A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aspectos de Segurança - Elaboração de Diagramas ESD e ET para Análise de Risco Eduardo Valim Gustavo Freitas Procópio Stein.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aspectos de Segurança - Elaboração de Diagramas ESD e ET para Análise de Risco Eduardo Valim Gustavo Freitas Procópio Stein."— Transcrição da apresentação:

1 Aspectos de Segurança - Elaboração de Diagramas ESD e ET para Análise de Risco Eduardo Valim Gustavo Freitas Procópio Stein

2 Elaboração de Diagramas ESD e ET para Análise de Risco Termos: IE: Evento Inicial ESD: Diagrama de Seqüência de Eventos ET: Árvore de Eventos

3 Elaboração de Diagramas ESD e ET para Análise de Risco Cenários decorrentes de um IE dado são desenvolvidos em um ESD: fluxograma de estados; cada trajeto é um cenário; os eventos pivôs são binários.

4 Elaboração de Diagramas ESD e ET para Análise de Risco Modelo analisado: sistema de refrigeração de um automóvel.

5 Elaboração de Diagramas ESD Exemplo de ESD: Automóvel

6 Elaboração de Diagramas ESD e ET para Análise de Risco ETs estendem as definições pivôs do ESD em uma estrutura de árvore, ajudando a classificar cenários de acordo com suas conseqüências. Os títulos do ET: IE; Eventos pivôs; Estado final. A estrutura da "árvore" mostra os cenários possíveis que seguem do IE, de acordo com a ocorrência ou não dos eventos pivôs.

7 Elaboração de Diagramas ET Exemplo de ET: Automóvel

8

9 Elaboração de Diagramas ESD e ET para Análise de Risco Vantagens do ET: Se relaciona mais diretamente à quantificação dos cenários. Vantagens do ESD: Realça uma comunicação entre coordenadores de risco, designers, e colaboradores.

10 Elaboração de Diagramas ESD e ET para Análise de Risco Nas situações que são bem descritas por procedimentos operacionais, os ESD podem refletir estes procedimentos, especialmente se estes se ramificam de acordo com a ocorrência de eventos pivôs. Esta representação deve fazer mais sentido do que as ETs. Para cada evento pivô ao longo de todo o trajeto dado, os eventos que precedem esse evento são identificados facilmente, de modo que sua influência no evento pivô atual possa ser modelada adequadamente.

11 Elaboração de Diagramas ESD e ET para Análise de Risco Embora uma ET e um ESD possam ser logicamente equivalentes, é importante reconhecer que a estrutura real da ET derivada de um ESD dado não está especificada completamente pela estrutura do ESD sozinho mas pode depender dos relacionamentos entre eventos pivôs e os conseqüentes tipos de interesse.


Carregar ppt "Aspectos de Segurança - Elaboração de Diagramas ESD e ET para Análise de Risco Eduardo Valim Gustavo Freitas Procópio Stein."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google