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AerodinΓ’mica de Asas em Regime IncompressΓ­vel

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1 AerodinΓ’mica de Asas em Regime IncompressΓ­vel
AED-11 BESUNTS

2 Mπ‘’π‘ π‘šπ‘œ 𝛼 0 ALONGAMENTO ↓𝐴𝑅:↓ 𝛼 π‘’π‘“π‘’π‘‘π‘–π‘£π‘œ ∴ ↓ 𝐢 𝐿 𝛼
𝐢 𝐿 𝛼 = 2πœ‹ 1+ 2 𝐴𝑅 π‘Ÿπ‘Ž 𝑑 βˆ’1 𝒂 𝟎 =πŸπ… TeΓ³rico Experimental π‘¨π‘Ήβ†’βˆž 2,000πœ‹ 1,894πœ‹ 𝑨𝑹=πŸ’ 1,333πœ‹ 1,273πœ‹ 𝑨𝑹=𝟐 1,000πœ‹ 0,890πœ‹ Mπ‘’π‘ π‘šπ‘œ 𝛼 0 ↓𝐴𝑅:↓ 𝛼 π‘’π‘“π‘’π‘‘π‘–π‘£π‘œ ∴ ↓ 𝐢 𝐿 𝛼

3 ALONGAMENTO ↓𝐴𝑅:↓ 𝛼 π‘’π‘“π‘’π‘‘π‘–π‘£π‘œ ∴ ↓ 𝐢 𝐿 𝛼 𝐢 𝐿 𝛼 = π‘Ž 0 1+ 2 𝐴𝑅 π‘Ÿπ‘Ž 𝑑 βˆ’1
𝐢 𝐿 𝛼 = π‘Ž 𝐴𝑅 π‘Ÿπ‘Ž 𝑑 βˆ’1 𝒂 𝟎 =𝟏,πŸ–πŸ—πŸ’π… Esperado Exp IC 95% 𝑨𝑹=πŸ’ 1,263πœ‹ 1,273πœ‹ Β±0,067πœ‹ 𝑨𝑹=𝟐 0,947πœ‹ 0,890πœ‹ Β±0,080πœ‹ ↓𝐴𝑅:↓ 𝛼 π‘’π‘“π‘’π‘‘π‘–π‘£π‘œ ∴ ↓ 𝐢 𝐿 𝛼

4 ↓𝐴𝑅:π‘’π‘ π‘‘π‘œπ‘™ π‘šπ‘Žπ‘–π‘  π‘ π‘’π‘Žπ‘£π‘’ π‘‘π‘Ž π‘Ÿπ‘Žπ‘–π‘§ π‘π‘Žπ‘Ÿπ‘Ž π‘π‘œπ‘›π‘‘π‘Ž
ALONGAMENTO ↓𝐴𝑅:↓ 𝐢 𝐿 ,↓ 𝛼 π‘’π‘“π‘’π‘‘π‘–π‘£π‘œ ↓𝐴𝑅:π‘’π‘ π‘‘π‘œπ‘™ π‘šπ‘Žπ‘–π‘  π‘ π‘’π‘Žπ‘£π‘’ π‘‘π‘Ž π‘Ÿπ‘Žπ‘–π‘§ π‘π‘Žπ‘Ÿπ‘Ž π‘π‘œπ‘›π‘‘π‘Ž

5 ↓𝐴𝑅:π‘’π‘ π‘‘π‘œπ‘™ π‘šπ‘Žπ‘–π‘  π‘ π‘’π‘Žπ‘£π‘’ 𝒆𝒔𝒕𝒐𝒍 𝒆𝒔𝒕𝒐𝒍

6 ALONGAMENTO ↓𝐴𝑅:↓ π‘₯ 𝐢𝐴 π‘¨π’π’π’π’ˆπ’‚π’Žπ’†π’π’•π’ 𝒙 π‘ͺ𝑨 π‘ͺ π’†π’™π’‘π’†π’“π’Šπ’Žπ’†π’π’•π’‚π’ (%) 𝑰π‘ͺ πŸ—πŸ“% π‘¨π‘Ήβ†’βˆž
𝒙 π‘ͺ𝑨 π‘ͺ π’†π’™π’‘π’†π’“π’Šπ’Žπ’†π’π’•π’‚π’ (%) 𝑰π‘ͺ πŸ—πŸ“% π‘¨π‘Ήβ†’βˆž 26,87 Β±1,50 𝑨𝑹=πŸ’ 24,57 Β±3,49 𝑨𝑹=𝟐 21,37 Β±5,03 ↓𝐴𝑅:↓ π‘₯ 𝐢𝐴

