A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VC-DF Apresentação PET-Educação dia 19 de junho. Origens do projeto A idéia remete a um projeto similar e de mesmo nome criado em Recife, na Universidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VC-DF Apresentação PET-Educação dia 19 de junho. Origens do projeto A idéia remete a um projeto similar e de mesmo nome criado em Recife, na Universidade."— Transcrição da apresentação:

1 VC-DF Apresentação PET-Educação dia 19 de junho

2 Origens do projeto A idéia remete a um projeto similar e de mesmo nome criado em Recife, na Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, pelos alunos de Direito. Em Brasília, o projeto foi iniciado por estudantes de Relações Internacionais UnB, no ano de 2004, inicialmente com aulas de monitoria e reforço escolar. No seu início, o projeto contava com aproximadamente 40 estudantes da UnB, que faziam reuniões periódicas e decidiam em conjunto como seria concretizado o VC: sua estrutura organizacional, captação de recursos, filosofia do projeto, objetivos, professores, material, carga horária, competências e outros elementos estruturais.

3 Missão Promover a continuação da formação cultural, científica e cidadã dos alunos carentes, ampliando seus horizontes.

4 Objetivo do projeto O VC tem o objetivo de proporcionar um apoio educacional qualitativo gratuito para alunos carentes que não possuem perspectiva profissional e de ajudar àqueles que ainda sonham em estudar em uma das melhores instituições do país.

5 Organização COORDENAÇÃO GERAL Coord. Administrativo Coord. Pedagógico Tesoureiro Atividades Extracurriculares Monitoria Reforço Escolar COORDENAÇÃO DE CADEIRA Vestibular Cidadão Apoio UnBApoio PET-Educação

6 Funções Coordenação Geral –Administrativo: Estrutura, parcerias (Unb, Paulo Freire, EADCON), reuniões, simulados, aulas, divulgação, organização; –Pedagógico: Diálogo com Pet-Educação; programar e estimular atividades extracurriculares; teste vocacional; organizar encontros entre alunos do VC e estudantes da UnB. Coordenação de Cadeira –Selecionar professores; –Compilar questões para o simulado e enviar para o coord. administrativo; –Estimular atividades extracurriculares em sua cadeira(rodas de discussão de temas atuais, discussão de filmes, experimentoteca, CCBB, museus, atividades culturais e de tomada de consciência cidadã.

7 Apoio PET-Educação – Aplicação de testes vocacionais; – Fornecer materiais para os alunos compreendem os cursos superiores; –Ajudar a organizar encontros entre alunos do VC e alunos da UnB para tirar dúvidas sobre os cursos e sobre a universidade; –Oficina Vivencial. UnB –Projeto de Extensão. –Bolsa de fomento ou bolsa para estudantes que serão revertidas no projeto. –Crédito para os estudantes da UnB. –Apoio de professores da UnB.

8 Membros O VC-DF conta com membros voluntários graduandos ou graduados nas diversas áreas do conhecimento. Graduação UnB: 19 Pós-graduação UnB: 10 Instituições Governamentais: 3 Outros: 5 TOTAL:37

9

10 Geo Geografia PolíticaMaxwill BragaRelações Int Geografia Geral Paulo YoshimotoRel Geografia do BrasilNathalia BragaRel Quí Qui 1Ísis Oliveria SzlachetkaFísica Qui2MarcãoDiplomata Formado em Qui Qui3Ana PaulinoEngenharia Mecatrônica Física CoordenadorIvel CardosoRelações Int Mecânica GabrielaFísica Termodinâmica e Hidrodinâmica LunaFísica Termodinâmica e Hidrodinâmica Pedro VarellaEngenharia Mecânica Mecânica Felipe RochaFísica Ondulatória, ótica e gravitação Leonardo BorgesEngenharia Elétrica Lin EspanholguidoFormado em Segurança Pública InglêsAnna BeatrizCiência Política Outros FilosofiaFelipeFilósofo SociologiaJonatasAdvogado Apoio PedagógicoEvelinePET-Educação Apoio PedagógicoIsabela de MenesesPET-Educação

11 Público-alvo O projeto Vestibular Cidadão oferece apoio educacional gratuito para alunos e ex- alunos da rede pública de ensino ou bolsistas de escolas particulares.

12 Resultados

13 Funcionamento O VC-DF funciona na escola Paulo Freire que se localiza no endereço 610 norte módulo A. Cada membro exerce a função de professor de uma determinada disciplina, seguindo a didática do ensino médio, lecionando uma aula de 50min. As disciplinas fazem parte de uma cadeira que possui cada uma um coordenador. O projeto é administrado por dois coordenadores gerais e um tesoureiro. Os coordenadores são responsáveis por toda a organização do projeto e o tesoureiro é responsável pelos recursos financeiros.

14 Química, Física, Matemática, Biologia e Português 5 aulas / semana; História e Geografia = 4 aulas / semana; Filosofia e Sociologia = 1 aula / semana; Língua Estrangeira = 1 aula / semana.

15 Seleção A prova consta de 150 questões (Português, História, Geografia, Inglês, Física, Matemática, Biologia e Química) de C ou E, sendo que uma opção errada anulará uma questão certa, há também algumas questões tipo B, nos moldes do vestibular da UnB, e uma redação de 30 linhas. São 50 vagas disponíveis, os não aproados passam a compor um cadastro reserva em caso de desistência. Não há cobrança de nenhum recurso financeiro ou material, com exceção das taxas de inscrição para a prova de seleção.

16 Promover três atividades de confraternização durante o semestre (início, meio e fim); Promover aulas nos sábados à tarde (aulões, filmes, debates, resolução de questões do vestibular, saídas de campo, etc.) –Dos quatorze sábados disponíveis serão reservados seis sábados para aulas de artes cênicas e música. Distribuir para os alunos uma apostila contendo as provas dos vestibulares de 2009; Realizar avaliação semestral dos professores nos moldes da última avaliação – Data prevista: primeira semana de dezembro; Próximo Semestre

17 Realizar ao longo do semestre cinco reuniões, assim distribuídas: –Reunião com os Coordenadores de Cadeira – 04 de julho; –Reunião com os alunos antes do início das aulas para apresentação do projeto com presença do PET- Educação – 08 de agosto; –1ª Reunião com todos os professores – 15 de agosto; –Reunião entre coordenação-geral e alunos para feedback, com presença do PET-Educação – 12 de setembro –2ª Reunião com todos os professores, com presença do PET-Educação – 12 de dezembro. Próximo Semestre

18 Espero que tenham gostado do projeto e apóiem a nossa iniciativa. OBRIGADO!


Carregar ppt "VC-DF Apresentação PET-Educação dia 19 de junho. Origens do projeto A idéia remete a um projeto similar e de mesmo nome criado em Recife, na Universidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google