A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IX Congresso Brasileiro de Informática em Saúde 07 a 10 de Novembro 2004.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IX Congresso Brasileiro de Informática em Saúde 07 a 10 de Novembro 2004."— Transcrição da apresentação:

1 IX Congresso Brasileiro de Informática em Saúde 07 a 10 de Novembro 2004

2 CBIS 2004 MedEl: Ambiente de Educação em Saúde Instituto Atlântico GETITS/FM/UFC Objetivo: Desenvolver um Ambiente de Aprendizagem via Web para Medicina e Saúde Período: 10/05/04 a 11/06/04 Prova de Conceito

3 CBIS 2004 MedEl: Ambiente de Educação em Saúde Luiz Roberto de Oliveira Luiz Roberto de Oliveira Ana Cláudya G. Bessa Ana Cláudya G. Bessa Glaucon Henrique M. Maia Glaucon Henrique M. Maia Fabrício D. A. Lemos Fabrício D. A. Lemos Marcelo Yuri S. Oliveira Marcelo Yuri S. Oliveira Autores: Equipe multidisciplinar envolvendo as áreas de medicina, educação e informática

4 MedEl: Ambiente de Educação em Saúde CBIS 2004 Objetivos: Ambiente de aprendizagem virtual (baseado na Web) destinado para qualquer área da saúde Ambiente de aprendizagem virtual (baseado na Web) destinado para qualquer área da saúde Imaginado para utilização em condições otimizadas em termos de hardware e necessidade de suporte Imaginado para utilização em condições otimizadas em termos de hardware e necessidade de suporte

5 Tela de Login MedEl: Ambiente de Educação em Saúde CBIS 2004

6 MedEl: Ambiente de Educação em Saúde CBIS 2004 Características do Ambiente Virtual: Mimetizar condições de trabalho dos diversos profissionais da área, tais como utilização de imagens (estáticas e em movimento) Mimetizar condições de trabalho dos diversos profissionais da área, tais como utilização de imagens (estáticas e em movimento) Espaço para : Espaço para : –Discussão de casos –Oferta de tutoriais Recurso de cadastramento dos cursos, de professores e alunos, e gerenciamento dos trabalhos Recurso de cadastramento dos cursos, de professores e alunos, e gerenciamento dos trabalhos

7 MedEl: Ambiente de Educação em Saúde CBIS 2004 Detalhamento: Incluidos: Incluidos: Cursos Cursos Tutoriais Tutoriais Sessões Sessões Fóruns Fóruns Excluidos: (propositalmente) Excluidos: (propositalmente) Chat Chat Lista de discussão Lista de discussão Motivo: restrição de tempo Motivo: restrição de tempo A experiência não buscava produzir um produto completo, mas comprovar a viabilidade com tecnologia.Net

8 MedEl: Ambiente de Educação em Saúde CBIS 2004 Cursos: Os cursos são subdivididos em módulos Os cursos são subdivididos em módulos Os módulos poderão conter texto didático, imagens, biblioteca e referências a tutoriais Os módulos poderão conter texto didático, imagens, biblioteca e referências a tutoriais Professores e administradores podem criar um curso Professores e administradores podem criar um curso Esse material estará disponível para os alunos de um determinado curso Esse material estará disponível para os alunos de um determinado curso

9 MedEl: Ambiente de Educação em Saúde CBIS 2004 Tela de Cadastramento de Cursos

10 Tela de Visualização dos Cursos MedEl: Ambiente de Educação em Saúde CBIS 2004

11 Tela de Visualização de Módulos de Cursos MedEl: Ambiente de Educação em Saúde CBIS 2004

12 MedEl: Ambiente de Educação em Saúde CBIS 2004 Tela de Gerência de Cursos

13 MedEl: Ambiente de Educação em Saúde CBIS 2004 Tutoriais: A orientação é estruturada em passos estáticos que podem estar associados a imagens A orientação é estruturada em passos estáticos que podem estar associados a imagens Varias tarefas podem ser estruturadas nesse formato: Varias tarefas podem ser estruturadas nesse formato: –Abordagem do nódulo de tireóide –Diretrizes –Esquemas de vacinação –Treinamento diversos

14 Tela de Inclusão de Passos nos Tutoriais MedEl: Ambiente de Educação em Saúde CBIS 2004

15 MedEl: Ambiente de Educação em Saúde CBIS 2004 Sessões: São fóruns com temas definidos para discussões específicas São fóruns com temas definidos para discussões específicas –Sessão Clínica (discussão de casos) –Planejamento cirúrgico (sessão clínica cirúrgica) –Acompanhamento cirúrgico –Científicas (novas drogas ou esquemas terapêuticos) –Clube de revista

16 Tela Visualização de Sessões MedEl: Ambiente de Educação em Saúde CBIS 2004

17 Fóruns: São espaços para conferências de temas diversos e podem promover a observação do rendimento dos alunos São espaços para conferências de temas diversos e podem promover a observação do rendimento dos alunos Constituem outro mecanismo de comunicação entre os participantes dos cursos (independentemente da intervenção do professor) Constituem outro mecanismo de comunicação entre os participantes dos cursos (independentemente da intervenção do professor) MedEl: Ambiente de Educação em Saúde CBIS 2004

18 MedEl: Ambiente de Educação em Saúde CBIS 2004 Conclusões: O ambiente desenvolvido não faz grandes exigências de suporte técnico, nem requer um laboratório de informática para uso do ambiente pelos alunos e professores O ambiente desenvolvido não faz grandes exigências de suporte técnico, nem requer um laboratório de informática para uso do ambiente pelos alunos e professores A única necessidade indispensável é um computador de configuração mediana destinado à função de servidor de aplicação A única necessidade indispensável é um computador de configuração mediana destinado à função de servidor de aplicação Os usuários (clientes) poderão acessar o ambiente em qualquer lugar que permita acesso a internet Os usuários (clientes) poderão acessar o ambiente em qualquer lugar que permita acesso a internet

19 MedEl: Ambiente de Educação em Saúde CBIS 2004 Conclusões: Devido à simplicidade do ambiente, não há necessidade de contratar recursos humanos especializados em informática para operar o ambiente Devido à simplicidade do ambiente, não há necessidade de contratar recursos humanos especializados em informática para operar o ambiente Há necessidade de treinar os professores e alunos para que possam, uma vez familiarizados, realizar sua atividades como mestres e aprendizes Há necessidade de treinar os professores e alunos para que possam, uma vez familiarizados, realizar sua atividades como mestres e aprendizes Os usuários (clientes) necessitam um mínimo de conhecimento de microinformática e disponibilidade de acesso a internet Os usuários (clientes) necessitam um mínimo de conhecimento de microinformática e disponibilidade de acesso a internet

20 Conclusões : Torna-se necessário conscientizar as instituições acerca da importância da EaD on line (baseada na Web) Torna-se necessário conscientizar as instituições acerca da importância da EaD on line (baseada na Web) É importante combater a exclusão digital na área da saúde – daí a importância de ferramentas simples É importante combater a exclusão digital na área da saúde – daí a importância de ferramentas simples O MedEl traz mecanismos para que essa interação possa ocorrer: O MedEl traz mecanismos para que essa interação possa ocorrer: –ambiente simples e de fácil assimilação –cumpre as funções de um ambiente virtual: vencer as barreiras do tempo e da distância geográfica – flexível para atender a diferentes necessidades MedEl: Ambiente de Educação em Saúde CBIS 2004


Carregar ppt "IX Congresso Brasileiro de Informática em Saúde 07 a 10 de Novembro 2004."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google