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Fundamentos e Tecnologia em Web. Padrões WEB Objetivos: –Apresentar os fundamentos básicos de criação de websites baseados nos atuais padões Web; –Apresentar.

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1 Fundamentos e Tecnologia em Web

2 Padrões WEB Objetivos: –Apresentar os fundamentos básicos de criação de websites baseados nos atuais padões Web; –Apresentar uma visão geral do assunto; –Conhecer as principais formas utilizadas;

3 Fundamentos e Tecnologia em Web O conhecimento dos Webstandards ou Padrões Web permite a implementação de layouts em HTML muito mais fácil e rapidamente. A separação dos códigos que definem a apresentação (CSS), o conteúdo (HTML) e o comportamento (DOM) oferece as seguintes vantagens: – manutenção mais fácil – tamanho do arquivo menor (economia de banda e velocidade no carregamento) – maior acessibilidade para o usuário – compatibilidade com diferentes navegadores

4 Fundamentos e Tecnologia em Web Padrões WEB - Histórico Os primeiros pensamentos sobre o que viria a ser a Web surgiram em 1945 quando Vanevar Bush escreveu um artigo descrevendo um aparelho foto-eletro-mecânico chamado Memex (abreviação de memory extension) que poderia criar e seguir links entre documentos armazenados em microfichas. Doug Engelbart prototipou uma aplicação chamada oNLine System capaz de criar e editar documentos interligados. (Para o propósito de tornar a aplicação mais acessível, ele também inventou o mouse.)

5 Fundamentos e Tecnologia em Web Padrões WEB - Histórico Em 1965, Ted Nelson, em um dos seus trabalhos seminais, A File Structure for the Complex, the Changing and the Indeterminate, cunhou a palavra hipertexto para expressar essa categoria de documentos interligados. Dois anos depois, o primeiro sistema baseado em algumas de suas idéias foi criado. Em 1980, os primeiros esforços na criação de uma estrutura real de informação baseada em documentos hipertextos começam quando Tim Berners-Lee, trabalhando para o CERN, desenvolveu uma aplicação capaz de criar e manipular nós entre documentos arbitrários.

6 Fundamentos e Tecnologia em Web Padrões WEB - Histórico A aplicação era uma interface visual para a criação e exibição de documentos hipertexto suportando o modo WYSIWYG. Em 1989, Tim Berners-Lee circulou uma proposta para o gerenciamento facilitado de informação baseado em documentos hipertextos. A proposta foi recirculada em 1990 e, somente então, Berners-Lee recebeu permissão para criar o sistema. Em outubro desse ano, Berners-Lee começou a escrever a aplicação e a chamou de WorldWideWeb.

7 Fundamentos e Tecnologia em Web Padrões WEB - Histórico Como base na linguagem SGML, Berners-Lee criou o HTML como forma de expressar os documentos estruturados. Ele também resolveu o problema da identificação dos documentos criando o esquema de endereçamento universal conhecido com URL. Em novembro, durante os testes da aplicação, entrou em funcionamento o primeiro servidor Web da história. Aqui nascia a WEB.

8 Fundamentos e Tecnologia em Web Padrões WEB - Histórico Em 1991, os primeiros servidores Web externos ao CERN foram criados. A grande revolução, entretanto, veio em 1993, quando o primeiro navegador Web, o NCSA Mosaic, foi liberado. Em 1994, a Mosaic Communications Corp. é fundada e o Netscape, o primeiro navegador comercial da história é disponibilizado. A Web agora é uma realidade.

9 Fundamentos e Tecnologia em Web Padrões WEB - Histórico O crescimento da Web também trouxe seus problemas: – Os elementos contidos na linguagem HTML apenas definiam a estrutura básica de um documento, tais como cabeçalhos, listas, parágrafos, ênfase e similares. Não havia nada na linguagem em si que explicava com tais elementos deviam ser exibidos. – Nesse caso, o conteúdo era distintamente separado da apresentação e poderia ser visto em qualquer navegador sem inconvenientes

10 Fundamentos e Tecnologia em Web Padrões WEB - Histórico O crescimento da Web também trouxe seus problemas: – O desenvolvimento comercial dos navegadores e a necessidade destes de manter uma vantagem competitiva sobre os concorrentes levou à inclusão de elementos proprietários e/ou de apresentação nas implementações específicas. Assim, ao invés de usar o elemento h1, por exemplo, para a identificação do cabeçalho primário de documentos, as pessoas estavam usando o elemento font para forçar a exibição da maneira visual requerida. – Com isso veio a conhecida “Guerra dos Browsers”.

