A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mariano Pimentel, Seminários CEAD-UNIRIO 1/XXX 10 Outubro 2006 Um exemplo de disciplina para Educação a Distância Mariano Pimentel

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mariano Pimentel, Seminários CEAD-UNIRIO 1/XXX 10 Outubro 2006 Um exemplo de disciplina para Educação a Distância Mariano Pimentel"— Transcrição da apresentação:

1 Mariano Pimentel, Seminários CEAD-UNIRIO 1/XXX 10 Outubro 2006 Um exemplo de disciplina para Educação a Distância Mariano Pimentel

2 Mariano Pimentel, Seminários CEAD-UNIRIO 2/XXX 10 Outubro 2006 Um exemplo de disciplina para Educação a Distância Online Mariano Pimentel

3 Um exemplo de disciplina para Educação Online Mariano Pimentel, Seminários CEAD-UNIRIO 3/13 10 Outubro 2006 Apresentação Desafios de disciplinas online –Educação Online: Tradicional x Atual –Ensino Instrucional x Aprendizagem Colaborativa Disciplina TIAE (Tecnologias de Informação Aplicadas a Educação) –Seminários –Debates Diretrizes para Educação Online

4 Um exemplo de disciplina para Educação Online Mariano Pimentel, Seminários CEAD-UNIRIO 4/13 10 Outubro 2006 Educação Online: Tradicional x Atual Ensino Tradicional Para a maioria dos professores, o BOM ALUNO É... uma criança dócil, paciente, que sabe calar-se e escutar o que o professor fala (Cuidado Escola, Harper et al., 1980: 47-48; Ilustração: Claudio Ceccon)

5 Um exemplo de disciplina para Educação Online Mariano Pimentel, Seminários CEAD-UNIRIO 5/13 10 Outubro 2006 Educação Online: Tradicional x Atual Aprendizagem Colaborativa Fórum de Discussão Bate-papo Foi conclusivo que os cursos que mais incentivam algum tipo de interação entre professores e alunos - por meio de chats, fóruns, videoconferência, teleconferência, ou mesmo encontros pessoais - apresentam um nível menor de evasão. Quanto mais o aluno se sente solto e sozinho, mais fácil ele abandona o curso. A maior parte dos alunos tem a necessidade de ter algum contato com o professor, sentir que faz parte de um grupo e de um ambiente educacional. (SENAC, 2006)

6 Um exemplo de disciplina para Educação Online Mariano Pimentel, Seminários CEAD-UNIRIO 6/13 10 Outubro 2006 Ensino Instrucional x Aprendizagem Colaborativa Ensino InstrucionalAprendizagem Colaborativa Estudo isoladoEstudo em grupo Professor – autoridadeProfessor – orientador Aprendizagem reativa, passivaAprendizagem ativa, investigativa Memorização de informações Discussão e Construção de conhecimento Avaliação: pontual, somativa e realizada pelo professor Avaliação: continuada, formativa e realizada colaborativamente Sala de aulaAmbientes online AulaNet, TelEduc, Moodle

7 Um exemplo de disciplina para Educação Online Mariano Pimentel, Seminários CEAD-UNIRIO 7/13 10 Outubro 2006 Disciplina TIAE TIAE: Tecnologia de Informação Aplicada à Educação: Online desde pelo AulaNet (16 edições), DI / PUC-Rio , 1ª edição no Depto. de Informática Aplicada / UNIRIO –Problemas enfrentados: Infraestrutura (não havia um servidor AulaNet) Preconceitos dos alunos, que matricularam-se porque: não teriam nem que vir à UNIRIO contudo, por ser a distância, é preciso freqüentar ainda mais o curso estavam trabalhando contudo, o TIAE exige muita dedicação era uma disciplina optativa que serviria para concluir os créditos contudo, requer uma mudança de atitude (de assimilação para produção)

8 Um exemplo de disciplina para Educação Online Mariano Pimentel, Seminários CEAD-UNIRIO 8/13 10 Outubro 2006 Disciplina TIAE online 1ª metade do curso: estudo e discussão dos tópicos 2ª metade do curso: produção em grupos de novos conteúdos Desenvolvimento do Protótipo (Tarefas) Avaliação Colaborativa (Fórum) Desenvolvimento da versão Final (Tarefas) Avaliação Colaborativa (Correio eletrônico)

9 Um exemplo de disciplina para Educação Online Mariano Pimentel, Seminários CEAD-UNIRIO 9/13 10 Outubro 2006 TIAE: Seminários (fórum) Realizado através de fórum 50 horas de duração Um aprendiz selecionado (não o professor) desempenha o papel de seminarista: –envia um seminário sobre o tópico em estudo –propõe 3 questões para a turma discutir Os aprendizes discutem as questões entre si O mediador (o professor) avalia as contribuições

10 Um exemplo de disciplina para Educação Online Mariano Pimentel, Seminários CEAD-UNIRIO 10/13 10 Outubro 2006 TIAE: Seminários (fórum) Lições aprendidas: –EAD com qualidade não é para turmas muito grandes (prefira turmas de 20 aprendizes) –Avalie as contribuições (com notas, comentários e critérios de avaliação) exige muito tempo dos mediadores aprendizes ficam com a impressão de que a avaliação é muito rigorosa –Pondere a qualidade pela quantidade –Avaliação Colaborativa (requer suporte computacional) Participação ativa e com qualidade

11 Um exemplo de disciplina para Educação Online Mariano Pimentel, Seminários CEAD-UNIRIO 11/13 10 Outubro 2006 TIAE: Debates (bate-papo) Realizado através de bate-papo 1 hora de duração Um aprendiz selecionado (não o professor) desempenha o papel de moderador: –Apresenta uma questão –Pede um resumo da posição –Pede a votação sobre as contribuição enviadas –Coordena a discussão sobre a contribuição eleita –Finaliza a discussão da questao O mediador (o professor) avalia as contribuições

12 Um exemplo de disciplina para Educação Online Mariano Pimentel, Seminários CEAD-UNIRIO 12/13 10 Outubro 2006 TIAE: Debates (bate-papo) O uso contínuo do bate-papo e integrado às atividades educacionais constitui-se numa forma de manter os alunos motivados e engajados para garantir o sucesso e continuidade de um curso a distância. –proporciona um espaço para as emoções; –possibilita perceber melhor o outro e sentir-se como parte do grupo; –diminui a sensação de impessoalidade e isolamento; –favorece a realização de uma educação com abordagem construtivista. –desperta a motivação para engajamento e continuidade no curso;

13 Um exemplo de disciplina para Educação Online Mariano Pimentel, Seminários CEAD-UNIRIO 13/13 10 Outubro 2006 Diretrizes para Educação Online Invista em aprendizagem colaborativa evite o ensino instrucional tradicional Invista em dinâmicas de interação (fórum, batepapo etc) evite produção de conteúdos (professor não é autor, mas pode elaborar resumos, roteiros, e orientar os alunos para que eles desenvolvam novos conteúdos para o curso) Invista em turmas reduzidas (20 alunos) objetivando uma Educação de Qualidade evite a educação em massa (turmas de 60, 100, +1000!); Invista em mediadores e nos ambientes computacionais


Carregar ppt "Mariano Pimentel, Seminários CEAD-UNIRIO 1/XXX 10 Outubro 2006 Um exemplo de disciplina para Educação a Distância Mariano Pimentel"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google