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NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

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Apresentação em tema: "NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO"— Transcrição da apresentação:

1 NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

2 Distribuição espacial de municípios com, pelo menos, um caso de aids
Distribuição espacial de municípios com, pelo menos, um caso de aids. Brasil,

3 Vulnerabilidade da população jovem às DST/HIV/Aids
A idade da infecção pelo HIV está se tornando cada vez mais precoce, demandando do Estado ações de promoção e prevenção que contemplem as especificidades desta população. Crescimento em mulheres na população jovem Razão de sexo entre casos de Aids (ano 2003) – até 12 anos: 1,0 homem para cada mulher – 13 a 18 anos: 1,5 mulheres para cada homem Razão para todas as faixas etárias (ano 2003): 1,56 homens para cada mulher Fonte: MS/SVS/PN DST e Aids – Dezembro 2004.

4 Vulnerabilidade da população jovem às DST/HIV/Aids
Taxa de fecundidade - de 1980 a 2000, aumentou em 15% o índice de gravidez na adolescência na faixa etária de 15 a 19 anos. HIV/Aids – casos de aids entre menores de 24 anos = 15.2 % dos casos notificados de Aids no Brasil, no período de 1980 a 2004.(PN DST/AIDS 2004). Trabalho - quase 4 milhões de jovens entre 15 e 24 anos estão desempregados, o que corresponde a 49% do total de desempregados do Brasil (Perfil da população Brasileira, IBGE,2001)

5 UM POUCO DA HISTÓRIA Período Projeto Parceria 1994
Pesquisa sobre DST/Aids no âmbito escolar SEE-RJ e CN DST/Aids 1995/98 Ser Vivo - prevenção ao abuso de drogas e às DST/Aids em escolas públicas da região metropolitana do RJ. CN DST/AIDS-MS, SEE/RJ, DSTAIDS-SES/RJ, SMS/RJ, SME/RJ e FESP-RJ Aprendendo Prevenção - Formação de profissionais de educação e de saúde para o desenvolvimento de ações educativas de prevenção às DST/Aids e ao abuso de drogas. SEE/RJ, SES/RJ e Secretarias Municipais de Saúde e de Educação 2002 Sexualidade, Prazer em Conhecer – Formação continuada de professores, tendo por base programas veiculados pelo Canal Futura. SEE/RJ e Fundação Roberto Marinho/ Schering do Brasil 2003 Para Consolidar a Prevenção - Consolidar ações educativas de prevenção às DST / Aids na Rede Pública de Ensino. SEE/RJ, SES/RJ-DST Aids, CN DST/AIDS - MS, UNESCO,BRASCO/FIOCRUZ 2004 Saúde e Prevenção nas Escolas Proposta do PN DST/AIDS - MS, MEC e UNESCO

6 Projeto “Saúde e Prevenção nas Escolas” veio para
UM POUCO DA HISTÓRIA Projeto “Saúde e Prevenção nas Escolas” veio para Fomentar a articulação e a integração intersetorial e interinstitucional no desenvolvimento de ações educativas de prevenção e de promoção em saúde; Dar visibilidade às experiências já em andamento no Estado; Ampliar as ações no âmbito escolar.

7 Objetivos Específicos
IMPLANTAÇÃO DO PSPE NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Objetivos Específicos Sensibilizar e qualificar recursos humanos das áreas de saúde e de educação para o trabalho de Educação Preventiva nas Escolas Públicas do Estado do Rio de Janeiro; Integrar e dar visibilidade aos projetos de Educação Preventiva já existentes e fomentar novos; Implantar, como estratégia de ação intersetorial e interinstitucional, 09 Pólos Regionais de Referência para o trabalho de Educação Preventiva; Estimular a incorporação das ações de Educação Preventiva para DST/ HIV/Aids nos projetos político-pedagógicos das escolas.

