A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ARRANJO FÍSICO Definição : é a disposição de máquinas, equipamentos e serviços de suporte em uma determinada área, com a finalidade de minimizar o volume.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ARRANJO FÍSICO Definição : é a disposição de máquinas, equipamentos e serviços de suporte em uma determinada área, com a finalidade de minimizar o volume."— Transcrição da apresentação:

1 ARRANJO FÍSICO Definição : é a disposição de máquinas, equipamentos e serviços de suporte em uma determinada área, com a finalidade de minimizar o volume de transporte de materiais no fluxo produtivo de uma fábrica. Matéria prima PROCESSO PRODUTIVO – Produto acabado.

2 OBJETIVOS DO ESTUDO DO ARRANJO FÍSICO
- Fazer a melhor combinação de material, equipamento e mão-de-obra no espaço disponível, - Conseguir a integração de todos os fatores que afetam o arranjo físico, - Assegurar que o estudo fará parte do plano de instalação industrial, que integrará todos os recursos de produção num conjunto lógico e ordenado. - Dar flexibilidade em caso de modificações. Facilidade de organização da produção, Maior satisfação e segurança física do pessoal envolvido na produção, facilitando a supervisão.

3 - Afetar a capacidade e a produtividade das operações,
PARA PROJETAR O ARRANJO FÍSICO DEVE SER LEVADO EM CONTA - Produto a ser fabricado, - Quantidades a serem produzidas, - Roteiros de Produção, - Serviços de suporte, - Tempo dispendido na produção. DECISÕES TOMADAS SOBRE O ARRANJO FÍSICO DE UMA INSTALAÇÃO PODE: - Afetar a capacidade e a produtividade das operações, - Uma mudança adequada no arranjo físico, muitas vezes aumenta a produção com os mesmos recursos, - As mudanças podem representar custos elevados e dificuldades técnicas para futuras reversões, - O arranjo físico não é imutável.

4 ARRANJO FÍSICO LINEAR OU POR PRODUTO
TIPOS DE ARRANJOS FÍSICOS - Arranjo Físico Linear ou por Produto, - Arranjo Físico Funcional ou por Processo, - Arranjo Físico Posicional ou de Posição Fixa, - Arranjo Físico Celular. ARRANJO FÍSICO LINEAR OU POR PRODUTO CARACTERÍSTICAS: - Produto fabricado em grandes quantidades e semelhantes entre si - Equipamentos dedicados, dispostos de acordo com sequência de operações, - Utilizado em sistema de produção contínuo, - Programação e controle da produção mais simplificado, - Exige balanceamento da linha de produção.

5 VANTAGENS DO ARRANJO FÍSICO LINEAR OU POR PRODUTO :
Baixo custo unitário do produto, Manuseio simplificado de materiais, Baixos custos de treinamento da mão-de-obra, Alta produtividade, Baixa quantidade de estoque de produtos em processamento. DESVANTAGENS: Trabalho repetitivo, Falta de flexibilidade, Máquinas e operários especializados nem sempre são aproveitados em outras tarefas, Quebra eventual de máquina, afeta todo o sistema. Ex. Linha de Montagem de Automóveis

6 ARRANJO FÍSICO FUNCIONAL OU POR PROCESSO CARACTERÍSTICAS:
As máquinas ficam fixas e o produto se movimenta, Os produtos e os roteiros de produção são variáveis, Utilizado em sistemas de produção intermitente, As máquinas e equipamentos são agrupados por função. VANTAGENS: - Flexibilidade do sistema em adaptar-se a produtos ou serviços variados, - Falhas localizadas no sistema, não afetam todo o sistema, as operações gozam de certa independência, - Permite a implantação de sistemas de incentivo individual e por desempenho, - É adaptado a demanda intermitente.

7 ARRANJO FÍSICO POSICIONAL OU DE POSIÇÃO FIXA
DESVANTAGENS: Estoque de material em processo tendem a ser elevados, Programação e o controle da produção torna-se complexa, Manuseio de materiais tende a ser ineficiente, Obtenção de volumes relativamente modestos de produção. Ex. Marcenaria, Confecções. ARRANJO FÍSICO POSICIONAL OU DE POSIÇÃO FIXA CARACTERÍSTICAS: Produto fabricado com grandes dimensões, Poucas unidades fabricadas, Produto fica fixo e os recursos produtivos dirigem-se a ele, Utilização de equipamentos de alta flexibilidade.

8 VANTAGENS DO ARRANJO FÍSICO POSICIONAL OU DE POSIÇÃO FIXA :
- Transporte de unidades montadas é reduzido, - A responsabilidade pela qualidade recai sobre um indivíduo ou grupo, - Possibilidade de fazer mudanças nos produtos, projetos ou na seqüência das operações, - Arranjo adaptado a variedade de produtos e a demanda intermitente. DESVANTAGENS: - Baixa produção, - Esforço grande de coordenação das atividades e pessoal envolvidos. Ex. Construção Civil, Construção Naval .

9 ARRANJO FÍSICO CELULAR CARACTERÍSTICAS:
Lotes de tamanho médio, produtos e roteiros variados, Agrupamento das máquinas e equipamentos geralmente em forma de “U”, Utilização de operários polivalentes, Ajusta-se ao Just-In-Time. VANTAGENS: Mutabilidade das células, Permite controle da produção mais simples e eficaz, As células permitem visualização clara dos processos de produção, facilitando o controle e supervisão, As máquinas podem ser dispostas de modo a permitir aos operadores controlar várias delas ao mesmo tempo, Os operários são treinados para executarem várias tarefas.

10 Ex. ARRANJO FÍSICO LINEAR : Linha de montagem de automóveis.
Ex. ARRANJO FÍSICO FUNCIONAL : Marcenaria, confecções TORNO A FRESA A RETÍFICA TORNO A FRESA B RETÍFICA TORNO B FRESA B PLAINA TORNO C = LOTE

11 Ex. ARRANJO FÍSICO CELULAR EM “U”
FURADEIRA TORNO TORNO TORNO FURADEIRA FRESA FRESA PLAINA PLAINA FURADEIRA TORNO TORNO FURADEIRA Operador Operador FRESA PLAINA FRESA


Carregar ppt "ARRANJO FÍSICO Definição : é a disposição de máquinas, equipamentos e serviços de suporte em uma determinada área, com a finalidade de minimizar o volume."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google