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EVANGELHO DE LUCAS Lucas: único autor grego do NT « 23 Saudações de (…) 24 Marcos, Aristarco, Demas, LUCAS, os meus colaboradores» (Flm 1,24). «4, 14 Saúda-vos.

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1 EVANGELHO DE LUCAS Lucas: único autor grego do NT « 23 Saudações de (…) 24 Marcos, Aristarco, Demas, LUCAS, os meus colaboradores» (Flm 1,24). «4, 14 Saúda-vos LUCAS, o médico amado, e Demas» (Cl 4,14). «4, 11 Somente LUCAS está comigo» (2 Tm 4,11). Companheiro de Paulo na 2ª e 3ª viagens missionárias

2 Data: Um historiador crente O mais comprido dos evangelhos 40% material próprio Destinatário: Teófilo (nome pessoal ou colectivo?) Comunidades nascida em terras pagãs O único evangelho sinóptico com prólogo Lc.1-2 História: 1. Tempo da Promessa 2. O tempo de Jesus. 3. Igreja

3 «1, 1 Uma vez que muitos lançaram mãos ( epikeiréô ) para expor uma narração ( diêgêsis ) acerca dos factos ( prágmata ) que foram cumpridos ( peplêrophorêménôn: part. perf. pass. de plêrophoréô ) entre nós, 2 como no-los transmitiram ( paradídômi ) desde o princípio ( ap archês ) testemunhas oculares ( autóptai ), que se tornaram servidores ( hypêrétai ) da palavra, 3 pareceu-me também a mim, tendo controlado ( parakolouthéô ) tudo desde o começo ( ánothen ) com acribia ( akribôs ), escrever-te de forma ordenada ( kathexês ), excelentíssimo (kratiste) Teófilo, 4 para que conheças profundamente ( epiginôskô ) a segurança ( aspháleia ) das palavras acerca das quais foste instruído ( katêchéô )» (Lc 1,1-4).

4 Lc 1,1-4 = Prólogo histórico (A) Lc 1,5-2,52 = Ev. da Infância (B) Lc 3,1-9,50 = Ministério na Galileia (C) 9,51-19,27 = Partida /subida a Jerusalém (D) Lc 19,28-21,36 = Ministério em Jerusalém (C) Lc 22,1-23,56 = Paixão – Morte – Sepultura (B) Lc 24,1-53 = Ressurreição – Aparições – Promessa do Espírito (A) Evangelho de Lucas (estrutura)

5 LUCAS I. O EVANGELHO MISSIONÁRIO II. O EVANGELHO ABERTO AO MEIO III. O EVANGELHO DO ESPÍRITO SANTO IV. O EVANGELHO DA ORAÇÃO V. O EVANGELHO DA ALEGRIA

6 . I. O EVANGELHO MISSIONÁRIO Lc 8,16; cf. 11,33 (Luz) Lc 6,17-26 (Bem-aventuranças) Lc 3,23-38 (Genealogia: vai até dão)

7 Lc 8,16; cf. 11,33 «Não se acende uma LUZ para a cobrir com um recipiente, nem para a colocar debaixo da cama, mas no candelabro, para que os que entram ( hoi eisporeuómenoi ) vejam a luz».

8 Mt 5,15 «não acendem uma LUZ para a colocar debaixo do alqueire, mas no candelabro, e alumia todos os que estão em casa ( toîs en tê oikía )».

9 Lc 6, Tendo descido com eles, ficou de pé num lugar plano, e um grupo numeroso dos seus discípulos e uma multidão numerosa do povo (laós) de toda a Judeia e de Jerusalém e do litoral de Tiro e de Sídon, 18 que tinham vindo para o escutar e fazer-se curar das suas doenças. E aqueles que eram atormentados por espíritos impuros eram curados, 19 e toda a multidão procurava tocá-lo, porque uma força saía dele e curava todos.

10 II. O EVANGELHO ABERTO AO MEIO 1. Até João / Jesus / Igreja ( Lc 16,16 ) «16, 16 A Lei e os Profetas até João. A partir daí o Reino de Deus é evangelizado ( euaggelízetai )».

