A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Construções sustentáveis Como a indústria cerâmica pode atender a onda verde.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Construções sustentáveis Como a indústria cerâmica pode atender a onda verde."— Transcrição da apresentação:

1 Construções sustentáveis Como a indústria cerâmica pode atender a onda verde.

2 O QUE É SUSTENTABILIDADE ? Sustentabilidade é prover o melhor para as pessoas e para o ambiente tanto agora como para um futuro indefinido. E está apoiada pelo desenvolvimento econômico, social e proteção ambiental.

3 O QUE É CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL ? Consiste num sistema construtivo que promove alterações conscientes no entorno, de forma a atender as necessidades de edificação, habitação e uso do homem moderno, preservando o meio ambiente e os recursos naturais, garantindo qualidade de vida para as gerações atuais e futuras. Conceito baseado na definição de desenvolvimento sustentável do relatório Bruntland/ONU.

4 Entre os vários argumentos para não se colocar em dúvida o porquê da Construção Sustentável, há um que se destaca: 50% dos gases que provocam o efeito do aquecimento da atmosfera. são produzidos e emitidos por atividades da indústria de construção, superando, por exemplo, a poluição que impacta a temperatura global causada por meios de transporte. Segundo o relatório Bruntland/ONU.

5 OS PRINCÍPIOS DA CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL GERENCIAR IMPACTOS SOBRE O AMBIENTE EXTERIOR CRIAR UM ESPAÇO INTERIOR SADIO E CONFORTÁVEL SÍTIO E CONSTRUÇÃOCONFORTO 1. RELAÇÃO DO EDIFÍCIO COM O SEU ENTORNO 8 CONFORTO HIGROTÉRMICO 2. ESCOLHA INTEGRADA DE PRODUTOS, SISTEMAS E PROCESSOS CONSTRUTIVOS 9. CONFORTO ACÚSTICO 3. CANTEIRO DE OBRAS COM BAIXO IMPACTO AMBIENTAL 10. CONFORTO VISUAL 11. CONFORTO OLFATIVO GESTÃOSAÚDE 4. GESTÃO DE ENERGIA 12. QUALIDADE SANITÁRIA DOS AMBIENTES 5. GESTÃO DA ÁGUA 13. QUALIDADE SANITÁRIA DO AR 6. GESTÃO DOS RESÍDUPS DE USO E OPERAÇÃO DO EDIFÍCIO 14. QUALIDADE SANITÁRIA DA ÁGUA 7. MANUTENÇÃO- PERMANÊNCIA DO DESEMPENHO AMBIENTAL

6 OS PRINCÍPIOS DA CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL 2. ESCOLHA INTEGRADA DE PRODUTOS, SISTEMAS E PROCESSOS CONSTRUTIVOS Durabilidade e adaptabilidade à vida útil. facilidade de conservação. menos impactos sócio ambientais e à saúde. Formalidade na cadeia da construção civil. Para habitação: acessibilidade, qualidade dos revestimentos de piso e planejamento das cozinhas

7 OS PRINCÍPIOS DA CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL 2. ESCOLHA INTEGRADA DE PRODUTOS, SISTEMAS E PROCESSOS CONSTRUTIVOS Escolha dos materiais depende: durabilidade, flexibilidade, deslocamento e facilidade de limpeza. Material com qualidade que garanta o seu desempenho. Empresas formais (existência de CNPJ). Para garantir o desempenho: produtos que atendam as normas, qualificados ao PSQ ou certificados Inmetro.

8 OS PRINCÍPIOS DA CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL 4. GESTÃO DE ENERGIA Concepção arquitetônica. Redução do consumo + uso de energias renováveis Gestão da poluição gerada pelo consumo de energia.

9 OS PRINCÍPIOS DA CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL 4. GESTÃO DE ENERGIA Avaliação de como a arquitetura facilita a redução do consumo energético. Etiquetagem do Inmetro será obrigatória. No setor dos edifícios, as emissões de gás de efeito estufa (CO2) provém de consumo energético de origem fóssil, quer estas emissões sejam locais ou remotas. Reduzir o consumo de energia primária devida ao resfriamento, à iluminação, ao aquecimento de água, à ventilação e aos equipamentos auxiliares.

