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PublicouAlexandre Mello Alterado mais de 9 anos atrás
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Programando a placa Arduino – método simplificado -
S4A Scratch for Arduino Programando a placa Arduino – método simplificado - Maria Inês Castilho
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S4A e firmware O S4A é uma versão modificada do Scratch Obtenha o S4A em É necessário instalar, na placa, um programa específico (firmware) que pode ser obtido em . Esta instalação é feita a partir do IDE oficial do Arduino.
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Conectividade usandoS4A
O S4A usa entradas e saídas de forma diferenciada: 6 entradas analógicas (pinos analógicos), 2 entradas digitais (pinos digitais 2 e 3), 3 saídas analógicas (pinos digitais 5, 6 e 9), 3 saídas digitais (pinos 10, 11 e 13) e 4 saídas especiais para conectar servomotores Parallax contínuos de rotação (pinos digitais 4, 7, 8 e 12).
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Comandos e a pinagem Assim: Digital read: use os pinos digitais 2 e 3.
Digital write: use pinos digitais 10, 11 e 13. Analog read: use pinos analógicos 0 a 5. Analog write: use pinos digitais 5, 6 e 9. Servo control: pinos digitais 4 e 7 (rotação contínua). pinos 8 e 12 (standard).
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Comparando a programação do LED Piscante nas duas versões de programação
No IDE do Arduino: No S4A:
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Interface
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Exemplos: LED Piscante
1. LED acende e apaga 10 vezes vezes 2. LED acende e apaga com Sensor de Toque Programação no S4A
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Exemplos: LED Piscante
3. LED + Sensor + Contador 4. LED acionado por Sensor de Luz
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Bibliografia Site oficial do S4A – http://s4a.cat/
Gutiérrez, J.M.R , S4A (Scratch) + Arduino, disponível em Bom tutorial sobre sensores e outras aplicações da eletrônica
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