A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Secretaria Estadual da Educação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Secretaria Estadual da Educação."— Transcrição da apresentação:

1 ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Secretaria Estadual da Educação

2 PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO PNLD O PNLD é o maior programa de distribuição gratuita de material didático do mundo. Em torno de 163 milhões de livros. Mais de 19 milhões de encomendas. Aproximadamente 37 milhões de alunos. Beneficiando cerca de 140 mil escolas públicas.

3 P rograma N acional do L ivro D idático O PNLD 2014 atenderá as escolas da rede pública de ensino de 6º ao 9º ano do ensino fundamental constantes no censo escolar. ESCOLHA DE LIVROS (PNLD/2014 ) COMPONENTE CURRICULAR Ensino Fundamental 6º ao 9º ano REUTILIZÁVEIS Língua Portuguesa Matemática Ciências História Geografia CONSUMÍVEISLíngua Estrangeira: Inglês ou Espanhol

4 P rograma N acional do L ivro D idático * O processo de escolha das coleções deverá ser realizado pela escola com autonomia, sem interferências externas observando as normas de conduta ( Portaria Normativa nº 7 de 05/04/2007 do MEC). ESCOLHA DOS LIVROS * O Guia de escolha de Livro Didático será disponibilizado via Internet e impresso (junho/2013); * A escolha do livro didático deve ser o resultado da discussão e consenso a fortalecer o trabalho coletivo na escola.

5 P rograma N acional do L ivro D idático REGISTRO DA REUNIÃO DE ESCOLHA As reuniões resultarão no preenchimento do Registro da Reunião de Escolha PNLD/ 2014 (disponibilizado no Guia).

6 P rograma N acional do L ivro D idático ORIENTAÇÕES PARA O REGISTRO DA ESCOLHA DO PNLD 2014

7

8 P rograma N acional do L ivro D idático CARTA AMARELA

9 P rograma N acional do L ivro D idático USUÁRIO E SENHA A Carta Amarela será entregue na escola como carta registrada contendo dados de Usuário e Senha, para acesso ao Sistema de registro da escolha e a ECT nos informará dia, hora e pessoa que a recebeu na escola. Caso essa carta seja roubada ou furtada na escola depois de entregue, será necessário enviar ofício assinado pelo diretor ou secretário (a) de educação relatando o fato + Boletim de Ocorrência.

10 P rograma N acional do L ivro D idático O FNDE procederá conforme os prazos a seguir: ** Em até 3 dias após o início da escolha: - serão cancelados os registros de escolha constantes no Sistema; - será enviada outra carta amarela registrada, para que a escola efetue novo registro de escolha. ** Depois desse prazo, mas ainda durante a escolha: - serão cancelados os registros constantes no Sistema para essa escola, a mesma receberá um dos títulos aprovados, constantes no guia, por componente curricular; ** Depois do período de escolha: - os registros constantes no sistema não poderão ser alterados. CASO A DOCUMENTAÇÃO CHEGUE AO FNDE

11 P rograma N acional do L ivro D idático REGISTRO DA ESCOLHA VIA INTERNET

12

13 P rograma N acional do L ivro D idático ACESSANDO O AMBIENTE DE IDENTIFICAÇÃO

14 P rograma N acional do L ivro D idático CADASTRANDO O CPF

15 P rograma N acional do L ivro D idático DADOS DO RESPONSÁVEL

16 P rograma N acional do L ivro D idático CÓDIGO DE SEGURANÇA

17 P rograma N acional do L ivro D idático REGISTRANDO A ESCOLHA * A escola deve escolher duas opções para cada componente curricular, pois caso não se concretize a aquisição com a editora da 1ª opção, a escola receberá os livros da 2ª opção. * Caso a escola não queira receber livros de algum componente curricular, ela deverá selecionar no registro de escolha do Componente Curricular a Opção Não desejo receber livros deste componente.

18 P rograma N acional do L ivro D idático COMPROVANTE DA ESCOLHA * Gravada a escolha, o sistema exibirá comprovante da escolha. * A escola deverá verificar no comprovante, as coleções registradas para cada componente curricular. * A escolha poderá ser alterada até a data final do período de escolha, e prevalecerá a última escolha gravada.

19 P rograma N acional do L ivro D idático RECEBENDO LIVROS, MAS DE APENAS ALGUNS COMPONENTES

20 P rograma N acional do L ivro D idático RESPONSÁVEIS PELA EXECUÇÃO DO PROGRAMA MEC Disponibilizar informações dos programas; Orientar e divulgar sobre as condições de operacionalização; Promover e apoiar ações voltadas para a formação docente com vistas à escolha e ao uso do livro nas Escolas; Não disponibilizar informações privilegiadas; Adotar as providências cabíveis no caso de infringirem as normas de conduta

21 P rograma N acional do L ivro D idático FNDE (decreto n° de 27/01/10) Organizar e apoiar a inscrição de obras; Analisar a documentação; Realizar a triagem das obras; Apoiar o processo de escolha; Realizar a negociação de preços e formalizar os contratos de aquisição; Acompanhar e realizar o controle de qualidade da produção e distribuição das obras;

22 P rograma N acional do L ivro D idático SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Orientar as escolas quanto ao processo de escolha e utilização do livro didático e realizar formação para: gestores, professores e responsáveis pela execução dos programas do livro no Estado; Monitorar e promover a distribuição da reserva técnica dos livros do PNLD no Estado até a chegada nas escolas da rede pública; Desenvolver ações operacionais para o remanejamento de livros didáticos excedentes, para atender outras escolas que estão com déficit; Garantir a isonomia do processo de execução, não disponibilizando informações que privilegiem uma ou outra Editora (Titular de Direito Autoral)

23 P rograma N acional do L ivro D idático GESTOR E COORDENADOR Promover palestras, reuniões com professores, pais e alunos sobre a responsabilidade de cada um quanto á conservação, devolução e remanejamento dos livros didáticos e a assinatura do Termo de Responsabilidade de Utilização de Bem Público dos pais ou maiores de idade; Coordenar os professores quanto à escolha democrática do livro, contemplando as matrizes curriculares para o ensino fundamental, na data estipulada pelo FNDE; A escola que não efetuar a escolha dentro do período, receberá um dos títulos aprovados, constantes no guia, para cada componente curricular, conforme critérios de alocação definidos pelo FNDE.

24 P rograma N acional do L ivro D idático INTEGRIDADE DO PROCESSO DE ESCOLHA Normas de Conduta (Portaria Normativa nº 7 de 05/04/2007) AS PROIBIÇÕES VÃO DO PERÍODO DA DIVULGAÇÃO DO GUIA PELA INTERNET PELO FNDE ATÉ O FINAL DA TEMPORADA DE ESCOLHA:

25 P rograma N acional do L ivro D idático INTEGRIDADE DO PROCESSO DE ESCOLHA Normas de Conduta (Portaria Normativa nº 7 de 05/04/2007) EDITORAS: * Acessar as dependências das escolas para realizar divulgação dos títulos participantes; * Participar de eventos das escolas e secretarias destinados à realização das escolhas. ESCOLAS: * Aceitar vantagens oferecidas pelos editores e seus representantes. OBS: Cabe aos dirigentes e professores DENUNCIAR as violações pelo ou pelo portal do FNDE, no espaço reservado ao processo de escolha.

26 P rograma N acional do L ivro D idático Obrigada! Coordenação Estadual do Livro Didático , e


Carregar ppt "ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Secretaria Estadual da Educação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google