A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Apresentação PET-Educação dia 19 de junho

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Apresentação PET-Educação dia 19 de junho"— Transcrição da apresentação:

1 Apresentação PET-Educação dia 19 de junho
VC-DF Apresentação PET-Educação dia 19 de junho

2 Origens do projeto A idéia remete a um projeto similar e de mesmo nome criado em Recife, na Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, pelos alunos de Direito. Em Brasília, o projeto foi iniciado por estudantes de Relações Internacionais UnB, no ano de 2004, inicialmente com aulas de monitoria e reforço escolar. No seu início, o projeto contava com aproximadamente 40 estudantes da UnB, que faziam reuniões periódicas e decidiam em conjunto como seria concretizado o VC: sua estrutura organizacional, captação de recursos, filosofia do projeto, objetivos, professores, material, carga horária, competências e outros elementos estruturais.

3 Missão Promover a continuação da formação cultural, científica e cidadã dos alunos carentes, ampliando seus horizontes.

4 Objetivo do projeto O VC tem o objetivo de proporcionar um apoio educacional qualitativo gratuito para alunos carentes que não possuem perspectiva profissional e de ajudar àqueles que ainda sonham em estudar em uma das melhores instituições do país.

5 Organização

6 Funções Coordenação Geral Coordenação de Cadeira
Administrativo: Estrutura, parcerias (Unb, Paulo Freire, EADCON), reuniões, simulados, aulas, divulgação, organização; Pedagógico: Diálogo com Pet-Educação; programar e estimular atividades extracurriculares; teste vocacional; organizar encontros entre alunos do VC e estudantes da UnB. Coordenação de Cadeira Selecionar professores; Compilar questões para o simulado e enviar para o coord. administrativo; Estimular atividades extracurriculares em sua cadeira(rodas de discussão de temas atuais, discussão de filmes, experimentoteca, CCBB, museus, atividades culturais e de tomada de consciência cidadã.

7 Apoio PET-Educação UnB Aplicação de testes vocacionais;
Fornecer materiais para os alunos compreendem os cursos superiores; Ajudar a organizar encontros entre alunos do VC e alunos da UnB para tirar dúvidas sobre os cursos e sobre a universidade; Oficina Vivencial. UnB Projeto de Extensão. Bolsa de fomento ou bolsa para estudantes que serão revertidas no projeto. Crédito para os estudantes da UnB. Apoio de professores da UnB.

8 Membros O VC-DF conta com membros voluntários graduandos ou graduados nas diversas áreas do conhecimento. Graduação UnB: 19 Pós-graduação UnB: 10 Instituições Governamentais: 3 Outros: 5 TOTAL:37

9

10 Ísis Oliveria Szlachetka
Geo Geografia Política Maxwill Braga Relações Int Geografia Geral Paulo Yoshimoto Rel Geografia do Brasil Nathalia Braga Quí Qui 1 Ísis Oliveria Szlachetka Física Qui2 Marcão Diplomata Formado em Qui Qui3 Ana Paulino Engenharia Mecatrônica Coordenador Ivel Cardoso Mecânica Gabriela Termodinâmica e Hidrodinâmica Luna Pedro Varella Engenharia Mecânica Felipe Rocha Ondulatória, ótica e gravitação Leonardo Borges Engenharia Elétrica Lin Espanhol guido Formado em Segurança Pública Inglês Anna Beatriz Ciência Política Outros Filosofia Felipe Filósofo Sociologia Jonatas Advogado Apoio Pedagógico Eveline PET-Educação Isabela de Meneses

11 Público-alvo O projeto Vestibular Cidadão oferece apoio educacional gratuito para alunos e ex-alunos da rede pública de ensino ou bolsistas de escolas particulares.

12 Resultados

13 Funcionamento O VC-DF funciona na escola Paulo Freire que se localiza no endereço 610 norte módulo A. Cada membro exerce a função de professor de uma determinada disciplina, seguindo a didática do ensino médio, lecionando uma aula de 50min. As disciplinas fazem parte de uma cadeira que possui cada uma um coordenador. O projeto é administrado por dois coordenadores gerais e um tesoureiro. Os coordenadores são responsáveis por toda a organização do projeto e o tesoureiro é responsável pelos recursos financeiros.

14 Química, Física, Matemática, Biologia e Português 5 aulas / semana;
História e Geografia = 4 aulas / semana; Filosofia e Sociologia = 1 aula / semana; Língua Estrangeira = 1 aula / semana.

15 Seleção A prova consta de 150 questões (Português, História, Geografia, Inglês, Física, Matemática, Biologia e Química) de C ou E, sendo que uma opção errada anulará uma questão certa, há também algumas questões tipo B, nos moldes do vestibular da UnB, e uma redação de 30 linhas. São 50 vagas disponíveis, os não aproados passam a compor um cadastro reserva em caso de desistência. Não há cobrança de nenhum recurso financeiro ou material, com exceção das taxas de inscrição para a prova de seleção.

16 Próximo Semestre Promover três atividades de confraternização durante o semestre (início, meio e fim); Promover aulas nos sábados à tarde (aulões, filmes, debates, resolução de questões do vestibular, saídas de campo, etc.) Dos quatorze sábados disponíveis serão reservados seis sábados para aulas de artes cênicas e música. Distribuir para os alunos uma apostila contendo as provas dos vestibulares de 2009; Realizar avaliação semestral dos professores nos moldes da última avaliação – Data prevista: primeira semana de dezembro;

17 Próximo Semestre Realizar ao longo do semestre cinco reuniões, assim distribuídas: Reunião com os Coordenadores de Cadeira – 04 de julho; Reunião com os alunos antes do início das aulas para apresentação do projeto com presença do PET-Educação – 08 de agosto; 1ª Reunião com todos os professores – 15 de agosto; Reunião entre coordenação-geral e alunos para feedback, com presença do PET-Educação – 12 de setembro 2ª Reunião com todos os professores, com presença do PET-Educação – 12 de dezembro.

18 Espero que tenham gostado do projeto e apóiem a nossa iniciativa.
OBRIGADO!


Carregar ppt "Apresentação PET-Educação dia 19 de junho"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google