11 2. Pobres e doentes Pecadores Mulheres 1,46-55 Magnificat 2,25-38 Simeão e Ana 4,18-19 Nazaré 6,17-26 Bem-aventuranças 16,19-31 Lázaro 17,11-19 Dez leprosos 15,1-32 Misericórdia 18,9-14 Publicano 23,39-43 Bom ladrão Isabel Maria Ana Viúva de Naim (7,11-17) Pec. agraciada (7,36-50) Maria Madalena Marta e Maria Mulheres curadas(8,1-3) Mulher curvada (13,10-14) O juiz e a viúva (18,1-5) Filhas de Jer. (23,27-28) »»»

12 «1, 46 … ENGRANDECE a minha alma o SENHOR, 47 e EXULTA o meu espírito em DEUS, MEU SALVADOR, 48 porque ELE OLHOU (epiblépô) para a humildade da Sua serva. Na verdade, desde agora me dirão bem-aventurada todas as gerações, 49 porque FEZ em mim grandes coisas o TODO-PODEROSO, e SANTO é o Seu NOME. 50 E a Sua GRAÇA/MISERICÓRDIA (éleos) por gerações e gerações, para aqueles que O temem. 51 FEZ força com o Seu braço, DISPERSOU os soberbos no pensamento do seu coração. 52 DEPÔS os poderosos dos tronos, e EXALTOU os humildes. 53 Os famintos ENCHEU de bens, e os ricos DESPEDIU de mãos vazias. 54 VEIO em socorro de Israel, seu servo, LEMBRANDO-SE da Sua GRAÇA/MISERICÓRDIA (éleos), 55 como tinha FALADO aos nossos pais, a Abraão e à sua descendência, para sempre» (Lc 1,46-55).

13 «3, 1 No décimo quinto ano do império de TIBÉRIO CÉSAR (14- 37), sendo PÔNCIO PILATOS governador da Judeia (26-36), HERODES (Antipas) tetrarca da Galileia (4 a.C.-39 d.C.), seu irmão FILIPE tetrarca da Itureia e da Traconítide (4 a.C.-34 d.C.), LISÂNIAS tetrarca de Abilene, 2 no pontificado de ANÁS e CAIFÁS (18-37), veio a palavra de Deus sobre JOÃO, filho de Zacarias, no deserto» (Lc 3,1-2).

14 «6, 20 Felizes vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus; 21 Felizes vós que tendes fome agora, porque sereis saciados; Felizes vós que chorais agora, porque rireis; 22 Felizes sois vós, quando os homens vos odiarem, e quando vos expulsarem e insultarem e rejeitarem o vosso nome como mau por causa do Filho do Homem».

15 3. Caminhar – 51x Lc; 37x Act / 29x Mt; 3x Mc; 13x Jo; 8x Paulo Caminho – lugar da GRAÇA na obra de Lucas – 20x Lc; 20x Act 2,44; 9,31.51; 10, ; 13,22.33; 17,11; 24, (2x).32.35… «13, 33 É necessário ( deî ) que hoje, amanhã e depois de amanhã EU CAMINHE ( poreúomai ), pois não é possível que um profeta morra fora de Jerusalém».

16 III. O EVANGELHO DO ESPÍRITO SANTO Lucas é o Evangelista do Espírito Santo ( 13x Lc contra 4x Mt, 2x Mc, 5x Jo ) 1,15 João Baptista 1,35 Maria 1,41 Isabel 1,67 Zacarias 2,25 Simeão 2,27 Simeão 3,16 Jesus baptizará 3,22 Jesus 4,1 Jesus 10,21 Jesus 11,13 O Pai dará 12,10 Blasfémia contra 12,12 Ensinará (Espírito Santo) »»»

17 «3, 19 O tetrarca Herodes, admoestado por causa de Herodíades, mulher de seu irmão, e por causa de todas as más acções que havia cometido, 20 acrescentou a tudo ainda isto: pôs João na prisão. 21 Ora, tendo todo o povo ( laós ) sido baptizado, e no momento em que Jesus, também baptizado, se achava em oração, o céu abriu-se 22 e o ESPÍRITO SANTO desceu ( katabênai: aor. inf.) sobre ele ( ep autón ) em forma corporal ( sômatikô eídei ), como uma pomba ( hôs peristerán ). E do céu veio uma voz: Tu és o meu Filho; eu hoje te gerei!» (Lc 3,19-22).

