A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FLUTUAÇÕES DE GLICOSE PLASMÁTICA DURANTE O DIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FLUTUAÇÕES DE GLICOSE PLASMÁTICA DURANTE O DIA"— Transcrição da apresentação:

1

2 FLUTUAÇÕES DE GLICOSE PLASMÁTICA DURANTE O DIA
Atividade Quantidade de alimento ingerido Fase de crescimento

3 Homeostase e regulação metabólica:

4

5 Grafico glicose vs insulina

6

7

8 Rato: infusâo de glicose(125 mg/100ml)
. Rato: infusâo de glicose(125 mg/100ml) resulta em aumento de glicose e liberação de insulina Caumo A , Luzi L Am J Physiol Endocrinol Metab 2004;287:E371-E385 ©2004 by American Physiological Society

9

10 GLICÓLISE: REGULAÇÃO O fluxo da via glicolítica precisa se regulado em respostas às condições dentro e fora da célula. Duas demandas principais: Produção de ATP Fornecimento de blocos para biossíntese. Pontos de regulação: reações irreversíveis 3 enzimas-chaves Fosfofrutoquinase Hexoquinase Piruvato quinase

11

12 Regulação de atividade de proteinas por fosforilação

13 FOSFOFRUTOQUINASE Homotetrâmero, Regulação alostérica
1) Questão energética: ATP/AMP 2) Disponibilidade de blocos para biossíntese: citrato 3) Evitar acidose: pH

14

15 Regulação alostérica 1) Questão energética: ATP/AMP
2) Disponibilidade de blocos para biossíntese: citrato 3) Evitar acidose: pH Homotetrâmero

16 1) ATP: inibe a ligação do substrato, disponibilidade de energia.
2) AMP: tem o efeito contrário ao ATP, necessidade de energia. 3) Citrato: abundância de blocos, inibe a glicólise 4) Queda no pH: causado pela produção de lactato, glicólise deve ser inibida para evitar acidose. citrato GLICOSE

17 FRUTOSE 2,6-BISFOSFATO

18 É produzido pela FOSFOFRUTOQUINASE 2 (PFK 2).
Em 1980, foi observado que frutose 2,6-bisfosfato ativava a fosfofrutoquinase aumentando sua afinidade pelo substrato frutose 6-fosfato. Além disso, diminuia o efeito inibitório do ATP Frutose 2,6-bisfosfato é um ativador alostérico que desloca o equilíbrio conformocional da enzima para sua forma ativa. É produzido pela FOSFOFRUTOQUINASE 2 (PFK 2).

19 PFK2 é REGULADA por FOSFORILAÇÃO
ENZIMAS REGULATÓRIAS DA GLICÓLISE: PFK1 PFK2 FRUTOSE 2,6 BISFOSFATO PFK2 é REGULADA por FOSFORILAÇÃO

20 Mesma enzima duas atividades
Fosfofrutoquinase PFK2 Frutose 2,6 bisfosfatase FBPase Mesma enzima duas atividades

21 PFK2/FBPase2

22 DUAS ISOFORMAS- L (LIVER-FÍGADO) M (MUSCLE-MUSCULO) MESMO GENE-SPLICING ALTERNATIVO

23 PFK2/FBPase2 no fígado FIGADO

24

25 HEXOQUINASE Por que a PFK é o ponto de regulação mais importante e não a hexoquinase? Hexoquinase é inibida pelo produto da reação: glicose 6-fosfato. Ativada por fosfato inorgânico. PFK inibida =  [frutose 6-fosfato] =  [glicose 6-fosfato] = HXK inibida logo, inibição da fosfofrutoquinase vai resultar na inibição da hexoquinase!

26 GLICOQUINASE (FÍGADO)
Glicoquinase (hexoquinase IV) não é inibida por glicose 6-fosfato e tem maior Km pela glicose. (FIGADO) É importante no fígado para garantir que glicose não seja desperdiçada quando estiver abundante, sendo encaminhada para síntese de glicogênio e ácidos graxos. Além disso, quando a glicose está escassa, garante que tecidos como cérebro e músculo tenham prioridade no uso.

27 GLICOQUINASE (FÍGADO)
Hexoquinase IV é regulada pelo nível de glicose no sangue: regulação por seqüestro no núcleo celular Após refeição Durante jejum Vinda da gliconeogênese Fígado não compete com demais órgãos pela glicose escassa.

28 PIRUVATO QUINASE Último passo da via glicolítica. Fluxo de saída.
Produz ATP e Piruvato. Também é um tetrâmero apresentando diferentes isoformas em diferentes tecidos. Isoforma L (fígado) e isoforma M (músculo). Muitas propriedades em comum: - Frutose 1,6-bisfosfato: ativa - ATP: inibe alostericamente - Alanina: produzida a partir de piruvato, inibe a PYK.

29 PIRUVATO QUINASE No entanto, as isoformas L (fígado) e M (músculo) diferem na regulação por modificação covalente: fosforilação. A isoforma L é inativada ao ser fosforilada quando o nível de glicose no sangue cai (estímulo disparado pelo glucagon)

30

31 Cómo lembrar se uma enzima é regulada por fosforilação ou defosforilação???????
Lembrete: Glucagon só existe no fígado e é hormonio do jejum. Ele ativa a Proteina kinase A (PKA) que fosforila enzimas é inibe glicólise. Insulina hormónio do edo Alimentado. Inibe a (PKA) e induz a defosforilação de proteínas.


Carregar ppt "FLUTUAÇÕES DE GLICOSE PLASMÁTICA DURANTE O DIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google