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Plano de Aula Recordar é Viver 

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Apresentação em tema: "Plano de Aula Recordar é Viver "— Transcrição da apresentação:

1 Plano de Aula Recordar é Viver 
Etapas na construção de um projeto de Pesquisa Definição de área Definição de Problema Exemplos

2 Recordar é Viver Pesquisa Exploratória
Geração de Hipóteses Científicas Coleta de Dados Análise Conclusões

3 O Processo de Pesquisa... (1) Projeto (2) A coleta de Dados
O que vamos fazer? Qual o problema a Atacar? Que hipóteses temos? Que variáveis estamos considerando? (2) A coleta de Dados Como fazer? Que tipos de Dados precisamos?

4 O Processo de Pesquisa (2)
Análise dos Dados Classificação e Organização das Informações Estabelecimento de Relações entre os Dados Tratamento estatístico dos Dados A Elaboração da Escrita Visto com Flávia!

5 Planejando a Pesquisa Primeira Fase do Processo, compreende várias etapas Seleção do Tema Formulação do Problema Levantamento das Hipóteses Pesquisa Bibliográfica Inicial Indicação da Metodologia Orçamento (se for o caso) Plano (organização) e Cronograma de Pesquisa

6 A Seleção do Tema Três formas básicas Escolha baseada
Escolha pela instituição Baseada no background do pesquisador Indicada pelo Professor Escolha baseada Na área de especialização do Pesquisador Lacuna na Formação Relevância para a área Revisão de aspectos Teóricos ou Práticos Aplicabilidade Bom Senso!!!

7 O Tema da Pesquisa Deve refletir o ambiente e a motivação do pesquisador. Alguns exemplos: O analfabetismo nos morros de Recife As influências da informática no aprendizado A gestão ambiental na Indústria nacional.

8 O Título Deve relfetir a pesquisa.
Deve ser claro, preciso, e informativo. Deve ser elaborado por último Alguns exemplos: A influência do Capital na Cidadania O gato e o rato

9 Problema de Pesquisa Pode ser formulado como uma pergunta (normalmente expressando relações entre variáveis). Como a criança aprende? As crianças de rua têm dificuldades de aprendizado decorrentes de suas condições de vida?

10 O Problema de Pesquisa Sua formulação deve ser clara, precisa e operacional. Como funciona a mente dos delinqüentes juvenis? O problema deve ser viável! Como pensam os pais dos delinqüentes juvenis do Ibura?

11 Formulação do Problema: exemplo
Tema: o transporte clandestino em SP: estratégia de sobrevivência do desempregado Formulação do Problema: o aumento do número de transportes coletivos clandestinos é uma estratégia de sobrevivência entre os desempregados?

12 Formulação do Problema – exemplo 2
Tema: a utilização da informática no aprendizado de Probabilidade; Formulação do Problema: em que medida a utilização de um sistema inteligente com Redes Bayesianas para modelar o usuário pode auxiliar no aprendizado de probabilidade nos cursos de CC?

13 Formulando o Problema Em resumo...
problema: questão não resolvida, cuja resposta tem alguma relevância. deve ser formulado sob a forma de pergunta, o que guia a investigação Deve ter uma solução viável Seus termos devem ser claros Podem me dar alguns exemplos?

14 A Formulação do Problema – outras possibilidades
A apresentação de um problema de pesquisa pode incluir: Introdução: onde é apresentado o tema Situação problema: caracterização do problema, delimitando o estudo A pergunta propriamente dita

15 Justificativa relevância do tema proposto
motivação: pessoal, profissional, social e teórica para a escolha do tema apontar contribuições de ordem prática ou ao estado da arte na área. oportunidades viabilidade

16 Exemplo de Justificativa
Com este estudo teremos a oportunidade de penetrar em um ambiente industrial pouco explorado, o imunobiotecnológico, no que se refere a pesquisas sobre relações educação trabalho... O resultado deste trabalho, poderá ultrapassar os limites acadêmicos, tornando-se uma efetiva contribuição para a elaboração de políticas que regulem o processo Educação-Trabalho nestes ambientes industriais.

17 Objetivos resultados a alcançar
objetivo geral/final dá resposta ao problema os objetivos específicos operacionalizam o modo como se pretende atingir um objetivo geral os objetivos devem ser redigidos com o verbo no infinitivo

18 Objetivo Geral Aquilo que se quer alcançar ao término da pesquisa
Analisar as influências do computador na aprendizagem escolar Descrever a atual situação dos acidentes de trabalho no Brasil

19 Objetivos Específicos
São as etapas que devem ser cumpridas para se chegar ao objetivo geral. Descrever o perfil dos alunos que utilizam computadores Levantar dados sobre os acidentes de trabalho no Brasil

20 Descrevendo objetivos
Nível de Conhecimento: retenção da informação apropriada Definir, identificar, nomear, listar, apontar, expor, descrever, exemplificar, enumerar, distinguir, reproduzir, especificar, explicar, detalhar, determinar, mostrar, citar Nível de compreensão: envolve a translação, a interpretação e a extrapolação Distinguir, explicar, predizer, discutir, ilustrar, narrar, converter, relacionar, expor, deduzir, interpretar, debater

21 Descrevendo objetivos
Nível de Aplicação: envolve a utilização dos conteúdos apreendidos nos níveis anteriores. Aplicar, resolver, construir, converter, calcular, praticar, operar, manipular, provar Nível de Análise: Analisar, distinguir, identificar, ilustrar, diferenciar, categorizar, experimentar, comparar, criticar, examinar, inferir, determinar, selecionar

22 Descrevendo objetivos
Nível de Síntese: combinar as partes para formar um todo. Projeção e criação de um produto original Escrever, propor, explicar, combinar, criar, compilar, organizar, formular, produzir, modificar, gerar, conceber, projetar Nível de Avaliação: capacidade de julgar o valor de um conteúdo. Julgar, apreciar, comparar, concluir, interpretar, avaliar, taxar, validar, escolher, medir, justificar, criticar, fundamentar, estimar, demonstrar

23 Hipótese Pressuposto, tentativa de explicar o que não se conhece. Resposta possível para a pergunta do problema Elaborada a partir de várias fontes: Observação da realidade Resultado de outros estudos Derivada de outras teorias Derivada da Intuição do Pesquisador

24 Critérios na formulação de Hipóteses
Linguagem clara e Simples; Idosos dependentes de suas esposas tendem a justificar as atitudes destas como naturais Ser específica As mulheres que cuidam de seus maridos, em sua maioria, possuem baixo status econômico Evitar expressões valorativas Bom, mau, ruim Ser coerente com uma teoria que a sustente

25 Cenas dos Próximos Capítulos
Hoje discutimos Partes de um projeto de pesquisa Como definir área, problema, e hipóteses Na próxima aula discutiremos Fundamentação Teórica Formas de Coletar Dados


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