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Educação em Saúde na Internet Renato M.E. Sabbatini Silvia Helena Cardoso UNICAMP.

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Apresentação em tema: "Educação em Saúde na Internet Renato M.E. Sabbatini Silvia Helena Cardoso UNICAMP."— Transcrição da apresentação:

1 Educação em Saúde na Internet Renato M.E. Sabbatini Silvia Helena Cardoso UNICAMP

2 O Que é a EAD Ocorre quando o professor e o aluno estão separados fisica e temporalmente Utiliza tecnologias específicas adequadas para a ação e a interação à distância Tem indicações determinadas, não se prestando para todos os tipos de cursos e áreas

3 O Que É a EAD (2) Possibilidade de combinação com ensino presencial Comunicação em várias vias: –professor estudante –estudante professor –professor professor –estudante estudante

4 Motivações para a EAD (1) Permitir que estudantes possam aprender em em qualquer área geográfica Oferecer programas que atendam a grande número de estudantes Realizar o treinamento de professores que já estão em trabalho e não podem ficar muito tempo afastados Atualizar conhecimentos e habilidades de forma mais ágil e facilitada Acelerar o desenvolvimento de força de trabalho Aumentar o rendimento dos sistemas educacionais Trazer experiências raras e personalidades estimulantes para dentro da sala de aula

5 Motivações para a EAD (2) A questão principal não é se a EAD deve ser utilizada, mas sim para que e para quem utilizar Todas as instituições educacionais devem desenvolver programas próprios de EAD para continuar no mercado Há a necessidade de desenvolver capacitação própria e adequada para essa modalidade de ensino

6 Formas de Comunicação e Novas Tecnologias Formas de Comunicação e Novas Tecnologias Email Publ.Eletrônicas.ÁudioVídeo Internet Lista de discussão ChatVideoconferência Ruptura dos limites tradicionais da comunicação humana Tempo Distância Facilidade Velocidade ReuniãoConferênciaTradicionalCarta Revistas, livros RádioTV

7 Benefícios da EAD Independência geográfica Independência temporal Independência de plataforma Boa relação custo-benefício Aprendiz dirige o seu aprendizado Comunicação aumentada Qualquer um pode se beneficiar Material mais estimulante Caminhos inovadores

8 A Formação de Consórcios de EAD Consórcios Nacionais www.unirede.br www.uvb.br www.edumed.net

9 Tipos de Educação Continuada Categoria AMA 1: –Atualização Científica –Discussão de Casos Clínicos –Desafio Clínico Categoria AMA 2: –Curso Modular pela Web –Curso por Teleconferência –Curso por Videoconferência –Curso Presencial

10 Universidades Virtuais UNIFESP Virtual: www.virtual.epm.br Universidade Virtual Unimed: www.universidadeunimed.com.br Universidade Virtual Brasileira: www.uvb.br UniRede: www.unirede.br UniVir: www.univir.br Universidade Virtual: www.uv.com.br Universidade Virtual UNB: www.universidadevirtual.br WebSchool: www.webschool.com

11 PECD 2

12 PECD 3 Resumo em português Resumo em inglês

13 PECD 5

14 Curso Modular: Apresentação

15 Curso Modular: Roteiro

16 Curso Modular: Slides

17 Curso Modular: Leitura

18 Curso Modular: Discussão

19 Curso Modular: Avaliação

20 Aplicações da Teleconsulta na Educação em Saúde Discussão de casos clínicos (“grand rounds”) Participação dos estudantes na resolução de casos clinicos via telemedicina Acompanhamento de cirurgias e de necrópsias à distância Instrução remota baseada em imagens em patologia geral e cirúrgica, microbiologia, etc.

