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1 Visual Basic Maria Alice Grigas Varella Ferreira EP-USP Abril 2003.

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Apresentação em tema: "1 Visual Basic Maria Alice Grigas Varella Ferreira EP-USP Abril 2003."— Transcrição da apresentação:

1 1 Visual Basic Maria Alice Grigas Varella Ferreira EP-USP Abril 2003

2 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP 2 VB – Visual Basic VB – Suporte à criação de interfaces para o Microsoft Windows VISUAL BASIC da Microsoft é um ambiente que permite ao programador explorar recursos para a implementação de interfaces homem-máquina gráficas e que adotam o padrão MS-WINDOWS.

3 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP 3 O VISUAL BASIC, em sua concepção inicial, gera programas que adotam a filosofia de orientação a eventos. Normalmente, VB é utilizado com outras ferramentas importantes, como, por exemplo, as destinadas a manipulação de bancos de dados (data bases). Assim, VB é uma ferramenta importante para a implementação de sistemas em tecnologia de informação (ou Engenharia da Informação) VB traz recursos importantes para a criação de interfaces. Visual Basic

4 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP 4 Visual Basic A linguagem fornece uma Biblioteca de Objetos já definidos: formulários, caixas de diálogo, “scroll bars”, botões, etc A Biblioteca contém além dos objetos de interface (widgets = quinquilharias de interface) os elementos gráficos mais comuns em Computação Gráfica bidimensional, tais como linhas, pontos, círculos e ícones. Novas bibliotecas podem ser adquiridas no mercado se isso for considerado importante para a aplicação.

5 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP 5 Visual Basic Cada classe de objeto apresenta um conjunto de atributos particulares (propriedades), bem como de métodos (para o tratamento de eventos), os quais se acham ligados às características de funcionamento de cada classe. Assim, para que o programador possa instanciar um objeto, ele deve antes de mais nada saber como esta classe funciona e quais os atributos do protótipo. Geralmente, não são tantos assim, e além disso, as ferramentas conduzem o programador, sugerindo as funções (eventos) e exibindo os atributos.

6 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP 6 Visual Basic Para ser um bom programador de VB (só de VB?) deve-se, antes de mais nada, conhecer muito bem as bibliotecas de objetos da linguagem. Conhecer Basic não é tão importante quanto conhecer as Bibliotecas, não só de widgets, mas também aquelas de componentes, como as de Bancos de Dados (Engenharia de Informação) É possível, às vezes até obrigatório, criar-se novas widgets, além daquelas fornecidos pela linguagem.

7 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP 7 Construindo a interface O aplicativo é construído através do desenho de elementos de controle sobre um formulário (form) Os formulários são elementos básicos para o VB, pois podem dar origem a novos componentes, formados por: Formulário Outros controles Estes elementos constituem agregações no conceito da orientação a objetos.

8 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP 8 Elementos de Controle Os elementos de controle são selecionados dentre um conjunto de elementos apresentados em um menu icônico, denominado na linguagem Visual Basic de Toolbox. Os elementos mais comuns aí disponíveis são: cursor, scroll bar, caixa de textos, botão de comando, seletor de elemento de lista, radio box, relógio, menus, etc. Cada elemento de controle que aparece na Toolbox representa o protótipo de uma classe de objetos de tela (objeto)

9 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP 9 Ferramentas do VB Toolbox (caixa de Ferramentas) Toolbox contém todos os objetos e controles que se pode utilizar na criação de uma aplicação. Pode-se adicionar objetos a Toolbox utilizando a Opção “Custom Controls” no menu “Tools”. Form (formulário) O formulário serve como uma janela onde se pode configurar a interface para a aplicação. Um formulário pode abrir outros formulários filhos (novas janelas filhas)

10 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP 10 Ferramentas do VB Project Window (janela de projeto) A janela de projeto contém um lista com todos os itens que compõem a aplicação, formulários, módulos de código e resource files. Properties Window (janela de propriedades) A janela de propriedades lista as propriedades de um ou mais objetos selecionados (controles ou formulários). Estas propriedades podem ser alteradas, quando o formulário ou controle é criado

11 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP 11 Ferramentas do VB Code Window (janela de código) A janela de código é aonde o código do projeto pode ser exibido ou editado. Toolbar (barra de ferramentas) A barra de ferramentas facilita o trabalho, contendo botões que servem de atalhos para os comandos mais comuns no desenvolvi- mento de projetos.

