A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONCEITOS Processo produtivo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONCEITOS Processo produtivo"— Transcrição da apresentação:

1

2 CONCEITOS Processo produtivo
À seqüência de atividades que, executadas sempre da mesma forma e na mesma ordem, resulta no produto ou serviço pretendido dá-se o nome de processo produtivo. A norma ISO 9000:2000 define processo como um conjunto de atividades interrelacionadas ou interativas que transforma insumos (entradas) em produtos (saídas).

3 CONCEITOS Estudo de processos de trabalho: a análise de métodos ou processos de trabalho aborda técnicas que submetem a um detalhado estudo cada operação de uma dada tarefa, com o objetivo de eliminar qualquer elemento desnecessário à operação e também conseguir determinar o melhor e mais eficiente método para executar cada operação da tarefa. Engenharia de fábrica: também denominada engenharia industrial ou engenharia de manufatura, é o setor que deve estabelecer o método de trabalho ou o processo mais eficiente, ou seja, que procura otimizar o local de trabalho com relação a ajustes de máquinas, manuseio e movimentação de materiais, leiaute, ferramentas e dispositivos específicos, medição de tempos e racionalização de movimentos. Projeto de trabalho: projetar um trabalho consiste em definir uma forma padronizada para o desenvolvimento do trabalho. Define quais serão as tarefas e sua seqüência, os indicadores de medida e controle, os métodos de trabalho, a tecnologia, a autoridade e a responsabilidade da operação. Preocupa-se também com as atividades que influenciam o relacionamento entre pessoas.

4 Seqüência de ações para análise de processos de trabalho

5 Registro de um processo industrial
Procedimento documentado que define o projeto de trabalho. Registros de processos são aplicáveis tanto para tarefas mais simples e rotineiras, como a montagem de determinado componente, como para tarefas mais complexas, como o procedimento de recebimento e conferência da qualidade de materiais. A utilização de procedimentos documentados traz várias vantagens para os gestores de produção. Dentre as mais expressivas pode-se mencionar: Treinamento de novos funcionários; Fonte de consultas à dúvidas; Descentralização do conhecimento; Facilidade de auditoria; Definição de responsabilidades e criação de padrões de avaliação;

6 Técnicas de Registro do Processo Produtivo Fluxograma Mapofluxograma Matriz de-para Diagrama homem-máquina Diagrama SIMO

7

8 Gráfico do Fluxo do Processo ou Fluxograma
Conceituação: O fluxograma do processo tem o objetivo de representar esquematicamente o processo de produção através das seqüências de atividades de transformação, exame, manipulação, movimento e estocagem por que passam os fluxos de itens de produção. O gráfico representa os diversos passos do processo produtivo. Inicia, usualmente, com a entrada da matéria-prima na fábrica e a segue em cada um dos seus passos, tais como transportes, armazenamentos, inspeções, montagens, etc., até que ela se torne ou um produto acabado ou parte de um subconjunto.

9 Técnicas de Registro do Processo Produtivo – Fluxograma

10 Gráfico do fluxo de processo
O fluxograma do processo tem o objetivo de representar esquematicamente o processo de produção através das seqüências de atividades de transformação, exame, manipulação, movimentação e estocagem por que passam os fluxos de itens de produção. O gráfico representa os diversos passos do processo produtivo. Inicia, usualmente, com a entrada da matéria-prima na fábrica e a segue em cada um dos seus passos, tais como transportes, armazenamentos, inspeções, montagens, etc., até que ela se torne ou um produto acabado ou parte de um subconjunto.

11 Gráfico do Fluxo do Processo ou Fluxograma
Construção: por observação contínua direta ou filmagem, seguindo-se o objeto através do processamento, e identificando-se as etapas sucessivas e informações correlatas a partir do registro do processo, ou seja, das fichas de fabricação, de montagem, de rotinas, das ordens de serviço do operador e das fichas de carga de máquinas. Vários anos atrás, os Gilbreth criaram um conjunto de 40 símbolos usados na preparação dos gráficos do fluxo do processo. Recentemente, AMERICAN SOCIETY MECHANICAL ENGENIEERS (ASME) introduziu como padrão, apenas cinco símbolos que são descritos a seguir:

12 Gráfico do Fluxo do Processo ou Fluxograma - Simbologia
Mudança intencional de estado, forma, ou condição sobre um material ou informação, como: montagem, desmontagem, transcrição, fabricação, embalagem, processamento, etc. Transformação Identificação ou comparação de alguma característica de um objeto ou de um conjunto de informações com um padrão de qualidade ou de quantidade. Inspeção Movimento de um objeto ou de um registro de informação de um local para outro, exceto os movimentos inerentes à operação ou inspeção. Transporte Quando há um lapso de tempo entre duas atividades do processo gerando estoque intermediário no local de trabalho e que para ser removido não necessita de controle formal. Espera Retenção de um objeto ou de um registro de informação em determinado local exclusivamente dedicado a este fim e que para ser removido necessita de controle formal. Armazenamento

