Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouHenri Madruga Alterado mais de 9 anos atrás
1
Agay Borges (abn) Edilson Ferreira (efs2) João Ramos (jvwr) João Oliveira (jvob) Rubens Sotero (rssj) Mobile Augmented Reality, soon to be as impactful as online search, will ultimately prove to be as disruptive as the web itself. Ori Inbar
2
Introdução Contexto histórico RV vs RA vs RAM Frameworks Aplicações Comerciais Navegação / Localização Comunicação / Propaganda Jogos / Entretenimento Tendências Futuras
4
O que é Realidade Aumentada? “Live direct or indirect view of a physical real-world environment whose elements are merged with (or augmentedby) virtual computer-generated imagery - creating a mixed reality.” Ou seja, visão direta ou não de um mundo real misturado com objetos virtuais geradas por computador. Imersão total ou parcial no mundo real.
5
E o que é móvel? Mobilidade Capacidade de mover ou ser movido. Notebook Celular PDA Wearable computer, etc...
6
Logo, o que é RA para dispositivos móveis? toda aplicação de RA executada em um dispositivo móvel. Exemplos: Google® Maps™ + Apple® Iphone™ Ambiente real (Câmera) Rota Virtual (Google Maps) Mundo misturado = Trajetória Alcançada sem problemas Vídeo Vídeo
8
1962: Morton Heilig Cineasta Inventa o Sensorama Video Som Tato Sensações (cheiros) Uma impressionante aplicação para a época.
9
1966: Ivan Sutherland PhD do Massachusetts Institute of Technology(EUA) Invetor do HMD (Head-Mounted Display) Equipamento dedicado a RA e RV. Maior imersividade no ambiente. Criação de conceitos de interatividade Em RA E RV Uso intensivo nas Forças Armadas
10
1975: Myron Krueger Cria o Videoplace Interação com o virtual 1989: Jaron Lanier Criador do termo ‘Realidade Virtual’ 1992: Tom Caudell Criador do termo ‘Realidade Aumentada'
11
1999: Hirokazu Kato ( 加藤 博一 ) ARToolKit (HITLab) Funcionamento no SIGGRAPH 2000 2000: Bruce H. Thomas ARQuake Primeiro jogo de RA Móvel Demonstração: International Symposium on Wearable Computers. 2008: Wikitude AR Travel Guide G1 Android phone. 2009: FLARToolkit
13
RA: Mundo misturado Mais interativo Mais realista Mais intuitivo RV: Mundo Virtual Mais Simples Mais rápido Ambiente Dedicado
14
Realidade Aumentada móvel: Mais prática para o usuário. Está em todo lugar (no caso de celulares) Fácil manuseio Bastante intuitivo Multifuncional Alta aceitabilidade do usuário Dependende da capacidade do dispositivo
16
ARTOOLKIT API para o desenvolvimento de aplicações de Realidade Aumentada Portada para diversas linguagens Prós: Tags Simples, Variedade de tags, grátis, Eficiente. Contras: Tracking com uma única câmera, menos realista. Vídeo Vídeo
17
FLARTOOLKIT Porte do ARToolKit para Flash™ facilitando o desenvolvimento de Arapps para a web. NyARToolKit Desenvolvido para máquinas virtuais. Facilita o desenvolvimento para mais aplicações, em especial para dispositivos móveis. Java, C# e Android ARDesktop
18
CENTRO DE INFORMÁTICA UFPE Implementação de framework de realidade aumentada para desenvolvimento de aplicações portáveis para a plataforma Pocket PC João Paulo Silva do Monte Lima (jpsml) OGRE4PPC OGREAR Baseado em OGRE. OGRE = engine gráfica OpenSource para renderização 3d de alto rendimento em tempo real