7 Alongamento 𝐢 𝐷 𝑖 = 𝐢 𝐿 2 πœ‹AR 1+𝛿 = 𝐢 𝐿 2 πœ‹π‘’AR
𝐢 𝐷,1 = 𝐢 𝐷,2 + 𝐢 𝐿 2 4πœ‹π‘’ Mesmo 𝛼→ ↓𝐴𝑅→ ↑ 𝐢 𝐷 𝑖

8 Alongamento ↑𝐴𝑅→ β†‘πΉπ‘Žπ‘‘π‘œπ‘Ÿ 𝑑𝑒 π‘‚π‘ π‘€π‘Žπ‘™π‘‘ 𝐴𝑅=∞ Alongamento eexp eteΓ³rico -
𝐴𝑅=4 0,600 Β± 0,035 0,92 [16] 𝐴𝑅=2 0,613 Β± 0,050 Alongamento π‘ͺ π‘«π’Š Experimental π‘ͺ π‘«π’Š TeΓ³rico 𝐴𝑅=∞ - 𝐴𝑅=4 0,1326 0,0865 𝐴𝑅=2 0,2596 0,1730

9 ENFLECHAMENTO π‘ˆ ∞,𝑒𝑓 = π‘ˆ ∞ π‘π‘œπ‘ Ξ› 𝐢 𝑒𝑓 =πΆπ‘π‘œπ‘ Ξ›

10 ENFLECHAMENTO ↓𝐢 𝐿𝛼 β†’β†‘πœ† InfluΓͺncia da Camada Limite Enflech CLΞ± teo
CLΞ± exp IC 95% 0ΒΊ 1,39 Ο€ 1,62 Ο€ Β±0,21 45ΒΊ 1,09 Ο€ 1,14 Ο€ Β±0,07 ENFLECHAMENTO ↓𝐢 𝐿𝛼 β†’β†‘πœ† InfluΓͺncia da Camada Limite

11 ENFLECHAMENTO ↑𝑋 π‘π‘Ž β†’β†‘πœ† 𝑋 π‘π‘Ž 𝑐 = 𝐴𝑅 6 (1+2πœ†) (1+πœ†) π‘‘π‘Žπ‘›Ξ› (Teoria Pot)
Exp IC 95% 0ΒΊ 0,25 0,26 Β±0,03 45ΒΊ 1,5 1,14 Β±0,01 ↑𝑋 π‘π‘Ž β†’β†‘πœ† 𝑋 π‘π‘Ž 𝑐 = 𝐴𝑅 6 (1+2πœ†) (1+πœ†) π‘‘π‘Žπ‘›Ξ› (Teoria Pot)

12 ENFLECHAMENTO ↑𝐢 𝐷𝑖 β†’β†‘πœ†

13 ENFLECHAMENTO β†“π‘’β†’β†‘πœ† 𝑒=4,61 1βˆ’0,045𝐴 𝑅 0,68 π‘π‘œπ‘  Ξ› 0,15 βˆ’3,1 Enflech Teo
Exp 0ΒΊ 0.8691 0,26 45ΒΊ 0.6105 0,401 β†“π‘’β†’β†‘πœ† 𝑒=4,61 1βˆ’0,045𝐴 𝑅 0,68 π‘π‘œπ‘  Ξ› 0,15 βˆ’3,1

14 ENFLECHAMENTO π·π‘œπ‘€π‘›π‘€π‘Žπ‘ β„Ž 𝐢 πΏπ‘™π‘œπ‘π‘Žπ‘™ NΓ£o estola completamente
(circulação nΓ£o homogΓͺnea) ENFLECHAMENTO 0.0 0.2 0.4 0.6 0.8 1.0 Coordenada ao longo da semi-envergadura (y/s) 1.2 C o e f i c n t d S u s a Γ§ Γ£ L l ( / ) Enflechamento ( Fi ) Fi = 0 graus Fi = 30 graus Fi = 45 graus π·π‘œπ‘€π‘›π‘€π‘Žπ‘ β„Ž 𝐢 πΏπ‘™π‘œπ‘π‘Žπ‘™ (maior nas pontas) Ponta