13 Gráfico do Fluxo do Processo ou Fluxograma - Simbologia
Atividade combinada : no caso, o material sofre uma operação e, ao mesmo tempo, uma inspeção. operação/inspeção Atividade combinada : o material é processado ao mesmo tempo que está sendo transportado. operação/transporte

14 Tipos de fluxogramas Os fluxogramas industriais podem ser desenhados de várias formas:

15

16

17 Formulários padronizados de fluxogramas
São formulários impressos para elaboração de fluxogramas

18 Exemplo: 1. Barras no almoxarifado Folha de registro:
Processo: Fabricação de parafusos 2. Transportar para o torno 3. Cortar no torno São retiradas barras de aço do almoxarifado que são transportadas ao setor de tornos. No setor de tornos, cada barra é colocada em um dos tornos existentes, é cortada no comprimento certo, e as peças são colocadas em caixas e aguardam o transporte para operação de “prensar a cabeça” do parafuso. A essa peça chamamos de rebite. Os rebites caem da prensa em uma caixa e aguardam a empilhadeira recolhe as caixas de rebites liberadas pelo controle da qualidade e as leva ao setor de rosqueamento. O operador do setor coloca as peças no alimentador da máquina de formar rosca, e os parafusos prontos são recolhidos em caixas que são levadas por empilhadeira até o almoxarifado. 4. As peças aguardam em caixa 5. Transportar para as prensas 6. Prensar 7. Inspecionar os rebites 8. Aguardar a empilhadeira 9. Transporte para o almoxarifado 10. Armazenagem no almoxarifado

19 Atividade Quantidade Tempo Distância 3 1 4 2

20

21

22

23

24

25 Mapofluxograma O mapofluxograma representa a movimentação física de um item através dos centros de processamento dispostos no arranjo físico de uma instalação produtiva, seguindo uma seqüência ou rotina fixa. A trajetória ou rota física do item, que pode ser produto, material formulário ou pessoa, é desenhado, por meio de linhas gráficas com indicação de sentido do movimento, sobre a planta baixa em escala da instalação envolvida. O mapofluxograma permite estudar em conjunto, as condições de movimentação física que se segue um determinado processo produtivo, os espaços disponíveis ou necessários e as localizações relativas dos centros de trabalho. O modelo fornece uma visão compacta e global do processo, existente ou proposto, em termos de sua ocupação física na instalação produtiva.

26 Mapofluxograma

27 Mapofluxograma O uso corrente de mapofluxograma é no estudo de aperfeiçoamento do arranjo físico ou “layout”, de instalações produtivas. Isto tanto na fase de projeto, mostrando as disposições físicas propostas nas soluções alternativas, como em revisões das distribuições dos equipamentos existentes nas instalações (relayout).

28 Mapofluxograma

29 Mapofluxograma Os problemas e defeitos típicos, relativos ao fluxo do item no arranjo físico de um sistema produtivo, são: Atividades desnecessárias ou dispensáveis Possibilidade de agrupar e combinar atividades Movimentos longos entre atividades Retornos Cruzamentos de fluxo Incompatibilidade da direção do fluxo em relação a sua grandeza ou freqüência Pontos de congestionamento de tráfego Localização das áreas de estoque em relação às áreas de trabalho e às áreas de recebimento e expedição

30

31 Passos a serem seguidos na execução de um Gráfico do Fluxo do Processo e de um Mapofluxograma
Determine a atividade a ser estudada. Decida se o objeto a ser seguido é uma pessoa, produto, peça material ou impresso. Não mude de objeto durante a construção do gráfico do fluxo do processo. Escolha pontos definidos para o início e o término do gráfico, a fim de que se garanta a cobertura da atividade que se deseja estudar. O gráfico do fluxo do processo deverá conter uma coluna para a distancia percorrida (em metros) uma para o símbolo e uma para a descrição. Devem ser empregados os cinco símbolos da ASME. Cada passo do processo produtivo deve ser indicado para que a análise tenha qualidade.

32 Inclua no gráfico do fluxo do processo um resumo mostrando o número de operações, o número de transportes, o número de inspeções e o número de esperas e armazenamentos.Este resumo será útil para comparação com o método melhorado. Obtenha plantas do departamento ou da fábrica mostrando a localização das máquinas e o equipamento usado na produção. Se não puderem ser obtidas, desenhe esquemas em escala. Desenhe nas plantas o fluxo do objeto através da fábrica, anotando a direção do movimento, e inserindo nas linhas os símbolos da ASME indicando o que e onde está sendo executado.

33

34 Thank You !


Carregar ppt "CONCEITOS Processo produtivo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google