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MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO X POSTIVISMO RUPTURA / REVOLUÇÃO SOCIAL X RESTAURAÇÃO / CONSERVAÇÃO BURGUESA CURSO DE EXTENSÃO SOBRE A ATUALIDADE DO PENSAMENTO.

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1 MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO X POSTIVISMO RUPTURA / REVOLUÇÃO SOCIAL X RESTAURAÇÃO / CONSERVAÇÃO BURGUESA CURSO DE EXTENSÃO SOBRE A ATUALIDADE DO PENSAMENTO MARXISTA SISEJUFE/RJ PROFESSOR HELDER MOLINA

2 . CONTEXTO HISTÓRICO EUROPA – SÉCULO XIX Confronto entre Idéias socialistas e lutas operárias X Estado burguês e idéias conservadoras. Auge da revolução científica e burguesa, e do racionalismo e do discurso tecnicista

3 AUGUSTO COMTE A idéia central do positivismo é: Nas ciências sociais, como nas da natureza, é necessário separar os julgamentos de fato dos julgamentos de valor. A finalidade do sociólogo/historiador/pesquisador deve ser atingir neutralidade serena, imparcial e objetiva. O positivismo de Augusto Comte sustenta-se sobre duas premissas essenciais:

4 * a sociedade pode ser comparada à natureza; na vida social reina uma harmonia natural. * a sociedade é regida por leis naturais, isto é, invariáveis e independentes da vontade e ação humanas.

5 Implicações ideológicas conservadoras são evidentes nesta concepção. Sendo as leis sociais leis naturais, a sociedade não pode ser transformada; o positivismo enaltece a aceitação passiva do ambiente social. A palavra "positivo" é empregada por Comte para opor-se às teorias negativas, críticas e subversivas da Revolução Francesa e do socialismo.

6 Émile Durkheim Mestre na sociologia positivista moderna. Seu naturalismo sociológico é de origem comtiana. Explica o sistema social como um organismo animal, no qual cada conjunto de órgãos possui uma função, sendo privilegiado ou não sobre os outros sistemas (classes sociais) por direito.

7 Ideologia X Objetividade Funde esta analogia organicista com o modelo social-darwinista da sobrevivência dos mais aptos. Se nada entrava ou favorece indevidamente os concorrentes, é inevitável que somente os mais aptos obtenham êxito. O teórico defende ainda uma sociologia que abandone conflitos ideológicos, paixões e preconceitos, afastando assim qualquer forma de pré-noção, crendo que preconceitos e ideologias podem ser removidos voluntariamente em benefício da objetividade pura.

8 Max Weber Também foi influenciado pela idéia de eliminação de pré-noções. Declarava ser a sociologia campo para pensamento contemplativo e não fixação de julgamentos de valor. Reconhece o valor do observador e aceita que as escolhas de um método e assunto da problemática, em detrimento de outras, geram seleção parcial.

9 Stalinismo e o positivismo marxista No stalinismo surge a instrumentalização, termo que designa o uso da burocracia e falsificações por parte poder para ocultar do povo e do próprio partido a defasagem entre os ideais e as conquistas. Tem-se aí um positivismo ao contrário: enquanto aquele pretendia afastar o potencial histórico e subjetivo da ciência social, o stalinismo quer ideologizá-las, criando biologias proletárias, fábricas proletárias,

10 LÊNIN X ALTHUSSER Lênin assinalara o caráter de classe das ciências sociais. Althusser entendia tais ciências como totalmente desligadas das diferenças de classe sociais, caso contrário, consistiria na expressão imediata e exclusiva do proletariado.