8 GRUPO GESTOR ESTADUAL Grupo Gestor Estadual UNESCO-RJ
Secretaria de Estado de Educação Subsecretaria de Planejamento da Educação - Superintendência de Estudo, Pesquisa e Avaliação - Coordenação de Prevenção e de Promoção em Saúde Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil Centro de Vigilância Epidemiológica – Assessoria de DST/Aids e a ASAJ - Área de Saúde do Adolescente e do Jovem Grupo Gestor Estadual UNESCO-RJ

9 IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO
QUAL É A ESTRATÉGIA? Divulgação e Mobilização; Articulação e formação de parcerias intersetoriais e interinstitucionais; Designação dos municípios-sede dos 9 Pólos Regionais de Referência para o PSPE; Seleção e instrumentalização técnica dos integrantes dos 09 Pólos de Referência; Acompanhamento e avaliação em processo, pelo Grupo Gestor Estadual, da implantação e implementação das ações nos Pólos. META: Até dezembro de 2007, expandir o atendimento para os 92 Municípios no estado de Rio de Janeiro

10 A Estrutura IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO Nível Estadual -RJ
Grupo Gestor Nível Estadual -RJ GT Ampliado - FFB, CEDUS, CEDAPS e UNDIME/RJ. (SESDEC/SEEDUC/UNESCO-RJ) Nível Regional 09 Pólos de Referência (CR de Educ – SEE/RJ, SMS, SME, Jovens Estudantes e OSC) Equipes de articuladores locais Nível Local (GGM- Grupo Gestor Municipal ) Unidades Escolares (municipal e estadual) Público Alvo

11 Por que? Finalidade IMPLANTAÇÃO POR PÓLOS
Para garantir uma gestão descentralizada do Projeto promovendo a integração e a articulação de parcerias com as demais instâncias da saúde, da educação e afins, na sua região. Finalidade Fomentar, integrar e dar visibilidade as ações de prevenção desenvolvidas pelas escolas na região.

12 Critérios de seleção para os municípios sede dos Pólos
IMPLANTAÇÃO POR PÓLOS Critérios de seleção para os municípios sede dos Pólos Perfil epidemiológico; Municípios com Programas de DST Aids / incentivo do PAM; Municípios com ASAJ desenvolvendo ações de saúde sexual e saúde reprodutiva; Municípios que sediam Coordenadorias Regionais de Ensino – SEEDUC/RJ.

13 Pólo 4: Nova Friburgo (CRs Serranas I, II, III e IV)
IMPLANTAÇÃO POR PÓLOS Através dos 09 Pólos Regionais de Referência Intersetoriais, envolvendo as 29 Coordenadorias Regionais. Pólo 1: Itaperuna (Cr Noroeste Fluminense I, II e III) Pólo 5: Vassouras (CRs. Centro Sul I e II e Médio Paraíba I) Pólo 2: Campos dos Goytacazes (CR Norte Fluminense I, II e III) Pólo 6: Angra dos Reis (CRs. Baía da Ilha Grande e Médio Paraíba II e III) Pólo 4: Nova Friburgo (CRs Serranas I, II, III e IV) Pólo 3: Araruama (CRs Baixadas Litorâneas I e II) Pólo 9: Niterói (CRs Metropolitanas II, VIII e IX) Pólo 8: Nova Iguaçu (CRs Metropolitanas I, V, VI, VII e XI) Pólo 7: Tijuca, Rio de Janeiro (CRs Metropolitanas III, IV e X)

14 Papel dos Pólos Regionais de Referência
IMPLANTAÇÃO POR PÓLOS Papel dos Pólos Regionais de Referência Elaborar, articular e garantir a implementação das ações estratégicas do Projeto nas regiões, viabilizando sua institucionalização e a sua continuidade.

15 Atribuições dos Pólos Regionais de Referência:
IMPLANTAÇÃO POR PÓLOS Atribuições dos Pólos Regionais de Referência: Identificar e articular parcerias; Elaborar o Plano de Ação; Divulgar localmente o programa e mobilizar as escolas; Mapear as atividades de prevenção já existentes; Sensibilizar e mobilizar profissionais de saúde e de educação das unidades locais; Promover capacitações de multiplicadores do PSPE; Integração das escolas ao PSPE;

16 Atribuições dos Pólos Regionais de Referência:
IMPLANTAÇÃO POR PÓLOS Atribuições dos Pólos Regionais de Referência: Adequação dos projetos das unidades escolares; Acompanhar as ações das escolas através dos articuladores locais; Subsidiar o GG Estadual quanto às ações desenvolvidas; Identificar e selecionar materiais educativos existentes; Viabilizar a distribuição de materiais e disponibilização de preservativos nas unidades escolares.

