnologias educacionais: –home page da disciplina –disponibilização de materiais on-line –funções de comunicação –funções de gerenciamento do aprendizado –substituição da carga horária teórica –grau variável de presencialidade: não existem mais disciplinas puramente presenciais ou puramente à distância

9 Pilares do Novo Ensino: Acesso à Informação 2. Todos os alunos e todos docentes têm acesso 24/7 à informação eletrônica: –CD-ROMs e DVD –áudio, vídeo sob demanda –teleconferência –livros e periódicos eletrônicos –computadores portáteis e palmtops para empréstimo –redes de computadores na escola e hospital

10 Universalidade e Qualidade Através da Virtualidade  Convênios de cooperação docente e clínica com universidade de alta qualidade no Brasil e no exterior  Recepção de aulas e cursos através de videoconferência e Web  Facilitação de contatos para estágios, internato, residência, pesquisas, etc.  Aumento do nível do corpo docente da cidade

11 Benefícios da EAD  Independência geográfica  Independência temporal  Boa relação custo-benefício  Aprendiz dirige o seu aprendizado  Comunicação aumentada  Qualquer um pode se beneficiar  Material mais estimulante  Caminhos inovadores

12 A característica interativa da rede IP Podemos simular praticamente qualquer situação que ocorra num contexto educacional  Aulas magistrais e palestras,  Sessões de tira-dúvidas,  Discussões de casos clínicos,  Exames orais ou escritos,  Trabalho em grupo,  Conversas telefônicas,  Transmissão de vídeo ou de áudio em tempo real, ou sob demanda

13 O Que É Educação Continuada É o conjunto das atividades educacionais que servem para manter, desenvolver ou aumentar o conhecimento, as habilidades e o desempenho e relacionamento profissional que um médico usa para prover serviços para seus pacientes, para o público ou para a profissão. Accreditation Council for Continued Medical Education

14 Formas de Aperfeiçoamento  Reciclagem profissional  Atualização científica  Capacitação técnica  Educação pós-graduada –Cursos em congressos –Cursos de extensão –Cursos de especialização –Mestrado e doutorado

15 Tipos de Educação Continuada a Distância  Categoria AMA 1: –Atualização Científica –Desafio Clínico –Discussão de Caso –Simulação de Caso –Avaliação Formativa  Categoria AMA 2: –Curso Modular pela Web –Curso por Teleconferência –Curso por Videoconferência

16 Curso de Atualização Científica  Seleção semanal de um artigo importante da literatura internacional especializada de alto nível  Resumo em inglês e português, texto completo, comentários do tutor  Avaliação do conhecimento  Permanente

17 Atualização Científica

18 Atualização Científica 7

19 Atualização Científica 5

20 Curso Modular pela Web  Cursos de extensão de curta e média duração, ministrados pela Web ou de forma mista (presencial ou por VC)  Roteiro de auto-estudo, com instrução e avaliação on-line  Discussão interativa por chat, etc.

21 Discussão de Caso  Um caso clínico novo e difícil é apresentado por mês, com toda a documentação, na Web  Os alunos estudam o caso e os artigos de embasamento  Uma sessão de chat ou videoconferência discute o caso entre alunos e tutores

22 Teleconferência pela Internet CardioFórum SOCESP Discussões clínicas on-line mensais sobre tópicos de cardiologia forum.htm

23 Teleconferência pela Internet Caso Clínico On-Line • Descrição do caso • Exames e testes • Laudos/interpretações

24 Artigos On-Line

25 Teleconferência pela Internet Entrada na Sala Virtual CardioFórum Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

26 Teleconferência pela Internet “Chatroom” em Java • quadro • texto • imagens • moderador • participantes

27 Simulação Clínica

28 Realidade Virtual

29 Teleconferência na EAD

30 Tipos de Teleconferência  Audioconferência  Teleconferência audiográfica –Quadro branco com teleconferência de texto –Quadro branco com teleconferência de áudio –Workgrouping (ex.: NetMeeting, Lotus Notes), padrão T120  Videoconferência –Baseada em desktop –Baseada em equipamento dedicado

31 Ensino Clínico por Videoconferência Permite a comunicação e a colaboração visual bidirecional em tempo real entre pessoas, bem como o envio de dados. Sistemas dedicados Sistemas desktop

32 Equipamento Necessário  Sistema dedicado de videoconferência, com câmara, microfones, software, monitor de TV ou projetor multimídia  Conectividade –Linhas ISDN de 128, 256, 512 kbps –Linha IP dedicada (CIR mínimo de 128)  Local físico (sala, auditório, etc.)

