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CENTRO DE ENSINO SUPERIOR E DESENVOLVIMENTO ESCOLA SUPERIOR DE AVIAÇÃO CIVIL CURSO DE CIÊNCIAS AERONÁUTICAS.

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1 CENTRO DE ENSINO SUPERIOR E DESENVOLVIMENTO ESCOLA SUPERIOR DE AVIAÇÃO CIVIL CURSO DE CIÊNCIAS AERONÁUTICAS

2 Meteorologia I I AVISO DE AERODROMO e AVISO DE GRADIENTE DE VENTO

3 AVISO DE AERÓDROMO O Aviso de Aeródromo será preparado pelo CMA-1 em referência aos aeródromos que estejam sob sua responsabilidade. O Aviso de Aeródromo consistirá de informações concisas sobre as condições meteorológicas adversas que possam afetar a segurança das aeronaves no solo (inclusive as estacionadas), as instalações e os serviços do aeródromo. O Aviso de Aeródromo será cancelado quando as condições deixarem de ocorrer ou quando já não se espere que venham ocorrer no aeródromo.

4 O período de validez do Aviso de Aeródromo não será superior a 4 horas. O número de série corresponderá ao número de Avisos de Aeródromo expedidos a partir de 0001 UTC do dia em questão. O Aviso de Aeródromo deverá conter informa- ções sobre a observação ou previsão de um ou mais dos seguintes fenômenos:

5 a) ciclone tropical (caso seja prevista, no aeródromo, a velocidade média do vento à superfície, de 34 kt ou mais, em um período de 10 minutos); b) trovoada; c) granizo; d) neve (incluindo o acúmulo de neve observada ou prevista); e) precipitação congelante; f) escarcha; g) tempestade de areia; h) tempestade de poeira; i) areia ou poeira levantada pelo vento; j) ventos e rajadas fortes à superfície; k) trovoadas com aguaceiro; l) geadas; m) cinzas vulcânicas; n) tsunami; e o) outros fenômenos.

6 Quando um mesmo fenômeno motive a confecção de Aviso de Aeródromo para mais de um aeródromo, poderá ser divulgado um único Aviso em referência a todos os aeródromos em questão. Neste caso, não deverá ser excedido o número de cinco aeródromos por Aviso. Deverá ser utilizada as abreviaturas aprovadas pela OACI e valores numéricos. Caso não se disponha dessas abreviaturas, deve-se utilizar texto em linguagem clara no idioma Inglês.

7 Exemplos de Aviso de Aeródromo: SBBR AD WRNG 4 VALID / TS OBS INTSF SBCT AD WRNG 4 VALID / SFC WSPD 40KT MAX 60 OBS AT 2145Z INTSF SBBE AD WRNG 7 VALID / HVY TS SFC WSPD 35KT MAX 50 OBS AT 2050Z INTSF SBFZ AD WRNG 9 VALID / TS SFC WSPD 35KT MAX 60 OBS WKN SBFZ AD WRNG 10 VALID / CNL AD WRNG / SBGW/SBKP/SBTA/SBYS AD WRNG 4 VALID / TS SFC WSPD 50KT MAX 75 OBS AT 2145Z INTSF

8 AVISO E ALERTA DE CORTANTE DO VENTO O Aviso de Cortante do Vento será preparado pelo CMA-1 em referência aos aeródromos que estejam sob sua responsabilidade. O Aviso de Cortante do Vento consistirá de informações concisas sobre a observação ou previsão de cortante do vento, que possa afetar adversamente as aeronaves na trajetória de aproximação (APCH) ou de decolagem (CLIMB-OUT), ou durante o procedimento de aproxima- ção entre o nível da pista e uma altura de 500 m (1.600 ft) acima desta, e aeronaves na pista por ocasião do pouso ou durante a corrida de decolagem.

9 Quando a topografia local tenha demonstrado que se originam cortantes do vento notáveis a alturas acima dos 500 m (1.600 ft) sobre o nível da pista, essa altura não será considerada como limite restritivo. O Aviso de Cortante do Vento será cancelado quando já não for prevista a ocorrência de cortante do vento ou após informações de aeronave não constatando mais a sua existência. O período de validez do Aviso de Cortante do Vento não será superior a 4 horas. Nos aeródromos onde a cortante do vento é detectada através de sistema de equipamentos de detecção instalado no solo ou sensores remotos, será emitido o Alerta de Cortante do Vento gerado por esse sistema.

10 O Alerta de Cortante do Vento consistirá de informações concisas e atualizadas relacionadas à existência de cortante do vento envolvendo uma mudança no vento de proa e de cauda de 15 kt (30 km/h) ou mais, que poderiam afetar adversamente uma aeronave na aproximação final ou na decolagem. Os Alertas de Cortante do Vento devem ser atualizados, pelo menos, a cada minuto. O Alerta será cancelado assim que a mudança no vento de proa e de cauda seja menor que 15 kt (30 km/h).

11 DETECÇÃO DE CORTANTE DO VENTO A evidência da existência de cortante do vento será derivada de: a) equipamento de teledetecção de cortantes do vento instalado no solo, por exemplo, radar DOPPLER ou perfiladores do vento; b) equipamento de detecção de cortantes do vento instalado no solo, por exemplo, um conjunto de sensores de vento à superfície e/ou de pressão instalados ordenadamente em pistas específicas e associada às trajetórias de aproximação e decolagem; c) observações de aeronaves, durante as fases de decolagem ou aproximação;ou d) outras informações meteorológicas, por exemplo, provenientes de sensores instalados em mastros ou torres existentes na vizinhança do aeródromo ou em elevações de áreas próximas.

12 Normalmente, as condições de cortantes do vento estão associadas aos seguintes fenômenos: a) trovoadas, micro-rajadas (MBST), nuvens-funil (tornado ou tromba d'água) e frentes de rajada; b) superfícies frontais; c) ventos fortes à superfície, associados à topografia local; d) frentes de brisa marítima; e) ondas orográficas (inclusive rotoras de nível baixo na área terminal); e f) inversão de temperatura em níveis baixos.

13 O Aviso de Cortante do Vento será confeccionado em referência a um único aeródromo por Aviso. O texto deverá utilizar as abreviaturas aprovadas pela OACI e valores numéricos. Caso não se disponha utilizar texto em linguagem clara no idioma Inglês. Quando informes de aeronaves forem utilizados para preparar um Aviso de Cortante do Vento ou para confirmar um Aviso anterior- mente emitido, as referidas informações, inclusive o tipo da aeronave, deverão ser emitidas sem modificações. NOTA 1: Pode ocorrer o relato de dois informes diferentes de aeronaves sobre cortante do vento, um da aeronave que chega e outro da aeronave que parte. NOTA 2: Especificações para se relatar a intensidade da cortante do vento ainda estão em estudo. Porém, os pilotos, ao relatar a cortante do vento, podem qualificá-la, usando os termos moderada, forte ou severa, baseados, em grande parte, em uma avaliação subjetiva da intensidade da cortante do vento encontrada.

14 Exemplos de Aviso de Cortante do Vento: SBBR WS WRNG VALID TL MOD WS IN APCH REP AT 1210 B747 SBBR WS WRNG VALID / SEV WS APCH RWY29 OBS AT 1200 SFC WIND: 320/10KT 200FT-WIND: 360/25KT SBCT WS WRNG VALID / WS IN CLIMB-OUT FCST SBRJ WS WRNG VALID TL MBST APCH RWY20 OBS AT 0220 SFC WIND: 290/15KT 300FT-WIND: 260/30KT SBRJ WS WRNG VALID TL CNL WS WRNG /120340


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