A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cigré/Brasil CE B5 – Proteção e Automação Seminário Interno de Preparação para o Colóquio de Madri 2007 Rio de Janeiro, outubro/07.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cigré/Brasil CE B5 – Proteção e Automação Seminário Interno de Preparação para o Colóquio de Madri 2007 Rio de Janeiro, outubro/07."— Transcrição da apresentação:

1 Cigré/Brasil CE B5 – Proteção e Automação Seminário Interno de Preparação para o Colóquio de Madri 2007 Rio de Janeiro, outubro/07

2 Dados do Artigo Número:104 Título:Trends in 400kV Busbar Protection at RTE Autoria:Jean-Luc Chanelière País:França

3 Objetivo Mostrar a nova filosofia de proteção de barra de 400kV da EDF.

4 Destaques O artigo mostra que desde os anos 80 o esquema de proteção de barra de 400kV consistia em uma proteção diferencial de barra e uma proteção de backup com relés de distância (tecnologia eletromecânica e estática), e as mais recentes numéricas. Os recentes estudos de estabilidade para as unidades nucleares classificaram as subestações de 400kV em três níveis, baseados em riscos fatais devido a falhas ou demora na atuação da proteção de barra.

5 Destaques Consequentente a EDF adotou os seguintes critérios: Para as SE’S de nível 3 foram duplicadas as proteções diferenciais de barra com tecnologia numérica com auto- check. Para as SE’s de nível 2 houve troca gradual por sistemas numéricos de proteção diferencial de barra com auto-check. Para as SE’s de nível 1 foi mantido o esquema já existente,independente do tipo de tecnologia.

6 Dúvidas Existe alguma lógica de verificação da topologia?

7 Conclusões O nível de segurança de um esquema de proteção é fundamental pois a falha ou demora na operação da proteção de barra pode ter consequencias severas para o sistema de transmissão.

8 Respostas às questões do REP Número da questão:1 Questão: What are the main utility considerations when deciding on appropriate busbar protection scheme(s) for a particular application? Resposta: A definição do esquema de proteção da barra será função do resultado dos estudos de estabilidade que indicará o grau de risco para o sistema de transmissão.

9 Respostas às questões do REP Número da questão:2 Questão: What are the practices regarding duplication of the busbar protection scheme? How the tripping from these two schemes is then arranged (e.g. two out of two principle used)? What are the practices regarding dedicated backup scheme for busbar protection (e.g. busbar splitting scheme)?

10 Respostas às questões do REP Resposta: A duplicação do esquema de proteção de barra é adotada nos casos em que a demora na eliminação do defeito coloca em risco extremamente elevado a estabilidade do sistema de transmissão. Dois circuitos de disparos independentes. A proteção de backup, que é formada por relés de distância,deve isolar a seção de barra atuando nos disjuntores correspondentes.

11

12 Respostas às questões do REP Número da questão:3 Questão: What is the presently used technology for busbar protection relays by utilities? What is the trend in applying numerical busbar protection versus busbar protections using conventional technology? Resposta: Tecnologia numérica. A tendência é a substituição gradual pela numérica.

13 Respostas às questões do REP Número da questão:4 Questão: With increased power transfer and big demands on power quality do utility consider applying busbar protection for sub-transmission and distribution stations in order to reduce the total fault clearing time? When is such protection necessary? Resposta: Sim. Quando for solução para os problemas de Qualidade da Energia Elétrica associados as variações momentâneas de tensão e seus impactos econômicos sobre os consumidores.


Carregar ppt "Cigré/Brasil CE B5 – Proteção e Automação Seminário Interno de Preparação para o Colóquio de Madri 2007 Rio de Janeiro, outubro/07."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google