A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FUNÇÃO ÁLCOOL Nomes: Jhennifer fraga, Lara Hatscha, Rafael Gargia e Victória Sfair Turma: 202 Escola de Educação Básica Rainha do Brasil.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FUNÇÃO ÁLCOOL Nomes: Jhennifer fraga, Lara Hatscha, Rafael Gargia e Victória Sfair Turma: 202 Escola de Educação Básica Rainha do Brasil."— Transcrição da apresentação:

1 FUNÇÃO ÁLCOOL Nomes: Jhennifer fraga, Lara Hatscha, Rafael Gargia e Victória Sfair Turma: 202 Escola de Educação Básica Rainha do Brasil

2 GRUPO FUNCIONAL São representados pelo grupo hidroxila -OH SEMPRE ligado a um C terciário e saturado, ou seja, SEM LIGAÇÃO DUPLA!

3 NOMENCLATURA OFICIAL Tendo como : Prefixos : Infixos: 1C – met só ligação simples - an 2C – et uma ligação dupla - en 3C – prop uma ligação trila - in 4C – but duas ligações duplas - adien 5C – pent Sufixo para alcool: 6C – hex ol 7C – hept 8C - oct 9C - non 10C - dec

4 NOMECLATURA USUAL ÁLCOOL + RADICAL + ICO

5 Pela nomenclatura usual, o nome correto será : Ácido etílico Nome do radical (NOME OFICIAL) (NOME USUAL)

6 CH 3 | CH 3 –CH–CH 2 -CH 2 -C-CH 3 | | CH 3 OH 2,5 dimetil-2-hexanol CH 3 –OH metanol 1 C álcool Ligação simples

7 É UM ÁLCOOL NÃO É ÁLCOOL

8 CLASSIFICAÇÃO 1 OH MONOÁLCOOL (MONOOL) 2 OH DIÁLCOOL (DIOOL) 3 OU MAIS OH POLIÁLCOOL

9 CARACTERÍSTICAS GERAIS Normalmente são líquidos. Possuem no máximo 10 carbonos na cadeia principal. A única parte solúvel do álcool é a hidroxila (OH), então quanto maior o número de carbonos, menos solúvel à água será. Quanto maior for a cadeia, mais alto será o ponto de fusão e ebulição.

10

11 ETANOL

12 O ETANOL É O ÁLCOOL MAIS IMPORTANTE Pode substituir o petróleo, é produzido através da cana de açúcar,milho, é obtido de maneira renovável então é sustentável. Está presente em bebidas alcoólicas, perfumes e tintas. Incolor e solúvel a água.

13 Sendo assim o etanol, traz uma série de benefícios, pois diminui a emissão de gases poluentes e gera empregos em diversas áreas. MAS Uma vez no organismo de uma pessoa (através da bebida) o etanol pode gerar uma série de problemas, se consumido em grande quantidade. Diminui o tempo de resposta aos estímulos. Aumenta a produção de urina. Dilata os vasos sanguíneos superficiais.

14

15 METANOL Obtido da destilação seca da madeira. Incolor e solúvel à água. JAMAIS pode ser usado na fabricação de uma bebida alcoólica, pois ataca o nervo óptico e o fígado PODE CAUSAR CEGUEIRA E AS VEZES A MORTE. A falta de um C, pode mudar sua vida…

16 EXEMPLO: Nas competições de carros como a Fórmula Indy, é comum usarem o metanol como um dos combustíveis. Mas ele é muito perigoso pois durante a queima, a chama dele não aparece, então se há algum vazamento, o piloto não percebe e pode ficar cego. E há suspeitas de que os resíduos da queima sejam cancerígenos, Então o álcool só é usado como aditivo, e não puro.

17

18

19 UM EXEMPLO PARA NÃO SER SEGUIDO

20 Amy Winehouse morreu no dia 23 de julho de 2011, aos 27 anos. Tinha problemas relacionados a drogas, tendo várias vezes tentado superar o vício em clínicas de desintoxicação. Havia voltado a beber alguns dias antes de sua morte, sendo que a luta contra o alcoolismo tinha se tornado seu principal problema desde 2008, quando conseguiu deixar as drogas. Foi uma recaída fatal. ALCOOLISMO NÃO TEM CURA, NÃO ENTRE NESSA ROUBADA, É UM CAMINHO SEM VOLTA! BEBA COM MODERAÇÃO!

21

22 Os vídeos inseridos nesta apresentação, estão disponíveis em:


Carregar ppt "FUNÇÃO ÁLCOOL Nomes: Jhennifer fraga, Lara Hatscha, Rafael Gargia e Victória Sfair Turma: 202 Escola de Educação Básica Rainha do Brasil."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google