18 IV. O EVANGELHO DA ORAÇÃO Jesus em Oração Lc 3,21; 5,16; 6,12; 9,18; 9,28; 10,21; 11,1; 22,40-46; 23,34; 23,46. «3, 21 Ora, tendo todo o povo ( laós ) sido baptizado, e no momento em que Jesus, também baptizado, se achava EM ORAÇÃO (proseúchomai), o céu abriu-se 22 e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corporal, como uma pomba. E do céu veio uma voz:Tu és o meu Filho; eu hoje te gerei!».

19 V. O EVANGELHO DA ALEGRIA Desde logo, o nascimento de João Baptista será ocasião de ALEGRIA e REGOZIJO (1,14), e foi ocasião para os vizinhos e parentes se ALEGRAREM com Isabel, sua mãe (1,58). Também Maria ouve a saudação de Gabriel, que soa: «ALEGRA-TE, cheia de graça, o Senhor está contigo!» (1,28). E quando Maria saúda Isabel, esta exclama que o menino (João Baptista) dançou de REGOZIJO no seu ventre (1,44). E no Magnificat, Maria canta o seu REGOZIJO em Deus seu Salvador (1,47). E aos pastores o anjo anuncia uma grande ALEGRIA, para eles e para todo o povo (2,10). - Cf. Bem-Aventuranças, Zaqueu, Parábolas de Lc.15; alegria dos discípulos depois da Ressurreição

20 O EVANGELHO DESTE DOMINGO Lc.9,51-62

21 51 Como estavam a chegar os dias [cumpriu-se o tempo; ao completarem-se os dias…] de ser levado (elevado, levantado) deste mundo [ascensão]: Lc.24,50, Jesus dirigiu-se resolutamente (endureceu o rosto): Is.50,7:) para Jerusalém 52 e enviou mensageiros à sua frente (Ml.3,1). Estes puseram-se a caminho e entraram numa povoação de samaritanos, (universalismo) a fim de lhe prepararem hospedagem. 53 Mas não O receberam, porque ia a caminho de Jerusalém (porque tinha o rosto voltado para Jerusalém ). 54 Vendo isto, os discípulos Tiago e João disseram: «Senhor, queres que digamos que desça fogo do céu (Jesus não é Elias: II Re.1,10) e os consuma?» 55 Mas Ele, voltando-se, repreendeu- os. 56 E foram para outra povoação.

22 9,51 endureceu o rosto… (Is.50,7) Esta formulação solene assinala a importância da partida de Jesus a caminho de Jerusalém, onde se vai cumprir o mistério pascal. Aqui começa uma longa secção (v.51-19,28), onde Lc apresenta numerosos elementos que lhe são próprios, juntamente com alguns comuns a Mt e a Mc. A secção é dominada pela perspectiva da Páscoa a celebrar em Jerusalém e pelo cuidado de Jesus em preparar os discípulos para a sua missão, após a sua partida (êxodo: v.31 nota). Esta partida, ser levado deste mundo, pode referir-se à morte e à ascensão do Senhor.

23 57 Enquanto iam a caminho, disse-lhe alguém: «Hei-de seguir-te para onde quer que fores.» 58 Jesus respondeu-lhe: «As raposas têm tocas e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.» [sem domícílio, sem esposa, a sua condição é caminhar] 59 E disse a outro: «Segue-me.» Mas ele respondeu: «Senhor, (Lc. Único a chamar Jesus, o Senhor, quando fala dele) deixa-me ir primeiro sepultar o meu pai.» 60 Jesus disse-lhe: «Deixa que os mortos sepultem os seus mortos. Quanto a ti, vai anunciar o Reino de Deus.» 61 Disse-lhe ainda outro: «Eu vou seguir-te, Senhor, mas primeiro permite que me despeça da minha família.» 62 Jesus respondeu-lhe: «Quem olha para trás, depois de deitar a mão ao arado, (cf. I Re.19, Jesus é diferente de Elias) não é apto para o Reino de Deus».

24 Seguir Jesus não e simplesmente imitá-lo. Mas assumir existencialmente as suas condições de vida. Três aspirantes Três exigências que evidenciam o carácter absoluto do seguimento de Jesus a)Sacrificar segurança pessoal b)Sacrificar deveres filiais c)Sacrificar os sentimentos e vínculos familiares Toda a vida, por toda a vida!


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