21 O Ambiente de Aprendizagem a Distância TelEduc Renato M.E. Sabbatini UNICAMP

22 O Que É o Ambiente de Aprendizagem Um sistema colocado em um servidor ligado à Internet, que permite a administração do processo de autoria, disponibilização de material didático, interação entre alunos e professores e gerenciamento acadêmico Facilidade e rapidez de uso O CEAD-S usa o TelEduc, desenvolvido no NIED/UNICAMP para servidores Linux

23 Ambiente de Aprendizagem Gerenciamento do curso, formadores e dos alunos (matrícula, perfis, etc.) Disponibilização dos meios didáticos de apoio (slides, leituras, softwares, links, etc.) Ferramentas de interatividade (fóruns, bate-papo, e-mail) Relatórios de acompanhamento

24 Ambiente de Aprendizagem (1): Tela de Entrada

25 Ambiente de Aprendizagem (3): Entrada da Senha

26 Ambiente de Aprendizagem (4): Tela inicial do curso Ferramentas e Recursos Recursos Área de Exibição Exibição

27 Ambiente de Aprendizagem (6): Atividades

28 Ambiente de Aprendizagem (7): Atividade

29 Ambiente de Aprendizagem (8): Material de Apoio

30 Ambiente de Aprendizagem (9): Material de Apoio

31 Ambiente de Aprendizagem (10): Fóruns de Discussão

32 Ambiente de Aprendizagem (11): Bate-Papo Área de Comunicação Comunicação Área de Envio de Mensagem Área de Envio de Mensagem

33 Ambiente de Aprendizagem (12): Perfil

34 Ambiente de Aprendizagem (13): Controle de Acessos

35 Ambiente de Aprendizagem (15): Administração do Curso

36 O Projeto de EAD da FCM

37 Centro de Educação a Distância em Saúde: O Que É Criado e operado pelo Núcleo de Informática Biomédica da UNICAMP; Conta com uma infra-estrutura tecnológica voltada ao treinamento e ao suporte aos docentes da Universidade que queiram criar e disponibilizar cursos a distância; Inserido no projeto Unicamp Virtual;

38 Proposta Oferecer uma grade de cursos da FCM na modalidade a distância; Atingir principalmente alunos de locais distantes; Foco principal em educação continuada e pós-graduada lato-sensu, através da Escola de Extensão: –Atualização –Aperfeiçoamento –Especialização

39 Sistemática de Trabalho O docente interessado deve manifestar-se inscrevendo-se através do site do CEAD-S A coordenação do CEAD-S entrará em contato para reunião inicial Decidir tema e tipo de curso que pretende oferecer: extensão, treinamento ou apoio a cursos presenciais Preencher o formulário da Escola de Extensão, se for o caso.

40 Sistemática de Trabalho (2) Assinar protocolo de colaboração entre o CEAD-S e o professor responsável; Examinar o que o professor tem de material instrucional já pronto, decidir o formato do curso e o que precisa ser feito; Determinar a equipe de desenvolvimento: –Própria, com treinamento suficiente –Própria, necessita treinamento do CEAD-S –Não tem equipe própria: repasse do trabalho ao CEAD-S (custos)

41 Curso de Treinamento Prático Tópicos: Como gerar material didático para a Web Como utilizar os recursos de interatividade Como utilizar os recursos de avaliação Como utilizar o ambiente de aprendizagem padronizado do CEAD-S (TelEduc) Como ministrar o curso a distância. Duração: 8 horas. Local: FCM. Turmas: mínimo de 12 Podem participar: docentes, tutores, desenvolvedores

42 Custos e Forma de Oferecimento Detalhar orçamento: –Custos de desenvolvimento e oferecimento (material permanente e de consumo, serviços de terceiros) –Honorários de professores e tutores –Taxas institucionais (cerca de 20%) –Taxa de gerenciamento (CEAD-S): 8% Determinar preço de matrícula e número de vagas, taxa por aluno, faturamento previsto; Incluir bolsas previstas (mínimo 1 em 20); Cursos podem ser fechados para outras empresas ou instituições.

43 Centro de Educação a Distância em Saúde www.nib.unicamp.br/cead-s Tel. 3789-5839 Secretária: 3789-5729 Email: cardoso@nib.unicamp.br Local: NIB/Prédio da EMBRAPA


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