17 Atividades realizadas pelo GRUPO GESTOR ESTADUAL
Comunicação constante com o Grupo Gestor Federal - GGF do PSPE; Encontros de articulação e integração intersetoriais e interinstitucionais preparatórios para a formação dos Pólos; 1º Treinamento para os integrantes dos 09 Pólos Regionais de Referência (profissionais das áreas de saúde e de educação + jovens representantes) – agosto de 2005; Acompanhamento da implantação dos 9 Pólos (visitas realizadas aos 9 Pólos em 2006).

18 Distribuição de material educativo de apoio para os Pólos;
Elaboração do Manual de Orientação do PSPE no Rio de Janeiro; “Resolução Conjunta” SES e SEE - em trâmite; Atendimento e orientação aos atores envolvidos no processo, sempre que solicitado; Representação no Projeto “Estamos Juntos”;

19 Integração com Projetos aprovados pela SECAD – MEC, para execução junto à Rede Pública de Ensino, em áreas específicas. Encaminhamento dos Jovens Estudantes, indicados pelos Pólos, para o Treinamento com o Grupo Gestor Federal. Realização do “1º ENCONTRO ESTADUAL DO PSPE/RJ”.

20 Características presentes na maioria das visitas aos Pólos:
Maior presença da área da Educação nos Pólos e poucos participantes da área da saúde, bem como de ONG’s e de Universidades; Os adolescentes/jovens não estão efetivamente representados; Temáticas constantes nas discussões: drogas e sexualidade (mais especificamente homossexualidade) e aspectos relativos às demandas específicas de cada área (saúde e educação);

21 Características presentes na maioria das visitas aos Pólos:
Os Pólos estão enfrentando dificuldades na articulação intra e intersetorial, resultado da cultura que temos e que interfere diretamente na institucionalização de qualquer proposta de formação continuada integrada; Poucos Pólos apresentam resultados na ponta com professores, alunos e articulações com outras instituições (OG e ONG); Importância das reuniões para acompanhamento das ações dos Pólos, com a presença do GG Estadual.

22 ATIVIDADES REALIZADAS
pelos Pólos Regionais de Referência Identificação de parcerias; Criação de Grupo Gestor Municipal - GGM; Realização de Treinamento Local, para educadores; Formação de Jovens através do incentivo as manifestações culturais – Concurso de Rap e Funk; Ações junto à comunidade escolar e aos responsáveis pelos alunos. Dificuldades encontradas Formação do GT - consideram sobrecarga de trabalho Necessidade de mais parcerias, além saúde e educação

23 Grupo Gestor Estadual do Rio de Janeiro
PLANEJAMENTO 2007 Grupo Gestor Estadual do Rio de Janeiro Criação do site PSPE-RJ; Elaborar e selecionar materiais educativos de apoio; Desenvolver o sistema de monitoramento e avaliação do PSPE-RJ. Solicitar e avaliar Relatório de cada Pólo; Reunião com os representantes dos Pólos (principalmente Saúde e Educação); Realizar Curso de Formação Continuada para os Jovens Estudantes; Visitas aos Pólos para o acompanhamento das ações; Promover a realização de “ Encontro Regional”, junto a cada um dos 9 Pólos; Realizar o 2º Encontro Estadual do PSPE / RJ;

24 DESAFIOS DO PSPE - RJ Conseguir sensibilizar os gestores e cooptar os profissionais da saúde e da Educação para a adesão ao Projeto, assim como os das demais áreas afins; Sistematização e efetivação da abordagem das temáticas educativas de prevenção e de promoção em saúde nas escolas, nos colégios e faculdades – com ênfase nos cursos de formação de professores; Institucionalização do PSPE no Estado e nos municípios, no âmbito da educação, a partir de um indicativo de Programa pelo MEC;

25 DESAFIOS DO PSPE/RJ Fortalecer a integração intersetorial e interinstitucional – saúde e educação; Ampliar parcerias e representações no Grupo Gestor Municipal – GGM: OSC, Universidades e, principalmente, de instituições representativas dos jovens. Que as ações propostas sejam desenvolvidas, pelos profissionais da saúde e da educação (municipal, estadual e federal), de forma harmônica e eqüinâme, visando o atendimento dos munícipes de acordo com os preceitos do SUS.

26 GRUPO GESTOR ESTADUAL/RJ.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO - SEEDUC/RJ Coordenação de Prevenção e de Promoção em Saúde Tel: 21 – Fax: 21 – ou SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE E DEFESA CIVIL - SESDEC/RJ Assessoria de DST e AIDS – Prevenção. Tel: 21 – / 56 / 57 ou 58.


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