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Evolução da Jogabilidade
Evandro Silva Lima RA Guilherme Sousa Vieira RA Henrique Berezovsky Garcia RA Professor: Donizetti Louro 2010
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O primeiro jogo de videogame, que era jogado através de um osciloscópio, foi o tennis for two, criado em 1958 por William Higinbotham. A partir disso, o ramo do entretenimento passaria a mudar, e os jogos cada vez mais se tornariam complexos e dinâmicos. Tennis for Two
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Space War
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A partir da década de 70, os designers perceberam que os videogames não eram uma moda passageira e resolveram investir neste ramo para ganhar dinheiro.
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Pong
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Tank
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Death Race Primeiro jogo a receber crítica por ser violento
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Space Invaders
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Asteroids
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Na década de 80 foi onde a palavra videogame teve seu significado recontextualizado a um sentido próximo do qual conhecemos hoje. Onde em dez anos passamos disso...
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...para isso
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Uma época onde os avanços na área de computação gráfica não foram tão notáveis quanto os de hoje em dia, mas mudou a premissa do videogame de um simples Pinball eletrônico, onde seu único objetivo era fazer mais pontos que um outro jogador, para algo mais elaborado.
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Em 1981 é lançado Donkey Kong, criado pelo Mastermind da Nintendo, Shigero Miyamoto:
O Primeiro jogo a ter uma história, Apesar de seguir o mesmo estilo dos arcades da época onde o objetivo maior era fazer pontos.
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A partir de Donkey Kong, os jogos foram ficando cada vez mais complexos. E com o lançamento dos primeiros consoles caseiros, como o NES(1983), o Videogame passou a ser algo muito mais pessoal e seus jogos tiveram o objetivo mudado para agradar os consumidores.
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Evolução: 1980: Pacman
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1981: Donkey Kong
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1982: Dig Dug
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1983:Pitfall
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1984: King’s Quest
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1985:Super Mario Bros!
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1986:Metroid
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1987:The Legend of Zelda
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1988: Megaman 2 O Megaman mais vendido até hoje.
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1989:Prince of Persia
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1990: Super Mario 3
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Jogabilidade nos dias atuais
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No ano 2000, a Sony lançou o Playstation 2, que nada mais era uma evolução do seu console anterior, com um hardware mais avançado e leitor de DVD, porém sem trazer nenhuma grande inovação
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Nos últimos anos, porém, podemos notar que as empresas procuram desenvolver seus consoles com ênfase em uma jogabilidade inovadora, como é o caso do Nintendo Wii
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O Nintendo Wii não possui uma capacidade de processar gráficos tão avançados quanto seus concorrentes, mas inovou com seu controle com sensor de movimentos, tornando-se um sucesso
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Nas próximas gerações de vídeo games talvez teremos uma evolução muito maior na jogabilidade e muito menor no hardware
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Dois exemplos disso são os anúncios do Project Natal, desenvolvido pela Microsoft, e o PS Move, desenvolvido pela Sony, que pretender seguir os passos do Wii
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O grande lance da revolução que o sensor de movimento do Wii obteve, foi o de atrair tanto as pessoas que não tinham o costume de jogar video games (publico casual) quanto as que costumam jogar desde sempre (publico hardcore)
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Existe também uma evolução constante nos video games portáteis, que vão desde o Nintendo DS e o PSP, da Sony, até os celulares e o Iphone
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Comparações Star Wars Battlefront 2 - Space Invaders - 1978
Jogabilidade em jogos de naves
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Jogabilidade do Pong Pong Pong 3D
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Jogabilidade do Donkey Kong
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Jogabilidade dos jogos de tanques
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Jogos de tiro Metroid Metroid
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Jogos de esporte Football Madden -2009
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Jogos de Plataforma Super Mario Bros New Super Mario Bros Wii
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