A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Alcenos Definição Alcenos também conhecidos como alquenos ou olefinas são hidrocarbonetos insaturados por apresentar pelo menos uma ligação dupla na molécula.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Alcenos Definição Alcenos também conhecidos como alquenos ou olefinas são hidrocarbonetos insaturados por apresentar pelo menos uma ligação dupla na molécula."— Transcrição da apresentação:

1 Alcenos Definição Alcenos também conhecidos como alquenos ou olefinas são hidrocarbonetos insaturados por apresentar pelo menos uma ligação dupla na molécula. Os alcenos mais simples, que apresentam apenas uma ligação dupla, formam uma série homóloga, os alcenos com fórmula geral CnH2n. o alceno mais simples é C2H4, cujo nome comum é "etileno" e com nomenclatura IUPAC de "eteno".

2

3 lcenos (ou Alquenos, ou Olefinas) AlcenosAlcenos são os hidrocarbonetos alifáticos insaturados, isto é, que apresentam uma ligação covalente dupla (CC) entre seus átomos de carbono. Fórmula geral: CnH2n O número de átomos de hidrogênio é o dobro do número de átomos de carbono. Em relação aos alcanos, a formação da dupla ligação retira dois átomos de hidrogênio. Exemplo: 1-buteno (C4H8)

4 H2CCHCH2CH3 1-buteno Os alcenos diferem dos alcanos pela presença de uma insaturação, uma ligação π(pi), que confere considerável reatividade aos alcenos frente a muitos reagentes comuns de laboratório.ligação π(pi) O eteno, ou etileno, constitui o mais simples dos alcenos e se apresenta como um gás incolor e insolúvel na água. Esse gás tem a propriedade de formar líquidos oleosos quando em reação com cloro ou bromo, daí ter sido chamado de gás oléfiant (gás gerador de óleo). Desse nome surgiu a denominação olefinas, empregada para todos os alcenos.bromo

5 Nomenclatura dos Alcenos Os Alcenos são hidrocarbonetos alifáticos insaturados, também chamados de hidrocarbonetos etilênicos ou olefinas, os alcenos são compostos constituídos exclusivamente por carbono e hidrogênio e possuem fórmula geral CnH2n, cujo primeiro membro é o eteno (C2H4). Alcenos possuem na cadeia carbônica a dupla ligação e a nomenclatura segue as regras da União Internacional de Química Pura e AplicadaQuímica

6 Regra 1: Determine a cadeia principal e seu nome (cadeia principal é a maior seqüência de átomos de carbono); Regra 2: Coloque o número do carbono onde se encontra a ligação dupla indicando a presença da ligação. Regra 3: Escolha o prefixo de acordo com o número de carbonos, sendo que: 1 carbono - MET 6 carbonos - HEX 2 carbonos - ET 7 carbonos - HEPT 3 carbonos - PROP 8 carbonos - OCT 4 carbonos - BUT 9 carbonos - NON 5 carbonos - PENT 10 carbonos - DEC

7 Regra 4: O membro intermediário do nome será a sigla: en. Regra 5: O Sufixo da nomenclatura será a letra: o. Demonstração da nomenclatura: Buteno Prefixo But = 4 carbonos C, C, C, C Intermediário en = apenas ligações simples ligam os carbonos C- C- C- C Sufixo o = hidrocarbonetos - isso quer dizer que as valências dos carbonos são complementadas por hidrogênio (H). Hexeno Prefixo Hex: número de carbonos = 6 Intermediário en = presença de ligação dupla Sufixo: o = função hidrocarboneto Exemplo: Nomear corretamente o composto C5H10:

8 Regra 1: Determine a cadeia principal. H3C CH CH CH2 CH3 Regra 2: Coloque o número do carbono onde se encontra a ligação dupla = 2 Regra 3: Escolha o prefixo. Como o composto contém 5 átomos de carbono, o prefixo correto será PENT. Regra 4: O membro intermediário do nome será a sigla: en. Regra 5: O Sufixo da nomenclatura será a letra: o. A nomenclatura oficial regida pelas regras da IUPAC determina que o composto C5H10 recebe o nome de 2 - PENTENO.

9


Carregar ppt "Alcenos Definição Alcenos também conhecidos como alquenos ou olefinas são hidrocarbonetos insaturados por apresentar pelo menos uma ligação dupla na molécula."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google