11 QUADRO ANALÍTICO DE CONFRONTAÇÃO DAS CONCEPÇÕES IDEOLÓGICAS: DO POSITIVISMO DO MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO

12 POSITIVISMO Defende a neutralidade. O sujeito não deve tomar posição por um dos lados do objeto. Deve manter um afastamento para que possa fazer juízo correto do que está analisando. Isto é, a ideologia contamina a pesquisa, a produção e a análise da realidade MARXISMO Defende o engajamento, a vontade, o posicionamento político e ideológico claro. A intencionalidade é parte integrante das escolhas do sujeito. A ideologia está presente nelas e não se deve mascara-la, ao contrário, torná-la visível, separando o fenômeno e a essência. Desmascarando a peudoconcreticidade (o que parece concreto mas é alienação)

13 Postivismo X Marxismo Objetividade: Isto é, a separação clara entre o sujeito e o objeto. O olhar sobre a realidade deve ser objetivo, distanciado e científico Subjetividade: Todo sujeito tem uma relação com o objeto. Isto é, esta interação entre o sujeito e objeto é dialética, contraditório, construída a partir da relação. O objeto não é inerte.

14 Positivismo X Marxismo O fato social isolado como verdade. O fato social é a verdade, e deve ser visto separado das interpretações, paixões, versões (consideradas como ideologia), sob pena. Vale o fato, o acontecido, que não pode ser reinventado. O fato como versão. Deve ser analisado sob prisma da ideologia, do conflito de versões, da contradição que o envolve. O fato é apropriação, precisa de interpretação, e sua análise e explicação é sempre uma versão. È relativo e sócio- historicamente construído

15 POSITIVISMO Empirismo ( a experiência sensível, a comprovação) e tecnicismo ( a técnica é vista como anterior e mais importante que o ser humano. A ciência, visto com não ideológica, só tem compromisso com a técnica.) MARXISMO Empirismo ( toda ciência requer experimentação, comprovação, hipóteses) e humanismo (o ser humano é centro do processo científico e histórico, toda ciência deve estar a serviço da melhoria da vida humana e sua existência em sociedade. A ciência deve estar submetido à uma ética humanitária.

16 Positivismo Primado da Ordem e das Hierarquias definidas, como valor incontestável e necessário à harmonia social e o funcionamento do corpo coletivo. Seja nas Forças Armadas, na Igrejas, na família, na escola, na fábrica, na vida social. O conflito e a troca de papéis sociais desorganiza a ordem e desestrutura a hierarquia. Marxismo O mundo social é contradição, as mediações (negociações, relações) devem ser entendidas como inerentes deste mundo em conflito. O conflito não é um mal, ao contrário, é o móvel da dialética. As hierarquias e estruturas, quanto rígidas e permanentes, resultam na dominação e opressão de uma pessoa, classe, Estado ou regime político sobre as outras

17 As Leis (da natureza e produzidas pelos homens) são imutáveis, imperam sobre as vontades, sua letra é dogma, e serve como árbitro das paixões e das vontades. A dialética como móvel. As leis são produtos de correlações de forças contextualizadas sócio- historicamente. A luta social, os distintos interesses em jogo, definam a hegemonia que se torna lei. Como histórica, é mutável, relativa.

18 Postivismo A sociedade é tomada como um Corpo social. Como na biologia, as células compõe os órgãos, que obedecem funções determinadas, e o funcionamento orgânico requer harmonia e cada um defendendo seus distintos papéis e funções. Marxismo Processos com continuidades e rupturas. A mudança social se dá na confrontação e ruptura dos papéis, na subversão do legal, na contestação da idéia de corpo e na inversão das hierarquias.

19 CORPO OU CLASSES? Positivismo: Se operário resolve ter a gestão da fábrica, a mulher tomar funções dos homens, os estudantes se metem em política, os sindicatos decidem tomar o lugar do Estado e dos patrões, instala-se a doença social, e a morte do corpo Marxismo: A sociedade é formada por classes sociais, extratos de classes, grupos em disputas. A luta de classes e a agitação das células é o que mantém viva sociedade, a História.

20 Ciência é comprovação: Hipóteses e teses.

21 Indicações de Leituras: Michael Lowy: -Ideologias e Ciências Sociais -As aventuras de Karl Marx contra o Barão de Munchausen Marilena Chaui: -Convite à Filosofia -- O que é Ideologia. Leandro Konder - A questão da ideologia. Obrigado pela atenção, Helder Molina 18 de junho de 2007


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