A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e."— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e às aprendizagens dos estudantes.

2 Partindo da definição de objetivos amplos e mais específicos, cada professor planeja trajetórias para que seus estudantes possam construir aprendizagens significativas.

3 O Ensino de Ciências O que é ensinar ciência? 3

4 Definindo Ciência Conjunto de conhecimento do mundo natural adquirido pela humanidade ao longo do tempo. (conhecimento, leis, teorias). Forma de pensar em caminho de um melhor entendimento do mundo. (processo de obtenção, meios técnicos e intelectuais).

5 A organização curricular deve superar fronteiras, sempre artificiais, de conhecimentos específicos, e integrar conteúdos diversos em unidades coerentes que apoiem também uma aprendizagem mais integrada pelos alunos.

6 Uma das condições necessárias para a organização e o desenvolvimento de um currículo articulado, integrado, coerente, é a escolha coletiva, pela equipe escolar, de concepções de aprendizagem, de ensino e de avaliação, sobre as quais serão feitas algumas reflexões.

7 Critérios para seleção de expectativas de aprendizagem de ciências Muito embora o conceito de currículo seja mais amplo do que a simples discussão em torno de conteúdos escolares, um dos grandes desafios para os educadores consiste exatamente em selecioná-los.

8 Assim, é importante considerar critérios de seleção, uma vez que a quantidade de conhecimentos que se pode trabalhar com os estudantes é imensa. A definição de expectativas de aprendizagem baseia- se em critérios assim definidos:

9 Relevância social e cultural; Relevância para a formação intelectual do aluno e potencialidade para construção de habilidades comuns; Potencialidade de estabelecimento de conexões interdisciplinares e contextualizações; Acessibilidade e adequação aos interesses da faixa etária;

10 Aprendizagem, ensino e avaliação Nas últimas décadas, criou-se um relativo consenso de que a educação básica deve visar fundamentalmente à preparação para o exercício da cidadania;

11 Cabendo à escola formar o aprendiz em conhecimentos, habilidades, valores, atitudes, formas de pensar e atuar na sociedade por meio de uma aprendizagem que seja significativa.

12 Partindo do princípio de que, para uma aprendizagem tornar-se significativa, teríamos de olhar para ela como compreensão de significados que se relacionam a experiências anteriores e vivências pessoais dos estudantes, permitindo a formulação de problemas que os incentivem a aprender mais.

13 Evidentemente isso não significa que tudo o que é trabalhado na escola precisa estar sempre ligado à sua realidade imediata, o que poderia significar uma abordagem dos conteúdos de forma bastante simplista;

14 Os conteúdos que a escola explora devem servir para que o estudante desenvolva novas formas de compreender e interpretar a realidade, questionar, discordar, propor soluções, ser um leitor crítico do mundo que o rodeia.

15 ATIVIDADES Comente a frase: Se o educador é aquele que sabe, se os alunos são os que não sabem nada,cabe ao primeiro dar, entregar,transmitir, transferir o seu saber aos segundos.E este saber não é mais aquele da experiência vivida, mas sim o da experiência narrada ou transmitida. Descreva a importância de trabalhar a relevância social e cultural de nossas crianças a partir dos conhecimentos adquiridos em sua vivência e apresente sua conclusão.


Carregar ppt "Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google