A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

De perseguidor violento a modelo de paciência

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "De perseguidor violento a modelo de paciência"— Transcrição da apresentação:

1 De perseguidor violento a modelo de paciência
S. PAULO De perseguidor violento a modelo de paciência

2 EDUCADO RIGOROSAMENTE…
"Eu sou judeu. Nasci em Tarso da Cilícia, mas fui criado aqui em Jerusalém. Fui aluno de Gamaliel. Fui educado rigorosamente, conforme a lei dos nossos antepassados. Sempre procurei servir a Deus com grande fervor…(Act 22, 3)

3 NO QUE TOCA À LEI, FARISEU
Fui circuncidado ao oitavo dia, sou judeu de nascimento, pertenço à tribo de Benjamim, sou descendente de hebreus. No que diz respeito à prática da lei, eu era fariseu e tão fanático que perseguia a igreja de Cristo. Quanto ao cumprimento daquilo que manda a lei, ninguém me podia repreender em nada (Fl 3, 5-6)

4 Persegui até à morte os que seguiam o Caminho da Boa Nova… _ Act 22, 4
Quando estavam a matar Estêvão… eu também lá estava e aprovei aquele crime. Até tomei conta da roupa dos assassinos. (Act 22, 20)

5 Eu sou Jesus a quem tu persegues!
Vi uma luz que vinha do céu, mais brilhante que o Sol. Caímos todos no chão, e eu ouvi então uma voz que me dizia em aramaico: "Saulo, Saulo! Por que me persegues? De nada te vale essa teimosia." Eu então perguntei: "Quem és tu, Senhor?" A voz respondeu-me: "Eu sou Jesus, a quem tu persegues! Levanta-te e põe-te de pé! (Act 26, 13-16)

6 Serás testemunha dele, para dizeres a todos aquilo que viste e ouviste
Serás testemunha dele, para dizeres a todos aquilo que viste e ouviste Act 22, 15 Perseguia com violência a igreja de Deus e procurava destruí-la. (Gal 1, 13) Agora considero tudo como um prejuízo, em comparação com o maravilhoso conhecimento de Jesus Cristo, meu Senhor. (Fl 3, 8)

7 Aquele que dantes nos perseguia, anda a pregar a fé que primeiro queria destruir. Gal 1, 23
Meus irmãos, fiquem a saber que a Boa Nova que eu vos anunciei não é de origem humana. Não a recebi nem a aprendi de qualquer pessoa, mas foi Jesus Cristo quem ma deu a conhecer. (Gal 1, 11-12)

8 Aquilo que eu sou agradeço-o a Deus
Aquilo que eu sou agradeço-o a Deus. E os favores que ele me fez não foram em vão Cor 15, 10 Cristo morreu pelos nossos pecados, conforme o que está na Sagrada Escritura. Foi sepultado e, no terceiro dia, ressuscitou, como também está na Sagrada Escritura. Apareceu a Pedro e, a seguir, ao grupo dos doze. (…)Em último lugar, apareceu-me também a mim, que sou quase como um aborto. Com efeito, eu sou o último dos apóstolos. Nem sou digno de ser chamado apóstolo, porque persegui a igreja de Deus (1 Cor 15, )

9 Deus, pelo seu amor, escolheu-me ainda antes de eu nascer e chamou-me para o servir - Gal 1, 15

10 Prega a Boa Nova; insiste nisso a tempo e fora de tempo; avisa, ameaça, pede com muita paciência e por todos os modos. - 2Tm 4, 2

11 Não me quero orgulhar, a não ser das minhas fraquezas…Pois, quando me sinto fraco, então é que sou forte! – 2Cor 12, 5. 10

12 Paulo catequista: a adaptação aos destinatários
Na sinagoga de Antioquia da Pisídia: O Deus de Israel escolheu os nossos antepassados e fez deles um grande povo. Deu o reino a David… Um dos descendentes de David foi Jesus, a quem Deus pôs como Salvador de Israel, conforme tinha prometido. A promessa que Deus fez aos nossos antepassados… cumpriu--a agora connosco, que somos descendentes deles, ao ressuscitar Jesus, como está escrito no Salmo 2: “Tu és meu filho, desde hoje sou teu pai”. (Act 13, )

13 Adaptei-me a eles, para os converter. Fiz-me tudo para todos
Adaptei-me a eles, para os converter. Fiz-me tudo para todos! - 1 Cor 9, 22 "Atenienses, vejo que vocês são em tudo muito religiosos. Com efeito, quando dei uma volta pela cidade e vi os vossos monumentos religiosos, reparei num altar que tinha estas palavras escritas: "Ao Deus desconhecido." Pois bem, esse Deus que vocês adoram sem o conhecer, é o Deus de que eu vos falo. (Act 17, 22-23) Atenas

14 Apoiado na Palavra de Deus
Toda a Sagrada Escritura é inspirada por Deus e serve para ensinar, convencer, corrigir e educar, segundo a vontade de Deus (2Tm 3, 16) Eu recebi do Senhor aquilo que vos transmiti… (1 Cor 11, 23)

15 Anunciando incansavelmente o Senhor Jesus
Ele é a imagem do Deus invisível: nascido do Pai antes da criação do mundo. (Col 1, 15) Privou-se do que era seu e tomou a condição de escravo, tornando-se igual aos homens…humilhou-se a si mesmo, obedecendo até à morte, e morte na cruz. Por isso, Deus elevou Jesus acima de tudo! (Fl 2, 7-9) Jesus Cristo é o Senhor!

