A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação Graduação: Biblioteconomia Disciplina: Acesso a Fontes de Informação ao Meio Digital.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação Graduação: Biblioteconomia Disciplina: Acesso a Fontes de Informação ao Meio Digital."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação Graduação: Biblioteconomia Disciplina: Acesso a Fontes de Informação ao Meio Digital Professora: Julia Gonçalves Adriana Miriam dos Santos Deunice Maria de Souza Maria Clarete Rodrigues Patricia Ferreira dos Santos Romário Martins Rosana Lopez Bretz Franco

2 SEMINÁRIO Blogs: dos diários egocentristas aos espaços de comunicação científica Adriana Rosecler Alcará Doutoranda em Avaliação em Psicologia Educacional pela Universade São Francisco (USF) (2010). Possui mestrado em Educação (2007), especialização em Gerência de Unidades de Informação (2003) e graduação em Biblioteconomia (2001) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). É professora assistente do Departamento de Ciência da Informação da UEL e atua nos cursos de graduação em Biblioteconomia e pós- graduação lato sensu em Gestão de Bibliotecas Universitárias. Desenvolve atividades, principalmente nos seguintes temas: fontes de informação, compartilhamento da informação, gestão da informação e normalização do trabalho científico. Renata Gonçalves Curty Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina (2003). Professora Assistente do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL) na área de Tecnologia da Informação (TI)

3 WEBLOG são espaços para troca de informações,de idéias e reflexões, favorecendo a interação e a comunicação entre as pessoas. (Alcará, Curty,) é uma página na Web que se pressupõe ser atualizada com grande freqüência através da colocação de mensagens – que se designam posts – constituídas por imagens e/ou textos normalmente de pequenas dimensões (muitas vezes incluindo links para sites de interesse e/ou comentários e pensamentos pessoais do autor) e apresentadas de forma cronológica, sendo as mensagens mais recentes normalmente apresentadas em primeiro lugar. (Gomes, 2005.p.311 )

4 ESTRUTURA Formatos padronizados; Ferramentas de criação e atualização ágeis com descentralização para atualização de links,imagens; Microconteudo pequenas porções de textos postados de cada vez; Organizados cronologicamente sempre com atualização em evidencia.

5 CATEGORIA

6

7

8

9

10

11

12

13

14 FUNÇÃO

15

16

17

18

19

20

21

22

23 BLOGOSFERA Universo dos blogs e suas relações,como em uma rede social.

24

25

26 IBSN

27

28 Biografia Adriana Rosecler Alcará Doutoranda em Avaliação em Psicologia Educacional pela Universade São Francisco (USF) (2010). Possui mestrado em Educação (2007), especialização em Gerência de Unidades de Informação (2003) e graduação em Biblioteconomia (2001) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). É professora assistente do Departamento de Ciência da Informação da UEL e atua nos cursos de graduação em Biblioteconomia e pós-graduação lato sensu em Gestão de Bibliotecas Universitárias. Desenvolve atividades, principalmente nos seguintes temas: fontes de informação, compartilhamento da informação, gestão da informação e normalização do trabalho científico. Renata Gonçalves Curty Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina (2003). Professora Assistente do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL) na área de Tecnologia da Informação (TI)

29 Referências ALCARÁ, Adriana Rosecler ; CURTY, R. G.. Blogs: dos diários egocentristas aos espaços de comunicação científica. In: Maria Inês Tomaél. (Org.). Fontes de Informação na Internet. Londrina: EDUEL, 2008, v., p Gomes, M. J. (2005). Blogs: um recurso e uma estragégia educativa. In Actas do VII Simpósio Internacional de Informática Educativa, SIIE, pp Pedroso, Roseli Venâncio. Blog como instrumento de disseminação da informação na biblioteca: Bibliotequices & Afins, um exemplo. Revista CRB-8 Digital, São Paulo, v. 1, n. 3, p , dez Disponivel em:.Acesso em: 31 maio 2010.http://revista.crb8.org.br/index.php/crb8digital/article/view/19/19


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação Graduação: Biblioteconomia Disciplina: Acesso a Fontes de Informação ao Meio Digital."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google