20
Android OS da google para smartphones Todos os processos são tidos como aplicações Facilita o acesso de aplicativos à funcionalidades do celular, como a câmera e o GPS, apenas como comunicação a nível de aplicativo. Sistema leve, linux-based OpenSource, Grátis Vídeo1, Vídeo2 Vídeo1Vídeo2
21
Nokia® Symbian™ OS da nokia para SmartPhones Fácil programação (python, c++) Excelente suporte Mercado em expansão Contras: Mais devagar que os concorrentes Limitado à arquitetura de celulares Nokia® Vídeo Vídeo
22
Iphone OS OS da Apple® para seu único modelo de Celular Amplo mercado consumidor (hype) Contras: Difícil programação Padrão de qualidade alto para pequenas empresas. Aparelho Caro Pouco poder de processamento se comparado com a concorrência (HTC, Nokia) Vídeo1 Vídeo1
23
Nvidia Tegra Alto poder de processamento (GPU) (Video ARHrrrr) PDA’s Bom poder de procesamento Baixa popularidade. (Vídeo)Vídeo Wearable Computers Vídeo Vídeo
25
Jogos (Vídeo1, Vídeo2)Vídeo1Vídeo2 Bom nível de imersão na aplicação Interatividade Moderno e inovador Sistemas de posicionamento (Vídeo)Vídeo Intuitivo Eficiente Bem aceito pelos usuários
26
Comunicação (Vídeo, Vídeo2)VídeoVídeo2 Baseada em localização Intuitiva Promove interação entre pessoas próximas Publicidade e Propaganda (Vídeo1)Vídeo1 Baseada em localização Eficiente Aceita pelo público consumidor
27
Simulação e Treinamento(Vídeo1)Vídeo1 Menos custoso que ambiente real Mais Seguro Treino de situações crítica Aplicações Militares (Vídeo1)Vídeo1 Melhora a qualidade do treinamento Preparo psicológico Custo mais baixo
28
Entretenimento (Vídeo)Vídeo Maior fidelidade e realismo Maior imersão Aceitação alta do público
30
A Propaganda é uma das coisas que vai usar cada vez mais RA no futuro (Vídeo1)Vídeo1 Outro mercado promissor em RA móvel é o mercado de consoles (Nintendo On) Umas das formas de interação que irá sofrer grandes mudanças será a interação com jogosjogos
31
Duvidas? Os vídeos excluídos estão disponíveis em: http://www.4shared.com/file/160219865/20727854/Descartados.html
32
[1] http://en.wikipedia.org/wiki/Augmented_realityhttp://en.wikipedia.org/wiki/Augmented_reality [2] http://en.wikipedia.org/wiki/Mobilityhttp://en.wikipedia.org/wiki/Mobility [3] http://en.wikipedia.org/wiki/Sensoramahttp://en.wikipedia.org/wiki/Sensorama [4] http://en.wikipedia.org/wiki/Augmented_reality#Historyhttp://en.wikipedia.org/wiki/Augmented_reality#History [5] http://graphics.usc.edu/~suyay/class/AR.pdfhttp://graphics.usc.edu/~suyay/class/AR.pdf [6] http://en.wikipedia.org/wiki/Morton_Heilighttp://en.wikipedia.org/wiki/Morton_Heilig [7] https://www.icg.tugraz.at/~daniel/HistoryOfMobileAR/https://www.icg.tugraz.at/~daniel/HistoryOfMobileAR/ [8] http://www.wikitude.org/wikitude-drive-ar-navigation-systemhttp://www.wikitude.org/wikitude-drive-ar-navigation-system [9] http://www.mobilizy.com/drivehttp://www.mobilizy.com/drive [10] http://gamesalfresco.com/2009/09/24/amazing-mobile-ar-videos-from-graz/http://gamesalfresco.com/2009/09/24/amazing-mobile-ar-videos-from-graz/ [11] http://acg.media.mit.edu/people/rich/http://acg.media.mit.edu/people/rich/ [12] http://tat.se/http://tat.se/
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.