A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Memória.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Memória."— Transcrição da apresentação:

1 Memória

2 Modelo de processamento de informações
Modelo similar a um computador usado para descrever a maneira como os seres humanos codificam, armazenam e recuperam informações. Codificação: Inserir a informação na memória. Armazenamento: Reter a informação. Recuperação: Reaver a informação na memória.

3 Analogia da codificação
Computador: Um teclado ou outro dispositivo de inserção é usado para codificar as informações. Seres humanos: As informações são recebidas a partir dos sentidos.

4 Analogia do armazenamento
Computador: As informações são armazenadas no disco rígido. Seres humanos: As informações são armazenadas na memória.

5 Analogia da recuperação
Computador: As informações são recuperadas carregando-se um programa ou arquivo. Seres humanos: As informações são recuperadas trazendo-as à consciência.

6 Dois tipos de registros sensoriais
Ícone: Memória sensorial dos estímulos visuais, que dura menos de 1 segundo. Eco: Memória sensorial dos estímulos aditivos, que dura de 3 a 4 segundos.

7

8 Memória de curto prazo (MCP)
Capacidade: A MCP é capaz de administrar tantas informações quanto podem ser repetidas ou analisadas em um período de 1,5 a 2 segundos. Agrupamento (reunião de informações em unidade significativas) pode aumentar a quantidade de informações contidas na MCP.

9 Esquecimento na MCP Teoria da deterioração: Teoria da interferência:
Teoria que afirma que o passar do tempo causa o esquecimento. Teoria da interferência: Teoria que afirma que a interferência de outras informações causa o esquecimento.

10 Dois tipos de repetição
Repetição mecânica: Manutenção das informações na MCP a partir da simples repetição infinita delas. Repetição elaborativa: Ato de relacionar novas informações da MCP ao material que já sabemos e que se encontra armazenado na memória de longo prazo.

11 Memória de longo prazo (MLP)
A memória de longo prazo (MLP) é mais ou menos permanente e armazena tudo o que “sabemos”. A memória de longo prazo é capaz de armazenar uma vasta quantidade de informações que pode durar por muitos anos. A maioria das informações da MLP parece estar codificada de acordo com seu significado.

12 Efeito de posição serial
As memórias de curto e longo prazo trabalham juntas na compreensão do efeito de posição serial. Quando recebem uma lista de itens que devem memorizar, as pessoas tendem a se lembrar melhor dos primeiros e últimos itens do que daqueles que estão no meio da lista.

13 Efeito de posição serial
O efeito de recentidade explica o motivo pelo qual as últimas palavras da lista ainda estão presentes na MCP. O efeito de primazia descreve uma repetição extra das primeiras palavras da lista na MLP.

14

15 Mantendo a MLP Repetição mecânica: Repetição elaborativa:
Manutenção das informações na MCP a partir da simples repetição infinita delas. Repetição elaborativa: Ato de relacionar novas informações da MCP ao material que já sabemos e que se encontra armazenado na memória de longo prazo.

16 Esquematizações Um esquema é uma representação mental de um objeto ou acontecimento que está armazenado na memória. As esquematizações nos fornecem uma estrutura dentro da qual novas informações serão encaixadas. Elas podem sugerir a elaboração de estereótipos e de conclusões.

17 Tipos de MLP Memória episódica: Memória semântica:
Porção da memória de longo prazo que armazena acontecimentos vivenciados pessoalmente. Memória semântica: Porção da memória de longo prazo que armazena fatos e informações gerais.

18 Tipos de MLP Memória de procedimento: Memória emocional:
Porção da memória de longo prazo que armazena informações relacionadas a habilidades, hábitos e e outras tarefas perceptivo-motoras. Memória emocional: Respostas emocionais aprendidas em relação a diversos estímulos.

19 Memória explícita Memória para informações que foram intencionalmente enviadas à memória ou recuperadas dela. A memória explícita se refere às memórias das quais estamos conscientes, entre elas as memórias episódica e semântica.

20 Memória implícita A memória implícita se refere à memória para informações que nem estavam na MLP nem foram recuperadas dela sem intenção, incluindo as memórias de procedimento e emocional.

21 A biologia da memória

22 Onde as memórias são armazenadas?
As memórias são armazenadas em várias regiões do cérebro, por meio de um processo chamado de consolidação. As memórias consistem em alterações na química e na estrutura dos neurônios. O processo por meio do qual essas alterações ocorrem, chamado de consolidação, é geralmente muito lento.

23 MCP e MLP Não há um local único onde todas as memórias são armazenadas. Pesquisas mostraram que diferentes partes do cérebro são especializadas no armazenamento de memórias. As memórias de curto prazo parecem estar localizadas principalmente no córtex pré-frontal e no lobo temporal. As memórias de longo prazo parecem estar tanto nas estruturas subcorticais quanto nas corticais.

24 MCP e MLP As memórias episódica e semântica parecem estar localizadas principalmente nos lobos frontal e temporal do córtex. As memórias de procedimento parecem estar localizadas principalmente no cerebelo e no córtex motor.