15 ENFLECHAMENTO Proximidade (Exp): Efeitos de placa plana e camada limite.  Cl οͺ = 30o οͺ = 0o

16 ENFLECHAMENTO Coeficiente de arrasto local influencia o coeficiente de arrasto total Ponta da asa estola primeiro (distribuição de circulação), 𝐢 𝐷 local aumenta de forma abrupta (pontas – arrasto de pressΓ£o – efeito de Γ’ngulo de ataque) Raiz continua a apresentar 𝐢 𝐷 mais baixo (nΓ£o atingiu estol)β†’ 𝐢 𝐷 π‘‘π‘œπ‘‘π‘Žπ‘™ < 𝐢 𝐷 π‘Ÿπ‘’π‘‘π‘Žπ‘›π‘”π‘’π‘™π‘Žπ‘Ÿ

17 ENFLECHAMENTO οͺ = 450 < 𝐢 𝑀 (maior mΓ³dulo) na regiΓ£o linear
Estolβ†’ deslocamento do centro de pressΓ£o em direção ao bordo de ataque da asa Efeito de pitch–up devido ao deslocamento do centro de pressΓ£o (redução do mΓ³dulo do coeficiente de momento) οͺ = 450

18 E o pitch-up? Cm  οͺ = 0o οͺ = 45o Teo. Exp.

19 AFILAMENTO Estol (EXP): Asa retangular (Ξ» = 1) οƒ  Estol na raiz
Asa intermediΓ‘ria (Ξ» = 0.5) οƒ  Estol praticamente uniforme Asa pontiaguda (Ξ» = 0.2) οƒ  Estol de ponta de asa

20 AFILAMENTO VΓ³rtice de ponta de asa οƒ  Ξ±i ↑ intensidade do vΓ³rticeβ†’ ↑𝛼 𝑖
↑ 𝛼 𝑖 →↓ 𝛼 π‘œ β†’ 𝐢 𝐿𝑒𝑠𝑑

21 AFILAMENTO ↑ 𝐢 𝐿 β†’InΓ­cio do estol

22 AFILAMENTO 𝐢 𝑑𝑖 β†’ MΓ­nimo em πœ†β‰ˆ0,45 𝐢 𝑑 β†’ pequena variação

23 AFILAMENTO β†‘πœ†β†’β†‘ 𝐢 𝐿

24 AFILAMENTO 𝐢 𝑀 depende de L e de 𝑋 𝑐𝑝 Relação nΓ£o direta

25 Alongamento (Aplicação)
Autonomia e Alcance; Redução do Arrasto Induzido; Otimização do Cruzeiro; Complexidade Estrutural Robustez e fatores de carga elevados; Redução do momento de inércia e aumento da manobrabilidade

26 Alongamento (Aplicação)
AR = 8,56 – Range ~ Km AR = 7,5 – Range ~ Km

27 Afilamento (Aplicação)
Correção da distribuição de sustentação ao longo da asa; Redução do Esforço Estrutural na raiz; Controle de regiáes supersônicas e subsônicas sobre a superfície da asa Facilidade de Manufatura

28 Afilamento (Aplicação)
CASOS ESPECIAIS Asa em forma de disco Afilamento maior do que 1 Asa elΓ­ptica

29 Enflechamento (Aplicação)
Redução do arrasto no regime transônico e baixo supersônico; momento cabrador no estol; utilização de efeitos de compressibilidade Aumento do Cl mÑximo e do Cl alpha; Momento picador no estol

30 Enflechamento (Aplicação)
Redução do arrasto no regime transônico e baixo supersônico; momento cabrador no estol; utilização de efeitos de compressibilidade Aumento do Cl mÑximo e do Cl alpha; Momento picador no estol

31 Enflechamento (Aplicação)
Estol de raiz; instabilidade em rolagem; carregamentos estruturais severos na ponta de asa Estol de ponta de asa (perda da superfície de controle); estabilização da rolagem POSITIVO NEGATIVO

32 Enflechamento (Aplicação)
GEOMETRIA VARIÁVEL Otimização para regime de cruzeiro e pouso/decolagem; aumento da complexidade da aeronave; massa adicional elevada devido ao sistema de variação de geometria; específico para aeronaves militares

33 Facilidade de Manufatura
Torção (Aplicação) Correção da distribuição de sustentação ao longo da asa; Impedir estol de ponta de asa; garantir rolagem de aeronaves sem superfícies de controle Facilidade de Manufatura


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