11 Fundamentos e Tecnologia em Web Padrões WEB - Histórico Em 1994, para lidar com essas questões, o Word Wide Web Consortium (W3C) foi criado e liderou um esforço de padronização do HTML, desta forma, uma especificação inicial para a versão 2.0, incluindo muitos dos elementos proprietários e outros necessários, foi criada. Essa especificação foi a primeira a apresentar elementos para formulários e suporte a imagens mapeadas. A especificação foi desenvolvida e finalmente aprovada no final de 1995.

12 Fundamentos e Tecnologia em Web Padrões WEB - Histórico A especificação 3.0 introduzia elementos como tabelas, fluxo do texto ao redor de imagens e a exibição de equações matemáticas. Embora fosse compatível com o HTML 2.0, ela era tão complexa e abrangente que a sua adoção provou-se uma esforço impossível na época e ela eventualmente expirou. Em 1996, a especificação 3.2 foi anunciada, sendo constituída de várias extensões propostas para a especificação 2.0, algumas características da versão 3.0 já implementadas na época, e um série de atributos proprietários existentes em vários dos navegadores existentes no momento.

13 Fundamentos e Tecnologia em Web Padrões WEB - Histórico O avanço do HTML e a incorporação de muitos elementos de apresentação aumentaram a complexidade e a dificuldade na criação de documentos estruturados, negando o próprio objetivo do padrão. Para resolver essas questões, duas especificações surgiram em épocas distintas atacando problemas diferentes das implementações já existentes. Essas novas especificações foram o CSS e o XHTML. Em meados de 1996 a primeira especificação CSS tornou- se uma recomendação do W3C

14 Fundamentos e Tecnologia em Web Padrões WEB - Histórico Em 1998, foi decidido pelas organizações por trás do HTML que a especificação precisava ser repensada. A decisão foi recriá-la como uma aplicação do XML (eXtensible Markup Language), outra metalinguagem criada a partir do SGML (Standard Generalized Markup Language ), mas com regras mais estritas. A especificação XHTML 1.0 é basicamente uma estruturação da especificação HTML 4.0 em XML. A criação de uma nova especificação, XHTML 2.0, está em andamento focalizando os problemas existentes na especificacão 1.0 atual.

15 Fundamentos e Tecnologia em Web Padrões WEB - Necessidade O crescimento exponencial da Web criou muitos desafios que somente esses padrões eram capazes de responder. Algumas pessoas acreditam que os padrões Web são limitadores. A verdade é que eles removem grande parte da dificuldade do desenvolvimento dando maior flexibidade ao desenvolvedor e produtor Web, permitindo que as pessoas possam realmente exercer a sua criatividade ao mesmo tempo em que forjam elos de comunicação.

16 Fundamentos e Tecnologia em Web Padrões WEB - Vantagens Uniformidade – Uma estrutura comum permite que modificações tais como inserções e remoções de conteúdo ou movimentações estruturais podem ser realizadas de maneira simples, sem a necessidade de aplicações complexas. – uniformidade permite que documentos possam ser manipulados através de um conjunto reduzido de aplicações, transformações e mecanismos de apresentação. – Exemplo: www.csszengarden.com

17 Fundamentos e Tecnologia em Web Padrões WEB - Vantagens Simplicidade – retorno à utilização do HTML para a simples estruturação dos documentos, ignorando inicialmente a apresentação dos mesmos, que pode ser aplicada depois de diversas formas; – Documentos criados com os padrões tendem a apresentar uma economia de marcação que permite maior flexibidade na utilização dos mesmos, seja diretamente em navegadores ou na transformação para outros usos; – melhores tempos de acesso; – Exemplo: Mecanismo de busca.

