A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO GRADUAÇÃO: BIBLIOTECONOMIA DISCIPLINA: ACESSO A FONTES DE INFORMAÇÃO AO MEIO DIGITAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO GRADUAÇÃO: BIBLIOTECONOMIA DISCIPLINA: ACESSO A FONTES DE INFORMAÇÃO AO MEIO DIGITAL."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO GRADUAÇÃO: BIBLIOTECONOMIA DISCIPLINA: ACESSO A FONTES DE INFORMAÇÃO AO MEIO DIGITAL PROFESSORA: JULIA GONÇALVES SILVEIRA Adriana Miriam dos Santos Deunice Maria de Souza Maria Clarete Rodrigues Patricia Ferreira dos Santos Romário Martins Rosana Lopes Bretz Franco

2 SEMINÁRIO BLOGS: DOS DIÁRIOS EGOCENTRISTAS AOS ESPAÇOS DE COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA Adriana Rosecler Alcará Doutoranda em Avaliação em Psicologia Educacional pela Universidade São Francisco (USF) (2010). Possui mestrado em Educação (2007), especialização em Gerência de Unidades de Informação (2003) e graduação em Biblioteconomia (2001) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). É professora assistente do Departamento de Ciência da Informação da UEL e atua nos cursos de graduação em Biblioteconomia e pós-graduação lato sensu em Gestão de Bibliotecas Universitárias. Desenvolve atividades, principalmente nos seguintes temas: fontes de informação, compartilhamento da informação, gestão da informação e normalização do trabalho científico. Renata Gonçalves Curty Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina (2003). Professora Assistente do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL) na área de Tecnologia da Informação (TI).

3 WEBLOG são espaços para troca de informações,de idéias e reflexões, favorecendo a interação e a comunicação entre as pessoas. (Alcará, Curty, 2008) é uma página na Web que se pressupõe ser atualizada com grande freqüência através da colocação de mensagens – que se designam posts – constituídas por imagens e/ou textos normalmente de pequenas dimensões (muitas vezes incluindo links para sites de interesse e/ou comentários e pensamentos pessoais do autor) e apresentadas de forma cronológica, sendo as mensagens mais recentes normalmente apresentadas em primeiro lugar. (Gomes, 2005.p.311) 3

4 ESTRUTURA Formatos padronizados; Ferramentas de criação e atualização ágeis com descentralização para atualização de links, imagens; Microconteúdo - pequenas porções de textos postados de cada vez; Organizados cronologicamente sempre com atualização em evidência. 4

5 Manusear o Blog

6 Ferramentas do Blog

7

8 CATEGORIAS

9 Diários Eletrônicos 9

10 Publicações eletrônicas 10

11 Publicações eletrônicas 11

12 Publicações eletrônicas 12

13 Temáticos 13

14 Coletivo 14

15 Coletivo 15

16 FUNÇÃO

17 Empresarial 17

18 Empresarial 18

19 Empresarial 19

20 20

21 Jornalismo 21

22 Educacional e Ensino 22

23 Educacional e Ensino 23

24 Educacional e Ensino 24

25 BLOGOSFERA Universo dos blogs e suas relações, como em uma rede social.

26 26

27 27

28 IBSN

29 Preencher aqui Preencher dados do B.L.O.G

30 Dados do B.L.O.G

31

32 CONSIDERAÇÕES FINAIS

33 Acreditamos que os blogs acompanharão o movimento natural dos avanços da Web 2.0, independente da sua denominação e gradação. Os blogs tem um papel importante na sociedade informacional, pois deixaram de ser simples diários pessoais para assumir uma importante função: a informativa. Por isso, os profissionais da Ciência da Informação e da Biblioteconomia precisam conhecer, saber trabalhar e utilizar essa ferramenta. 33

34 Referências ALCARÁ, Adriana Rosecler ; CURTY, R. G.. Blogs: dos diários egocentristas aos espaços de comunicação científica. In: Maria Inês Tomaél. (Org.). Fontes de Informação na Internet. Londrina: EDUEL, 2008, v., p Gomes, M. J. (2005). Blogs: um recurso e uma estragégia educativa. In Actas do VII Simpósio Internacional de Informática Educativa, SIIE, pp Pedroso, Roseli Venâncio. Blog como instrumento de disseminação da informação na biblioteca: Bibliotequices & Afins, um exemplo. Revista CRB-8 Digital, São Paulo, v. 1, n. 3, p , dez Disponivel em:.Acesso em: 31 maio 2010.http://revista.crb8.org.br/index.php/crb8digital/article/view/19/19


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO GRADUAÇÃO: BIBLIOTECONOMIA DISCIPLINA: ACESSO A FONTES DE INFORMAÇÃO AO MEIO DIGITAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google