12 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP 12 Toolbox VB 4.0

13 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP 13 formulário Construindo a interface VB 4.0

14 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP 14 Toolbox Formulário MS Visual Basic.NET Janela de Propriedades

15 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP 15 Formulário com comandos, constituindo uma janela do tipo “form fill”. Esta janela é redimensionável, iconizável e passível de fechamento (estes elementos de ação estão no título da janela) Formulário composto VB 4.0

16 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP 16 Construindo a interface Cada elemento que compõe a tela - formulários e botões de controle - é representado no programa aplicativo por um objeto, no sentido utilizado pela Programação Orientada a Objetos (ou POO); isto significa que cada elemento é caracterizado por: um nome, atributos e métodos próprios. ao escolher um determinado ícone, no Toolbox, para colocar no formulário, o programador estará instanciando um novo objeto para o seu programa.

17 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP 17 Instâncias dos objetos O programador pode instanciar quantos objetos quiser de cada classe, dentro dos limites impostos pelo ambiente utilizado, e capacidades de sua máquina. Após a instanciação do objeto, o programador deverá "moldá-lo" às necessidades do aplicativo; para isso ele deverá: 1) atribuir valores apropriados aos atributos (através da janela de atributos/propriedades) 2) escrever os métodos de cada objeto (através da janela de codificação)

18 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP 18 Janela de Propriedades Janela de Proprie- Dades/Atributos VB 4.0

19 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP 19 Atribuição de valores às propriedades

20 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP 20 Janela de Projeto

21 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP 21 Janela de Codificação

22 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP 22 Construindo Menus VB 4.0

23 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP 23 Edição de menus VB 4.0 Nome usado na codificação Shortcut key Separator bar Usado para as opções que par- tilham o mesmo código Habilitado e visível na criação

24 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP 24 Habilitando e desabilitando itens do menu mnuEditSelFigura(2).Enabled = false mnuEditSelFigura(1).Visible = false Desabilita a opção Restaurar do menu anterior Torna invisível na tela e desabilita a opção Selecionar do menu anterior VB 4.0

25 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP 25 Menu Multinível

26 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP 26 Menu com itens dinâmicos Itens dinâmicos

27 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP 27 Private Sub Form_MouseUp (Button As Integer, Shift As _ Integer, X As Single, Y As Single) If Button = 2 Then ' Check if right mouse button ' was clicked. Form1.PopupMenu mnuFile ' Display the File ' menu as a pop-up ' menu. End If End Sub Pop-up menus vbRightButton

28 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP 28 Menus Pop-up com modificadores Private Sub Form_MouseUp (Button As Integer, Shift As _ Integer, X As Single, Y As Single) If Button = 2 Then ' Check if right mouse button ' was clicked. Form1.PopupMenu mnuFile, PopupMenu LEFTALIGN, 0,0 End If End Sub modificador Canto superior esquerdo

29 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP 29 Caixas de Diálogo Servem para: Solicitar dados Fornecer avisos e fornecimento de informação para o usuário Podem ser: Modais Não modais

30 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP 30 Caixas de Diálogo Modais não possuem estes comando de fechamento Podem ter mais de um botão

31 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP 31 Caixa de diálogo típica com comandos Sim/Não/Cancel

32 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP 32 Caixas de diálogo de alerta

33 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP 33 Caixas de diálogos personalizadas São formulários que contêm botões de comando, botões de opção e caixas de texto, destinadas a fornecer informações ao aplicativo Usualmente não tem botões de maximização ou minimização ou bordas alteráveis Devem conter botões de encerramento (pelo menos um) Um dos botões deve ser o default do sistema, quando o usuário digita o Enter  Default property Cancel é a seleção quando se digita Esc.

34 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP 34 Caixas de diálogos personalizadas Common Dialog

35 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP 35 Uma aplicação: calculadora 45

36 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP 36 Componentes do Formulário Similar a SUIT

37 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP 37 Código

38 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP 38 Código

39 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP 39 Código

40 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP 40 Comentários Visual Basic começou como uma linguagem orientada a eventos Hoje, Visual Basic é uma linguiagem orientada a objetos, permitindo a definição de classes e instâncias.

41 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP 41 Referências Bibliográficas Microsoft. Visual Basic 4.0 Microsoft. MSDN Library Visual Studio 6.0 release Ricardo Said. Fundamentos de Visual Basic. Disponível na rede. http://www.pegar.com.br/pegar_tutor.asp?link_id=419 http://www.pegar.com.br/pegar_tutor.asp?link_id=419 Criando Classes no Visual Basic 6.0. Disponível na rede


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