18 Fundamentos e Tecnologia em Web Padrões WEB - Vantagens Liberdade – a liberdade de estruturação e inovação por não serem controlados por uma empresa específica, permitindo que sejam utilizados por qualquer pessoa em qualquer lugar, sem a necessidade de pagar ou fazer algo pelo privilégio ; – maior facilidade na movimentação de informações e evita que as mesmas se tornem obsoletas; – estará sempre aberto à movimentação na direção de outros padrões e sistemas ;

19 Fundamentos e Tecnologia em Web Padrões WEB - Vantagens Separação de estrutura e apresentação – o documento fica restrito ao seu conteúdo, sem especificar qualquer forma de apresentação, permitindo que esta seja modificada de acordo com as necessidades. Assim, o documento permanece o mesmo, embora possa ser usado em diferentes ambientes como navegadores, sintetizadores de fala, e geradores de documentos Braille;

20 Fundamentos e Tecnologia em Web Padrões WEB - Vantagens Facilidade de criação – qualquer tipo de layout pode ser criado a partir de CSS e isso permite que essa etapa da construção de sites seja realizada independentemente do desenvolvimento de conteúdo; – O conteúdo pode ser editado em qualquer processador de textos e posteriormente estruturado.

21 Fundamentos e Tecnologia em Web Padrões WEB - Vantagens Assessibilidade – permitir que pessoas com deficiências físicas tenham acesso à Web, e também capacitar a utilização das páginas por e em outros tipos de ambientes que não um navegador ; – evita a duplicação de conteúdo e facilita a utilização geral dos documentos; – auxilia também pessoas que não possuem deficiências físicas melhorando a manipulação das páginas por teclas de atalho e outros métodos

22 Fundamentos e Tecnologia em Web Padrões WEB - Vantagens Extensibilidade – permite que documentos criados com os padrões agreguem informações adicionais que podem ser separadas quando não são necessárias; – preparar documentos para usos imprevistos no futuro.

23 Fundamentos e Tecnologia em Web Padrões WEB - Vantagens Estabilidade – os documentos feitos sob os mesmos permanecerão compatíveis tanto para frente como para trás ; – na manutenção de documentos. Muitas vezes um determinado site pode passar por várias equipes durante sua vida útil. A estabilidade dos documentos através dos padrões Web permite que um site possa ser compreendido e editado por qualquer grupo necessário sem necessidade de esforços excessivos.

24 Fundamentos e Tecnologia em Web Padrões WEB - Desvantagens Implementações discordantes – Um determinado atributo CSS normalmente é renderizado de maneira muito diferente em cada um dos navegadores visuais em existência hoje; – diferença entre os modelos de unidade de medição dos elementos entre os navegadores Web que gera um série de complicações na exibição das páginas; – O suporte XHTML também é muito incompleto nos navegadores e seu uso ainda é muito restrito por parte dos desenvolvedores.

25 Fundamentos e Tecnologia em Web Padrões WEB - Desvantagens Aumento da complecidade inicial – Isso pode parecer contraditório em relação à vantagem da simplicidade citada anteriormente, mas na realidade não é. Esse desvantagem só existe inicialmente, quando os criadores de documentos estão fazendo uma transição para o uso de padrões. Assim, mesmo que essa desvantagem desapareça com o tempo ela implica em necessidades de treinamento e esforço inicial.

26 Fundamentos e Tecnologia em Web Padrões WEB - Estruturando um Documento Construir um site com os padrões Web significa tomar as providências necessárias para que cada documento no site conformese às especificações do formato em que é servido e a especificações adicionais de auxílio ao uso do mesmo. Isso implica em não somente ter um documento que atenda à letra das especificações mas que também seja estruturado apropriadamente.

27 Fundamentos e Tecnologia em Web Padrões WEB - Estruturando um Documento Um site deve ser: – Perceptível Isso significa que o conteúdo presente no site deve ser apresentado de uma forma que é perceptível para qualquer pessoa, ou seja, o site deve ser capaz de degradar graciosamente sob as mais rigorosas condições. – Operável Isso significa que os elementos de interface presentes em um site devem ser operáveis por qualquer pessoa, ou seja, o site deve facilitar a navegação e a orientação através do conteúdo do mesmo.

