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PublicouAnavitória Castro Alterado mais de 9 anos atrás
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Projeto de extensão – Universidade Federal do Paraná Coordenador: Marcelo Riso Errera Orientador: Aloísio Leoni Schmid Alunas: Flavia Scussel – Arquitetura e Urbanismo Helen Nayara – Engenharia Ambiental Michely Costa – Engenharia Ambiental transferência de experiências entre a Universidade Federal do Paraná e um Grupo Escoteiro (GENSM 49 PR)
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Premissas : Desejo de pesquisar processos de adaptação do conhecimento sobre meios de promoção de sustentabilidade em construções Oportunidade de uma real necessidade num agente formador de opinião Afinidades: Meio ambiente Meios de difusão de conhecimento Pedagogia: “aprender fazendo” “aprender-ensinando”
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Futura geração
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Utopia ? “Melhor possível” para vivermos dentro da capacidade de suporte do planeta Dimensões Social Econômica Ambiental Cultural Espacial Política …
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Objetivo : Promover uma análise de sustentabilidade da construção da nova sede dos Quantificar indicadores de sustentabilidade. Enumerar materiais e sistemas construtivos de menor impacto ambiental. Implementação de elementos que contribuam para a eficiência da nova sede,como aquecedores solares, sistema de captação da água de chuva, tratamento do esgoto,etc. Acadêmicos e docentes vivenciarão os princípios do escotismo perante a sociedade e a natureza Retomar o processo de aprendizagem pelo “fazer aprendendo” nos projetos
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BIMESTRES Metas 1o1o 2o2o 3o3o 4o4o 5o5o 6o6o SELE Ç ÃO E FORMA Ç ÃO DE EQUIPE DE ACADÊMICOS R INTERCÂMBIO DE VIVÊNCIAS R R LEVANTAMENTO DAS TECNOGIAS E ELEMENTOS PARA REDU Ç ÃO DO IMPACTO AMBIENTAL DE EDIFICA Ç ÕES CONCEP Ç ÃO DE ELEMENTOS PARA O NOVO PR É DIO RR
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DISTRIBUIÇÃO conversão ASSIMILAÇÃO FILTRAGEM ARMAZENAMENTO MODELO REGENERATIVO Fonte: Prof. Miguel Aloysio Sattler
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Pesquisa bibliográfica e apresentação das informações junto ao grupo de escoteiros e o arquiteto responsável para discussão. Vivências Produção de um manual de boas práticas em construção mais sustentável para a região de Curitiba.
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Busca menor impacto ambiental ajudando assim a preservar os recursos naturais para as gerações futuras. Reduz a demanda por energia tanto na fabricação dos materiais quanto no uso no edifício. Analisa o Ciclo de vida dos materiais, a durabilidade, a produção e o tratamento de resíduos produzidos. Reciclagem materiais.
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Racionalização de materiais, alternativas de menor impacto, durabilidade, poluição. Terra crua – “rammed earth”. Técnica da taipa de pilão. Bambu – Rápido crescimento, grande absorção de CO2 Concreto ecológico – Utilização de resíduos na composição. Madeiras certificadas e de áreas de manejo sustentável.
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Terra crua / Bambu
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Painéis fotovoltaicos; Aquecimento solar; Solatube/ Skylight; Torneiras e vasos sanitários com válvulas de controle de vazão; Captação de água da chuva; LED para iluminação eficiente; Estação de tratamento local de esgoto. Painel Fotovoltaico Solatube
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Sanitário seco ou compostável Horta – compostagem com restos de alimentos e do sanitário seco Separação de lixo – conscientização dos alunos e uso na compostagem
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A Arquitetura Bioclimática é o estudo que busca a harmonização das construções ao clima e características locais. Manipula o desenho e elementos arquitetônicos a fim de otimizar as relações entre homem e natureza, tanto no que diz respeito à redução de impactos ambientais quanto à melhoria das condições de vida humana, conforto e racionalização do consumo energético. Algumas das metas são o aumento da recepção da luminosidade e do calor, utilização dos ventos para ventilação natural e até geração de energia, e também, a criação e melhoria de equipamentos e sistemas necessários ao uso da edificação que proporcionem captação, acumulação e aproveitamento dessas energias naturais.
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Edificação adequada à região em que se encontra. Aproveitar a água da chuva, utilizar a luz solar, reciclar os dejetos. Arquitetura Bioclimática:
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Bolsas da PROEC Apoio do Grupo Escoteiro Nossa Senhora de Medianeira
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