A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PORTFÓLIO DE MATEMÁTICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PORTFÓLIO DE MATEMÁTICA"— Transcrição da apresentação:

1 PORTFÓLIO DE MATEMÁTICA
NOME:JAQUELINE SANTOS MACHADO TURMA:300

2 INTRODUÇÃO Este é o primeiro portfólio. Nele vocês poderão ver um pouco do que eu entendi sobre geometria plana (o que na verdade não foi muita coisa). Comento também sobre provas, exercícios,sobre o contrato e o pbworks. Prometo a vocês que no meu próximo portfólio terão bem mais conteúdos.

3 SUMÁRIO ITEM 1:GEOMETRIA PLANA
ITEM2: LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE GEOMETRIA PLANA ITEM3: ÁREA ITEM 4: EXERCÍCIOS VALENDO NOTA ITEM 5: PROVA 1 ITEM 6: CONTRATO ITEM 7: EXERCÍCIOS DO LIVRO ITEM 8: POLIEDROS ITEM 9: PBWROKS ITEM 10: AUTO-AVALIAÇÃO

4 GEOMETRIA PLANA Para mim, esta matéria é bem complexa, aliás, para mim a matemática é no geral complexa. Na geometria plana estudamos os cálculos das figuras que vemos no nosso dia a dia. Na minha opinião o mais chato dessa matéria é que para cada figura usamos um cálculo diferente. Por exemplo, para calcular a área de um quadrado é necessário fazer ladoxlado. Já para sabermos qual é a área de um trapézio precisamos usar a fórmula A=(b+B).h 2

5 LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE GEOMETRIA PLANA
Como todo ano,a professora Aline nos passou uma lista de exercícios. A nossa primeira lista de exercícios do ano foi sobre geometria plana. Essa lista continha 10 exercícios. Posso afirmar com certeza que essa foi a lista mais fácil do ano. Nós precisávamos apenas calcular as áreas e os perímetros das figuras. O meu exercício favorito dessa lista é o número 9 em que era necessário calcular a área do losango. Falando em losango, ele é a minha figura geométrica favorita.

6 ÁREA O conceito básico de área diz que ela é o preenchimento da figura e que ela possui apenas 2 dimensões. As figuras mais utilizadas no quando começamos a estudar sobre área são: quadrado, retângulo, paralelograma, triângulo, trapézio e círculo. Outra curiosidade que aprendemos quando começamos com a matéria de área é que com ela surgiu a multiplicação.

7 1ºs EXERCÍCIOS VALENDO NOTA
Bom, o que posso comentar sobre essa lista é que aconteceu mais uma vez o que sempre acontece comigo: eu acho que sei fazer as coisas mais no final das contas eu não sabia fazer nada. Cometi um ‘’festival de erros’’ nesta lista. Erros que nem me dei conta no momento em que estava resolvendo os exercícios. Depois, na hora da correção é que eu percebi realmente que na matemática quando você erra algo no meio de uma conta, com certeza você vai obter um resultado errado

8 PROVA 1 Só tenho que dizer que a minha nota foi lamentável. Eu deveria me ‘’acostumar’’ a tirar notas vermelhas em matemática. Mas acho que a gente nunca se acostuma com as coisas ruins. Deixei questões em branco, ‘’viajei’’ nas respostas e no final das contas a única coisa que acertei mesmo foi o sudoku. E olha que essa vai ser a prova mais fácil do ano. É bom o pessoal já ir se preparando pois a tendência é da matéria piorar sempre mais e mais.

9 CONTRATO No dia 16/3 nós recebemos da professora Aline um contrato que também já foi feito nos anos anteriores. Este contrato contém 17 cláusulas, 4 delas estabelecidas pela turma juntamente com a professora. Nele encontramos normas como não chegar atrasado, realizar todas as atividades propostas em aula, não faltar as aulas, etc. Regras básicas para um bom convívio. A única cláusula que eu não concordo é a número 10 que pede para que os alunos que tiraram notas abaixo de 5 nas avaliações tragam as provas assinadas pelos pais. Na minha opinião nós não somos mais crianças para ter que cumprir uma regra dessas. Até porque todos sabem que na maioria das vezes isso não funciona. Não posso dizer que cumpro todas as regras do contrato mais fácil o possível para cumprir.

10 EXERCÍCIOS DO LIVRO Esse ano estamos utilizando bastante o livro nas nossas aulas. Isso é muito bom pois com o livro podemos comparar os exercícios que a professora cria da sua ‘’cabecinha cheia de imaginação’’ (tipo exercícios ninjas e românticos) com os exercícios de autores que como mesmo diz a professora: ‘’ficam o dia inteiro sentados elaborando exercícios’’. Além disso, os exercícios são mais completos e exigem mais da nossa interpretação para resolvê-los. No fim do livro também existem algumas questões do ENEM.

11 POLIEDROS Ao começarmos o estudo dos poliedros começamos a calcular também o volume das figuras e aprendemos que um poliedro é composto de vértice, face e aresta. Para calcular essas três ‘’partes’’ de um poliedro é necessário utilizar a fórmula de Euler: V-A+F= 2. Já que nós temos o tio pit, agora temos também o tio Euler.

12 PB WORKS Todo ano, quando a professora Aline entra na sala para dar a primeira aula ela surge com uma novidade. Neste ano não foi diferente. Dessa vez ela veio com a ideia do pbworks, uma espécie de blog para podemos divulgar na rede os nossos trabalhos e projetos. Cada aluno teve que criar o seu e fazer os exercícios solicitados pela professora, No começo, a ideia não me agradou muito. Em primeiro lugar porque o site é em inglês (e eu não sei bulhufas de inglês). Segundo porque como eu trabalho e não tenho computador em casa dependo da disponibilidade de horário do laboratório e dos dias da minha folga. Tanto que não cumpri todas as atividades pois não tive tempo. Tudo bem que eu posso ir na lan house mas eu trabalho o dia todo e também nos fins de semana. Mas, agora eu até já me acostumei com o pb, acho que é uma excelente ferramenta para a nossa aprendizagem e também temos a oportunidade de mostrar os nossos trabalhos pra quem quiser ver. Outro ponto positivo do pb é que fica mais fácil de fazer atividades interdisciplinares, como a do filme Alice no País das Maravilhas que foi elaborada pelas professoras Aline de Matemática e Ivalcir de Literatura.

13 AUTO-AVALIAÇÃO Minha nota na auto-avaliação é 3 pois fui muito mal neste primeiro trimestre. Estou me dando essa nota porque tenho que ser sincera. Não fui bem na prova e nem nos trabalhos. Confesso que estava um pouco desligada nesse começo de ano. Sei que não poderia ter ‘’dado mole’’ afinal esse é o último ano. Mas,vou dar tudo de mim no próximo trimestre,pois não quero repetir de ano. Vou me esforçar ao máximo para absorver bem a matéria e com certeza no próximo trimestre o meu portfólio ficará mil vezes melhor que esse.

14

15

16

17

18


Carregar ppt "PORTFÓLIO DE MATEMÁTICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google