Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouYuri Chapa Alterado mais de 10 anos atrás
1
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação Graduação: Biblioteconomia Disciplina: Acesso a Fontes de Informação ao Meio Digital Professora: Julia Gonçalves Adriana Miriam dos Santos Deunice Maria de Souza Maria Clarete Rodrigues Patricia Ferreira dos Santos Romário Martins Rosana Lopez Bretz Franco
2
SEMINÁRIO Blogs: dos diários egocentristas aos espaços de comunicação científica
Adriana Rosecler Alcará Doutoranda em Avaliação em Psicologia Educacional pela Universade São Francisco (USF) (2010). Possui mestrado em Educação (2007), especialização em Gerência de Unidades de Informação (2003) e graduação em Biblioteconomia (2001) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). É professora assistente do Departamento de Ciência da Informação da UEL e atua nos cursos de graduação em Biblioteconomia e pós-graduação lato sensu em Gestão de Bibliotecas Universitárias. Desenvolve atividades, principalmente nos seguintes temas: fontes de informação, compartilhamento da informação, gestão da informação e normalização do trabalho científico. Renata Gonçalves Curty Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina (2003). Professora Assistente do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL) na área de Tecnologia da Informação (TI)
3
WEBLOG “são espaços para troca de informações,de idéias e reflexões, favorecendo a interação e a comunicação entre as pessoas. “ (Alcará, Curty,) “é uma página na Web que se pressupõe ser atualizada com grande freqüência através da colocação de mensagens – que se designam “posts” – constituídas por imagens e/ou textos normalmente de pequenas dimensões (muitas vezes incluindo links para sites de interesse e/ou comentários e pensamentos pessoais do autor) e apresentadas de forma cronológica, sendo as mensagens mais recentes normalmente apresentadas em primeiro lugar. “(Gomes, 2005.p.311 )
4
ESTRUTURA Formatos padronizados;
Ferramentas de criação e atualização ágeis com descentralização para atualização de links,imagens; Microconteudo pequenas porções de textos postados de cada vez; Organizados cronologicamente sempre com atualização em evidencia.
5
CATEGORIA
6
Diários Eletrônicos
7
Publicações Eletrônicas
10
Mistas
11
Temáticos
12
Coletivo
13
Coletivo
14
FUNÇÃO
15
Empresárial
16
Empresárial
19
Jornalismo
20
Educacional e Ensino
21
Educacional e Ensino
23
Universo dos blogs e suas relações ,como em uma rede social.
BLOGOSFERA Universo dos blogs e suas relações ,como em uma rede social.
25
http://noticiagratis. blogspot
26
IBSN
28
Biografia Adriana Rosecler Alcará Renata Gonçalves Curty
Doutoranda em Avaliação em Psicologia Educacional pela Universade São Francisco (USF) (2010). Possui mestrado em Educação (2007), especialização em Gerência de Unidades de Informação (2003) e graduação em Biblioteconomia (2001) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). É professora assistente do Departamento de Ciência da Informação da UEL e atua nos cursos de graduação em Biblioteconomia e pós-graduação lato sensu em Gestão de Bibliotecas Universitárias. Desenvolve atividades, principalmente nos seguintes temas: fontes de informação, compartilhamento da informação, gestão da informação e normalização do trabalho científico. Renata Gonçalves Curty Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina (2003). Professora Assistente do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL) na área de Tecnologia da Informação (TI)
29
Referências ALCARÁ, Adriana Rosecler ; CURTY, R. G. . Blogs: dos diários egocentristas aos espaços de comunicação científica. In: Maria Inês Tomaél. (Org.). Fontes de Informação na Internet. Londrina: EDUEL, 2008, v. , p Gomes, M. J. (2005). Blogs: um recurso e uma estragégia educativa. In Actas do VII Simpósio Internacional de Informática Educativa, SIIE, pp Pedroso, Roseli Venâncio. Blog como instrumento de disseminação da informação na biblioteca: Bibliotequices & Afins, um exemplo. Revista CRB-8 Digital, São Paulo, v. 1, n. 3, p , dez Disponivel em: < > .Acesso em: 31 maio 2010.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.