A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Antiga diversão inocente ( Éter). No carnaval de 1904, no Rio de Janeiro, surgiu um spray que causava euforia e desinibição, o famoso lança- perfume.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Antiga diversão inocente ( Éter). No carnaval de 1904, no Rio de Janeiro, surgiu um spray que causava euforia e desinibição, o famoso lança- perfume."— Transcrição da apresentação:

1 Antiga diversão inocente ( Éter)

2 No carnaval de 1904, no Rio de Janeiro, surgiu um spray que causava euforia e desinibição, o famoso lança- perfume.

3 Após a aspiração desse spray, o início dos efeitos é bastante rápido e entre 15 e 40 minutos já começam a desaparecer. Os efeitos vão desde uma pequena estimulação, seguida de uma depressão, até o surgimento de processos alucinatórios.

4 Muitas pessoas morreram de parada cardíaca provocada por essa droga e, por volta de 1965, o governo brasileiro proibiu a fabricação dos lança-perfumes e do Quelene (fazia par com o lança-perfume quando a disponibilidade deste era pequena). (Lança-perfume)

5 Por volta de 1700, os universitários europeus passaram a consumir éter recreativamente, substituindo as bebidas alcoólicas. No final do século 19, a droga passou a ser proibida. Então o álcool tornou-se mais barato e mais fácil de comprar do que o éter.

6 Há referências ao abuso do éter como substituto do álcool durante a Lei Seca nos Estados Unidos e durante a Segunda Guerra Mundial na Alemanha.

7 Nomes populares: - Cheirinho da loló ou loló (preparado clandestino à base de clorofórmio mais éter); -Lança-perfumes ou lança; -Cola, etc.

8 Éter é conhecido cientificamente como éter dietil. Foi descoberto no século 13, e é produzido através da desidratação do álcool etílico pelo ácido sulfúrico.

9 Fórmula geral do éter: Nomenclatura (IUPAC): Prefixo do menor radical Prefixo do maior radical (Como se fosse um hidrocarboneto) + oxi +

10 Nomenclatura usual: éter (grupo menor) - (grupo maior) + ICO Metoximetano (iupac) Éter dimetílico (usual) Etoxietano (iupac) Éter dietílico, éter sulfúrico, éter de farmácia, éter de laboratório, éter comum (usual) Metoxietano (iupac) Éter metiletílico (usual) EXEMPLOS

11 O éter é conhecido como anestésico, mas foi abandonado porque surgiram anestésicos mais eficientes e seguros. Éter comum / Éter etílico: Fórmula estrutural: CH 3 CH 2 -O-CH 2 CH 3 Fórmula molecular: C 4 H 10 O É um líquido incolor; Cheiro característico; Foi descoberto por Valerius Cordus, no século XVI; Extrema volatidade;

12 Na indústria o utilizamos com solvente de resínas e óleos e no preparo de pólvora e seda artificial. Por muitos anos foi usados em procedimentos médicos como anestésico,mas foi abandonado porque surgiram anestésicos mais eficientes e seguros. A comercialização do éter é fiscalizada por apresentar riscos de utilizaçao, além de ser usado para sintetizar a cocaína.

13 AVISO: Perigo! Extremamente inflamável. Danoso se for absorvido pela pele. Higroscópico. Pode ser danoso se ingerido. Pode causar depressão no sistema nervoso central, problemas no rim, irritação nos olhos, pele, trato digestivo e respiratório

14 O éter é um líquido que ferve a 35°C. O seu uso merece precauções pelos seguintes motivos: -Seus vapores formam mistura explosiva com oxigênio do ar; é combustível. -Quando respirado, age como anestésico.

15 ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA RAINHA DO BRASIL Nomes: Alexandra Rochelle, Ariane Dahmer e Carolina Petersen. Turma: 202 Professor: Arlindo Disciplina: Química Porto Alegre, 2011.


Carregar ppt "Antiga diversão inocente ( Éter). No carnaval de 1904, no Rio de Janeiro, surgiu um spray que causava euforia e desinibição, o famoso lança- perfume."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google