25 MCP e MLP Uma estrutura cerebral chamada hipocampo parece ser especialmente importante na consolidação das memórias semântica, episódica e de procedimento. As memórias emocionais dependem da amígdala.

26

27 Esquecimento Fatores tanto biológicos quanto ambientais podem contribuir para nossa incapacidade de nos lembrarmos das informações. Segundo a teoria da deterioração, as memórias se deterioram devido à passagem do tempo. Perdas severas de memória remontam a lesões cerebrais provocadas por acidentes, cirurgias, má alimentação ou doenças.

28 Esquecimento Lesões na cabeça podem causar a amnésia retroativa, que é a incapacidade de as pessoas se lembrarem do que lhes aconteceu pouco antes de sofrerem a lesão. Alguns estudos se concentraram no papel do hipocampo para a formação da memória de longo prazo. Outras pesquisas enfatizaram o papel dos neurotransmissores, especialmente a acetilcolina, no processo da memória.

29 Tipos de interferência na MLP
Retroativa: Processo por meio do qual cada nova informação interfere nas informações que já estão na MLP. Proativa: Processo por meio do qual as informações antigas interferem na aprendizagem de novas informações.

30 Aprendizagem dependente do estado
Quando fatores do ambiente que estavam presentes durante a aprendizagem se ausentam na recuperação, pode haver esquecimento dependente do estado. A capacidade de se lembrar de informações também é afetada pelo estado fisiológico em que a pessoa se encontrava quando aprendeu tais informações. Esse processo é chamado de memória dependente do estado.

31 O processo reconstrutivo
Às vezes, nós "reconstruímos" as memórias a fim de realizarmos nossa autodefesa social ou pessoal, conforme se demonstrou em pesquisas sobre testemunhas oculares.

32 Melhorando sua memória
Alguns passos podem ajudar a melhorar a memória: Desenvolva a motivação. Exercite as habilidades da memória. Confie em sua capacidade de se lembrar das coisas. Minimize as distrações. Mantenha-se concentrado.

33 Melhorando sua memória
Estabeleça conexões entre novas informações e outras que já estejam armazenadas na memória de longo prazo, utilizando técnicas como a mnemônica. Use tanto a imagética mental quanto as pistas de recuperação. Conte com algo além da memória. Tenha consciência de que seu esquema pessoal pode distorcer sua recordação dos acontecimentos.

34 Tópicos especiais em relação à memória

35 Que fatores podem influenciar sua capacidade de se lembrar de algo com precisão?
Os valores e costumes de determinada cultura têm um efeito profundo em relação ao que as pessoas se lembram e à facilidade com a qual se lembram. O mesmo acontece com as emoções que relacionamos a uma memória, de modo que eventos carregados de emoções são lembrados por toda a vida.

36 Que fatores podem influenciar sua capacidade de se lembrar de algo com precisão?
As estratégias que usamos para armazenar e recuperar as informações também afetam a precisão com a qual nos lembramos de algo. Muitas escolas ocidentais enfatizam a capacidade de recordar longas listas de palavras, fatos ou números que não estão associados à vida diária. Sociedades nas quais a informação é passada adiante por meio de uma rica tradição oral podem, em vez disso, enfatizar a memória para eventos que afetem diretamente a vida das pessoas.

37 Memória autobiográfica
A memória autobiográfica se refere aos acontecimentos da vida de uma pessoa. Nem todos esses acontecimentos são lembrados com a mesma clareza, obviamente, e alguns não chegam sequer a ser lembrados. As memórias autobiográficas são geralmente mais fortes para eventos que tiveram impacto importante em nossa vida ou que causaram fortes emoções.

38 Amnésia infantil A amnésia infantil:
Pode resultar do desenvolvimento incompleto de estruturas cerebrais antes dos 2 anos de idade. Do fato de as crianças não possuírem uma nítida compreensão de si mesmas como indivíduos. Da falta de habilidades da linguagem, utilizadas na consolidação das experiências dos primeiros anos de vida Ou pode estar mais relacionada a uma incapacidade de os adultos recuperarem memórias que foram, de fato, armazenadas durantes os dois primeiros anos de vida.

39 Memórias instantâneas
Anos após a ocorrência de eventos dramáticos ou significativos, as pessoas geralmente possuem lembranças vívidas de tais eventos, bem como dos incidentes relacionados a eles. Essas memórias são conhecidas como memórias instantâneas.

40 Memórias instantâneas
Segundo o que hoje chamamos de teoria “fotográfica”, o evento dá início a um mecanismo no cérebro que captura a memória, imprime-a como uma fotografia e armazena-a por muito tempo. Pesquisas recentes desafiaram as suposições de que as memórias instantâneas sejam precisas e estáveis.

41 Memórias recuperadas As pessoas podem passar por um evento traumático, perder todas as memórias referentes a ele, mas depois recuperá-las. Essas memórias recuperadas são altamente controversas, já que as pesquisas mostram que as pessoas podem ser induzidas a se “lembrar” de eventos que nunca aconteceram. Até o momento não existe um modo exato para distinguir entre as memórias recuperadas verdadeiras e as falsas.


Carregar ppt "Memória."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google