28 Fundamentos e Tecnologia em Web Padrões WEB - Estruturando um Documento – Inteligível Isso significa que o site deve tornar fácil a identificação de seu conteúdo e dos seus controles acessórios, ou seja, o site deve ser auto-evidente e não colocar nenhum ônus sobre usuários menos experimentados ou com dificuldades de acesso. – Robusto Isso significa que o site deve usar tecnologias que maximizam a compatibilidade de sua estrutura com navegadores atuais e futuros, tecnologias de acessibilidade e outros programas, ou seja, o site deve ser capaz de preservar a sua integridade tecnológica.

29 Fundamentos e Tecnologia em Web Padrões WEB - Estruturando um Documento – Inteligível Isso significa que o site deve tornar fácil a identificação de seu conteúdo e dos seus controles acessórios, ou seja, o site deve ser auto-evidente e não colocar nenhum ônus sobre usuários menos experimentados ou com dificuldades de acesso. – Robusto Isso significa que o site deve usar tecnologias que maximizam a compatibilidade de sua estrutura com navegadores atuais e futuros, tecnologias de acessibilidade e outros programas, ou seja, o site deve ser capaz de preservar a sua integridade tecnológica.

30 Fundamentos e Tecnologia em Web É a organização de grande volume de informação, de forma que os visitantes possam ter acesso a informação de forma fácil e eficiente. Padrões WEB - Arquitetura

31 Fundamentos e Tecnologia em Web É a organização de grande volume de informação, de forma que os visitantes possam ter acesso a informação de forma fácil e eficiente. Padrões WEB - Arquitetura

32 Fundamentos e Tecnologia em Web Padrões WEB – Etapas de um projeto

33 Fundamentos e Tecnologia em Web Protocolo é a comunicação entre computadores, seguindo algumas regras. No caso da Internet existem três camadas: na mais baixa está o IP (Internet Protocol), que define datagramas ou pacotes que carregam blocos de dados de um nó da rede para outro. A maior parte da Internet atual utiliza a IPv4, quarta versão do protocolo, apesar de o IPv6 já estar padronizado, sendo usado em algumas redes específicas somente. Protocolos Web

34 Fundamentos e Tecnologia em Web Na camada média está o TCP, UDP e ICMP, que possibilitam a transmissão de dados. Na camada mais alta estão os protocolos de aplicação, que definem mensagens específicas e formatos digitais comunicados por aplicações. Alguns dos protocolos de aplicação mais usados incluem DNS (informações sobre domínio), POP3 (recebimento de e- mail), IMAP (acesso de e-mail), SMTP (envio de e- mail), HTTP (documentos da WWW) e FTP (transferência de dados). Protocolos Web

35 Fundamentos e Tecnologia em Web Protocolos Web – SSL

36 Fundamentos e Tecnologia em Web Hypertext Transfer Protocol - Protocolo de Transferência de Hipertexto é um protocolo de comunicação (na camada de aplicação segundo o Modelo OSI) utilizado para sistemas de informação de hipermedia distribuídos e colaborativos. Seu uso para a obtenção de recursos interligados levou ao estabelecimento da World Wide Web. Protocolos Web – http e https

37 Fundamentos e Tecnologia em Web Hypertext Transfer Protocol Secure - Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro) é uma implementação do protocolo HTTP sobre uma camada SSL ou do TLS que permite que os dados sejamatravés de uma conexão criptografada e que se verifique a autenticidade do servidor e do cliente através de certificados digitais. O protocolo HTTPS é utilizado, em regra, quando se deseja evitar que a informação possa ser visualizada por terceiros. A existência na barra de tarefas (normalmente do lado direito) de um cadeado demonstra a certificação de página segura (SSL). Protocolos Web – http e https

38 Fundamentos e Tecnologia em Web SSL é o protocolo mais usado para implementar criptografia na Internet (pois é o mais usado na web). Ele funciona como uma camada intermediária entre as camadas de transporte e de aplicação Protocolos Web – SSL


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