10 OS PRINCÍPIOS DA CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL 8. CONFORTO HIGROTÉRMICO Disposições arquitetônicas: Conforto no inverno e verão. Criação de condições de conforto no inverno. Criação de condições de conforto no verão, com ou sem climatização. Está condicionado muitas vezes ao consumo energético. Diz respeito à necessidade de dissipar a potência metabólica do corpo humano por meio de trocas de calor sensível e latente (evaporação da água) com o ambiente no qual a pessoa se encontra

11 OS PRINCÍPIOS DA CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL 8. CONFORTO HIGROTÉRMICO O emprego de um sistema de resfriamento (isto é, a regulação das temperaturas internas por meio de máquinas termodinâmica) consiste em um sistema predial grande consumidor de energia; Importante em primeiro encontrar soluções passivas, mais precisamente no que se refere ao conforto de verão, permitindo minimizar o uso de tal sistema, sem deixar de responder às exigências de conforto dos usuários.

12 OS PRINCÍPIOS DA CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL 9. CONFORTO ACÚSTICO Disposições arquitetônicas para proteção aos usuários de incômodos acústicos Criação de uma qualidade de ambiência acústica adaptada aos diferentes locais. Edificação deve apresentar atenuação sonora nominal. Fornecedor deverá apresentar índices acústicos do seu material fabricado ou fornecido

13 OS PRINCÍPIOS DA CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL 9. CONFORTO ACÚSTICO As expectativas do usuário a respeito do conforto acústico consistem geralmente em querer conciliar duas necessidades: De um lado, não ser prejudicado ou perturbado em suas atividades cotidianas por ruídos aéreos, por ruídos de impacto ou de equipamentos e por ruídos do espaço exterior Mas, por outro lado, de preservar auditivo com ambiente interno e exterior, percebendo os sinais que lhe são úteis ou que julga interessantes.

14 ATITUDES SUSTENTÁVEIS A incorporação de práticas de sustentabilidade na indústria cerâmica é uma tendência crescente no mercado. Sua adoção é um caminho sem volta, pois diferentes agentes – tais como governos, consumidores, investidores e associações alertam, estimulam e pressionam o setor a incorporar essas práticas em suas atividades. As empresas vem mudando sua forma de produzir e gerir seus processos, buscam soluções que sejam economicamente relevantes e viáveis para fabricação de seus produtos.

15 ATITUDES SUSTENTÁVEIS ENERGIA ALTERNATIVA OU RENOVÁVEL – SOLUÇÃO SUSTENTÁVEL: Em função da crise energética e do problema do aquecimento global surgiu a necessidade de buscarmos novas fontes de energia que pudessem minimizar os graves problemas advindos dessa situação. Uma das formas de se resolver o problema do aquecimento do clima na Terra é rever uma boa parte da matriz energética usada pelo homem até agora. Por essa razão surgiu o desenvolvimento das energias alternativas ou renováveis, que são obtidas de fontes naturais virtualmente inesgotáveis, sendo algumas dessas pela grande quantidade de energia que contém e outras por que tem a capacidade de se regenerar por meios naturais.

16 ATITUDES SUSTENTÁVEIS CIDADES: ORGANISMOS VIVOS: As cidades têm sido comparadas, por alguns estudiosos, a organismos vivos, onde há uma interdependência entre todas as suas partes. Elas são entendidas como algo maior, sendo sua complexidade percebida no mesmo grau de um ser vivo, podendo ser acometidas de doenças e males causados por anomalias internas ou externas, ou ambas. A importância das cidades na qualidade de vida necessária para nós tem aumentado muito nas últimas décadas. A civilização moderna é eminentemente urbana. Portanto, a cada dia, os problemas gerados dentro desses organismos têm sido mais críticos para nossa subsistência como sociedade livre e feliz.

17 Construções sustentáveis Como a indústria cerâmica pode atender a onda verde. Emerson Dias Assessor Técnico e da Qualidade Anicer (21) "Nós sempre superestimamos a mudança que vai ocorrer em dois anos e subestimamos a que vai ocorrer nos próximos dez. Não se deixe adormecer pela inércia." Bill Gates


Carregar ppt "Construções sustentáveis Como a indústria cerâmica pode atender a onda verde."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google