A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A origem e o destino do homem. O processo de desenvolvimento de espécies de hominídeos, seres pré- históricos ancestrais ou não do homem atual, é um dos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A origem e o destino do homem. O processo de desenvolvimento de espécies de hominídeos, seres pré- históricos ancestrais ou não do homem atual, é um dos."— Transcrição da apresentação:

1 A origem e o destino do homem

2 O processo de desenvolvimento de espécies de hominídeos, seres pré- históricos ancestrais ou não do homem atual, é um dos assuntos, dada à ferocidade como vem sendo tratado desde a sua origem, que mais suscita reticências e metáforas.

3 A evolução do homem é estudada pela Paleoan- tropologia, disciplina científica que tem origem no século passado, com as descobertas de instrumentos de pedra e de fósseis

4 e com a Teoria da Evolução das Espécies, apresentada por Charles Darwin ( ) para amarrar estes achados sob uma ótica científica.

5 A assim chamada Paleoantropologia nasceu das observações e demonstrações das semelhanças anatômicas entre o homem e os macacos, como gorilas e chimpanzés, feita por Darwin e discípulos como Thomas Huxley ( ) e Ernest Haeckel ( ).

6 A noção, então ainda tênue, de que os seres vivos evoluem, isto é, se modificam durante a sua história na Terra, leva à suposição de que ancestrais humanos teriam formas parecidas com as dos símios.

7 Buscava-se, então, freneticamente, o elo perdido, isto é, um animal a meio caminho entre o homem e o macaco, ancestral entre homens e macacos, como rapidamente foi popularizado. Contudo, este elo perdido nunca foi encontrado.

8 Os primatas do gênero Australopithecus, encontrados em vários pontos da África, viveram entre 5,5 milhões e 1 milhão de anos atrás. Já andavam eretos, tinham cérebro bem maior do que o dos macacos e não possuíam dentes caninos pronunciados. Diferentemente de macacos, viviam em savanas e não em florestas..

9 O Paranthropus, mais primitivo, desprovido de fronte, apresentava uma crista sagital, forte proeminência da arcada supra-orbital e molares maciços, indicando um regime vegetariano.

10 Em 1960 Louis Leakey encontrou, na África, cerca de seis fósseis e chamou de Homo habilis. Sua reconstrução sugere uma criatura com 1,25 m de altura, dentes pequenos e pés semelhantes aos do homem.

11 Junto com os restos foram encontrados seixos trabalhados com bordas cortantes, indicando que o Homo habilis era capaz de trabalhar a pedra. Essa espécie, datada de anos, é considerada o ancestral da espécie humana.

12

13

14 O homem de Java, um dos mais antigos hominídeos, foi descoberto por Eugene Dubois, em 1891, na região leste de Java. Inicialmente foi chamado de Pithecantropus erectus, nome posteriormente alterado para Homo erectus.

15 A reconstrução esquelética indicou que o adulto atingia 1,70 m de altura, pesava 70 quilogramas e tinham um andar semelhante ao do homem atual.

16 A capacidad e craniana variava de 700 a centímetro s cúbicos. As arcadas supraciliar es eram proeminent es.

17 O Homo erectus não apresentava queixo; os dentes grandes e os caninos não ultrapassavam os demais dentes. Vivia em cavernas ou abrigos de pedra por ele construídos.

18 Em 1920, em escavações em cavernas próximas a Pequim, Davidson Black encontrou o chamado homem de Pequim.

19 Ao lado do homem de Pequim foram encontrad os objetos talhados em pedra e restos de cinza, provando o conhecim ento do fogo.

20 Há cerca de anos atrás surgiu o Homo sapiens, do qual existem numerosas amostras. Ele teria-se apresentado em duas superfícies: Homo sapiens neanderthalensis e Homo sapiens sapiens

21 O primeiro, homem de Neandertal, foi descoberto no Vale do Neander, próximo a Dusseldorf, sendo de constituição forte, cuja altura variava de 1,50 m a 1,60 m.

22 A capacidade craniana atingia1.750 centímetros cúbicos e sua postura era ereta. Os neandertalenses habitavam cavernas,

23 fabricavam armas de sílex, caçavam e enterravam seus mortos com alimentos e ornamentos. O homem de Neandertal foi um ramo lateral que se extinguiu sem contribuir para a posterior evolução do homem atual.

24 O Homo sapiens sapiens substituiu, há cerca de anos, o Homo neandertha lensis e conduziu ao homem moderno.

25 O homem moderno é o homem de Cro-Magnon, encontrado em formações rochosas do Cro-Magnon, no centro-sul da França.

26 Viveu de 20 a 30 mil anos atrás. Tinha elevada estatura e capacidad e craniana comparáve l à nossa: 1590 centímetro s cúbicos.

27 Caçava com arca e arpão. Tinha elevado nível cultural, realizando escultura e cultuando os mortos. Nos túmulos depositavam alimentos, adornos, utensílios e armas.

28 A variabilidade do Homo sapiens e o desenvolvimento de suas faculdades intelectuais são responsáveis pelo amplo sucesso da espécie.

29 De origem tropical, o homem conseguiu superar as condições climáticas e povoar a Terra inteira.


Carregar ppt "A origem e o destino do homem. O processo de desenvolvimento de espécies de hominídeos, seres pré- históricos ancestrais ou não do homem atual, é um dos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google