16 Louvemos a Deus pelas bênçãos maravilhosas que nos concedeu, por meio de seu Filho querido. - Ef 1, 6 Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos encheu de bênçãos espirituais do céu, por meio de Cristo. Foi em união com Cristo que também vocês receberam a Palavra da Verdade, a Boa Nova da salvação, e creram nela. Então, Deus marcou-vos com o sinal do Espírito Santo, que tinha sido prometido. (Ef 1, 3. 13)

17 Vós sois o corpo de Cristo e cada um é uma parte dele. - 1 Cor 12, 27
Todos nós, judeus ou não-judeus, escravos ou livres, fomos baptizados num só Espírito, para formarmos um só corpo. E todos recebemos o mesmo Espírito. (1 Cor 12, 13)

18 Os dons são diferentes, mas o Espírito é o mesmo. - 1 Cor 12, 4
Há funções diferentes, mas o Senhor é o mesmo. Há trabalhos diferentes, mas Deus é um só. E ele é que dá a todos força para agirem. Em cada um se manifestam os dons do Espírito, para o bem comum. (1 Cor 12, 5-7)

19 Pelo baptismo, fomos sepultados com Cristo e tomámos parte na sua morte. - Rm 6, 4
Assim podemos viver também uma nova vida à semelhança dele que ressuscitou da morte pelo poder divino do Pai. Se estamos unidos a ele por uma morte como a sua, também havemos de estar unidos a ele na passagem da morte à vida (Rm 6, 4-5) Se morrermos com Cristo... também viveremos com ele. - Rm 6, 8

20 Estão a anunciar a morte do Senhor
O Senhor Jesus, na noite em que foi entregue, tomou pão… Cor 11, 23 ...Deu graças a Deus, partiu-o e disse: "Isto é o meu corpo, entregue para vosso benefício. Façam isto, em memória de mim". Do mesmo modo, no fim da ceia tomou o cálice e disse: "Este cálice é a nova aliança feita com o meu sangue…” Sempre que comerem este pão e beberem este cálice… (1 Cor 11, 24-26) Estão a anunciar a morte do Senhor até que Ele venha

21 Façam isto, em memória de mim!
Quero lembrar-te que conserves sempre bem vivo o dom de Deus, que recebeste pela imposição das minhas mãos. Pois, o espírito que Deus nos deu não é para termos medo, mas sim para termos coragem, amor e bom senso (2 Tm 1, 6-7)

22 O homem deixará o seu pai e a sua mãe para viver com a sua mulher e os dois se tornarão como uma só pessoa. - Ef 5, 31 (cf Gn 2, 24) Os maridos devem amar a sua mulher como Cristo amou a igreja e deu a sua vida por ela. Fez isto para que ela fosse consagrada e purificada pela água e pela sua palavra. Por isso o marido ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulher respeite o seu marido. (Ef 5, )

23 O amor é eterno! Cor 13,8 Ainda que eu seja capaz de falar todas as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, as minhas palavras são como o badalar de um sino ou o barulho de um chocalho. Ainda que eu tenha o dom de falar em nome de Deus e possa conhecer os seus planos e saber tudo; ainda que eu tenha uma fé capaz de transportar montanhas, se não tiver amor, não presto para nada. Ainda que eu dê em esmolas tudo o que é meu; ainda que me deixe queimar vivo, se não tiver amor, isso de nada me serve. O amor é paciente e prestável. Não é invejoso. Não se envaidece nem é orgulhoso. O amor não tem maus modos nem é egoísta. Não se irrita nem pensa mal. O amor não se alegra com uma injustiça causada a alguém, mas alegra-se com a verdade. O amor suporta tudo, acredita sempre, espera sempre e sofre com paciência. (1 Cor 13, 1-7)

24 Para mim, viver é Cristo! - Fl 1, 21
Já não sou eu que vivo; é Cristo que vive em mim. E a minha vida presente vivo-a por meio da fé no Filho de Deus, que me teve amor e deu a sua vida por mim (Gal 2, 20) Por esse motivo é que sofro estas coisas. Mas não me envergonho, pois sei em quem pus a minha confiança (2 Tm 1, 12)

25 Caminho em direcção à meta…
Não quero dizer que já tenha chegado ao fim, ou que seja perfeito, mas continuo a ver se o consigo, visto que para isso fui conquistado por Cristo. Deste modo, caminho em direcção à meta para obter o prémio que Deus nos prometeu dar no céu por meio de Cristo Jesus. ( Fl 3, )

26 O meu sangue está quase a ser derramado em sacrifício… - 2Tm 4, 6
Lutei o melhor que pude por esta causa, percorri o meu caminho e guardei a fé. Só me resta agora receber a merecida recompensa, que o Senhor me dará, no dia marcado. Ele é o juiz justo e há-de dar-me essa recompensa não só a mim, mas também a todos aqueles que esperaram com amor a sua vinda (2 Tm 4, 7-8)

27 Vocês são uma carta de Cristo, enviada por meu intermédio. – 2 Cor 3, 3
Romanos 1 e 2 Coríntios Gálatas Efésios Filipenses Colossenses 1 e 2 Tessalonicences 1 e 2 Timóteo Tito Filémon

28 Quem nos poderá separar do amor de Cristo? - Rm 8, 35
Basílica de S.Paulo Extra-Muros Nem a morte nem a vida...


Carregar ppt "De perseguidor violento a modelo de paciência"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google