33 Sinergia Teleconferência-Web  Cada curso ministrado por tele ou videoconferência tem um site correspondente na plataforma Teleduc, no Instituto Edumed  Através do site, o aluno tem acesso a slides, leituras, links, fórum de discussão e chat para trabalhos extra-classe.

34 Aplicações da Videoconferência  Segunda opinião médica/retaguarda  Atendimento de emergência  Discussão de casos clínicos  Avaliação para referência de pacientes  Congressos virtuais  Educação a distância  Entrevistas e defesas de tese

35 Videoconferência na Educação à Distância • Aulas expositivas • Demonstrações • Casos clínicos • Orientação • Reuniões

36 EAD em Saúde no Brasil  Pioneiros: UNICAMP, UNIFESP, UNB (década dos 90s)  Canal Médico e Conexão Médica (primeiros projetos de TV via satélite)  CREMESP e USP (Teleautópsia), rede do CRM-PR  Instituto Edumed (Web, tele e videoconferência) – 2000  UFPE (Programa Saúde da Família)  Outros

37 Proposta Rede Edumed  Implementação de uma rede de educação à distância de alta qualidade, baseada na Internet e na tecnologia de vídeo (satélite, fibra ótica, video- conferência)  Cada faculdade/hospital receberá pelo menos uma sala completamente equipada de teledidática e telemedicina  Processo colaborativo de geração de conteúdo pelos melhores centros  Aproveitamento pelo setor privado e público não acadêmico (empresas, hospitais, postos, etc.)

38 Internet Faculdade Hospital Rede Nacional de Educação a Distância em Medicina Satélite digital Internet Videoconferência Hospital Meta: 90 faculdades e 500 hospitais Centros produtores Centros consumidores

39 Focos de Ensino/Aprendizado  Reforço e complementação do ensino de graduação, pós-graduação e residência  Cursos de extensão, especialização e pós- graduação (mestrado/doutorado)  Educação continuada (“life-long learner”): voluntária e para recertificação médica  Ensino clínico de beira de leito (resolução de problemas), discussão de casos  Auto-didatismo, formação em serviço

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41 Gestão do Projeto  Associação civil sem fins lucrativos baseada em Campinas  Consórcio Edumed de Faculdades, Hospitais e Associações  Conselho Corporativo com participação das empresas  Atuação no setor social, educação e saúde  Pesquisa em tecnologias de informação em saúde

42 Status Atual  O Consórcio tem 25 universidades, associações médicas e centros de estudo e pesquisa  PUC-PR, UNICAMP, USP, UFSC, UFGO, UFPE, FUAM, ANAMT, SOBOPE, HCOR, UNIMED, etc  Cerca de 30 cursos, 2700 alunos de mais de 120 cidades  Sede em Campinas, com 3 salas de videoconferência, laboratórios e estudios de produção  Apoio de empresas – TES, Embratel, Metron, Next, Banco Real, Pfizer, etc.

43 Grandes Projetos  Biblioteca Digital Multimídia Instituto Embratel 21, Fundação Biblioteca Nacional, MINC  Projeto OncoRede SOBOPE, POLI-USP, UNIFESP, UNICAMP  Rede Cooperativa de Telecardiologia  Projeto MIDAS (Municipio Integrado Digital com Aplicações Sociais)  Universidade Virtual de Saúde da Família

44 Tecnologias Utilizadas  Ensino baseado na Web – Sistema TelEduc  Videoconferência – Multicasting interativo  Teleconferência via Web TV – streaming + chat  Tele e Videoconferência via satélite  CD-ROMs

45 Alguns cursos realizados pela Internet  Capacitação docente em EAD em saúde  Atualização científica em cardiologia  Atualização em medicina do trabalho  Informática para médicos residentes  Pesquisa na internet para médicos  Neuroanatomia descritiva e funcional  Introdução à história da neurociência  Fórum ANAMT-Edumed sobre o PPP

46 Cursos por videoconferência  Gestão em saúde para médicos  Especialização em informática médica  Saúde e segurança do trabalho em hospitais  Bioética para estudantes de medicina  Metodologia de pesquisa  Bioestatística  Telemedicina e prontuário eletrônico  Aperfeiçoamento em saúde da família

47 Contato  Renato M.E. Sabbatini  Instituto Edumed (19) video


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