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1.Qual é o nome da ciência que estuda a força produzida pelo movimento relativo entre o ar e os corpos: www.academiadoar.com.br tel.:11 2414-3014 a)Meteorologia.

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1 1.Qual é o nome da ciência que estuda a força produzida pelo movimento relativo entre o ar e os corpos: tel.: a)Meteorologia b)Navegação c)Conhecimentos Gerais de Aeronaves d)Aerodinâmica

2 2. O que é um AERÓSTATO: tel.: a)Aeronave mais pesada que o ar, voa devido ao princípio de Arquimedes b)Aeronave mais leve que o ar, voa devido à terceira Lei de Newton e teorema de Bernoulli c)Aeronave mais leve que o ar, voa devido ao princípio de Arquimedes d)Aeronave mais pesada que o ar, voa devido à terceira Lei de Newton e teorema de Bernoulli

3 3. O que é um AERÓDINO: tel.: a)Aeronave mais pesada que o ar, voa devido ao princípio de Arquimedes b)Aeronave mais leve que o ar, voa devido à terceira Lei de Newton e teorema de Bernoulli c)Aeronave mais leve que o ar, voa devido ao princípio de Arquimedes d)Aeronave mais pesada que o ar, voa devido à terceira Lei de Newton e teorema de Bernoulli

4 4. Dentre as alternativas abaixo, indique aquela que apresenta APENAS exemplos de AERÓSTATOS: tel.: a)Balões e dirigíveis b)Balões, dirigíveis e ultraleves c)Ultraleves, planadores, autogiros, helicópteros e aviões d)Ultraleves, planadores, autogiros, helicópteros e balões

5 5. Dentre as alternativas abaixo, indique aquela que apresenta APENAS exemplos de AERÓDINOS: tel.: a)Balões e dirigíveis b)Balões, dirigíveis e ultraleves c)Ultraleves, planadores, autogiros, helicópteros e aviões d)Ultraleves, planadores, autogiros, helicópteros e balões

6 6. Dentre as alternativas abaixo, indique aquela que apresenta a função principal da ASA de um avião: tel.: a)Gerar a sustentação necessária ao voo b)Gerar a estabilidade necessária ao voo c)Gerar a tração necessária ao voo d)Gerar a manobrabilidade necessário ao vôo e armazenar o combustível usado durante a viagem

7 7. Dentre as alternativas abaixo, indique aquela que apresenta a função principal da EMPENAGEM de um avião: tel.: a)Gerar a sustentação necessária ao voo b)Gerar a estabilidade necessária ao voo c)Gerar a tração necessária ao voo d)Gerar a manobrabilidade necessário ao vôo e armazenar o combustível usado durante a viagem

8 8. Dentre as alternativas abaixo, indique aquela que apresenta a função principal do GRUPO MOTOPROPULSOR de um avião: tel.: a)Gerar a sustentação necessária ao voo b)Gerar a estabilidade necessária ao voo c)Gerar a tração necessária ao voo d)Gerar a manobrabilidade necessário ao vôo e armazenar o combustível usado durante a viagem

9 9. Dentre as alternativas abaixo, indique aquela que apresenta a função principal do TREM DE POUSO de um avião: tel.: a)Gerar a sustentação necessária ao voo b)Gerar a estabilidade necessária ao voo c)Gerar a tração necessária ao voo d)Prover o amortecimento do pouso e o controle e deslocamento da aeronave quando não estiver em voo

10 10. Dentre as alternativas abaixo, indique aquela que apresenta a função principal da FUSELAGEM de um avião: tel.: a)Gerar a sustentação necessária ao voo b)Gerar a estabilidade necessária ao voo c)Gerar a tração necessária ao voo d)Prover a acomodação dos passageiros, tripulação e carga

11 11. Uma aeronave que apresenta TRÊS PLANOS distintos de asa é chamada de: tel.: a)Aeroplano b)Biplano c)Triplano d)Triplace

12 12. Uma asa que é fixada na parte SUPERIOR da fuselagem é chamada de: tel.: a)Asa alta b)Asa parassol c)Asa cantilever d)Asa Semicantilever

13 13. Uma asa que é fixada à fuselagem com o auxílio de MONTANTES é chamada de: tel.: a)Asa alta b)Asa parassol c)Asa cantilever d)Asa semicantilever

14 14. Dentre as alternativas abaixo, indique aquela que apresenta apenas os ELEMENTOS DA ASA: tel.: a)Bordos de ataque e de fuga, raiz, ponta, extradorso, intradorso, corda e envergadura b)Bordos de ataque e de fuga, raiz, ponta, extradorso, intradorso, profundor e envergadura c)Estabilizadores horizontal e vertical, lemes de direção e profundidade, compensadores do leme e do profundor d)Estabilizadores horizontal e vertical, lemes de direção e profundidade, corda e envergadura

15 15. Dentre as alternativas abaixo, indique aquela que apresenta apenas os ELEMENTOS DA EMPENAGEM: tel.: a)Bordos de ataque e de fuga, raiz, ponta, extradorso, intradorso, corda e envergadura b)Bordos de ataque e de fuga, raiz, ponta, extradorso, intradorso, profundor e envergadura c)Estabilizadores horizontal e vertical, lemes de direção e profundidade, compensadores do leme e do profundor d)Estabilizadores horizontal e vertical, lemes de direção e profundidade, corda e envergadura

16 16. Dentre as alternativas abaixo, indique aquela que apresenta o PRINCIPAL ELEMENTO estrutural da asa: tel.: a)Longarina(s) b)Nervuras c)Montantes d)Tirantes

17 17. Dentre as alternativas abaixo, indique aquela que apresenta o elemento estrutural que dá o formato aerodinâmico à asa: tel.: a)Longarina(s) b)Nervuras c)Montantes d)Tirantes

18 18. Dentre as alternativas abaixo, indique aquela que apresenta afirmação correta quanto ao revestimento da asa: tel.: a)A tela é um revestimento trabalhante b)A madeira é o revestimento mais usado nos aviões modernos c)O alumínio é o revestimento não trabalhante mais usado nos aviões modernos d)O alumínio é o revestimento trabalhante mais usado nos aviões modernos

19 19. Uma empenagem é considerada em T quando: tel.: a)O estabilizador horizontal fica posicionado acima do vertical b)O estabilizador horizontal fica posicionado abaixo do vertical c)O trem auxiliar fica posicionado na frente do principal d)O trem auxiliar fica posicionado atrás do principal

20 20. O trem de pouso é considerado triciclo quando: tel.: a)O estabilizador horizontal fica posicionado acima do vertical b)O estabilizador horizontal fica posicionado abaixo do vertical c)O trem auxiliar fica posicionado na frente do principal d)O trem auxiliar fica posicionado atrás do principal

21 21. Como é classificada a aeronave que opera SOMENTE em superfícies sólidas: tel.: a)Hidroplano b)Liquiplano c)Solidiplano d)Litoplano

22 22. Como é classificado o trem de pouso que se recolhe parcialmente, oferecendo pouca resistência ao avanço: tel.: a)Retrátil b)Escamoteável c)Fixo d)Cantilever

23 23. O trem de pouso é considerado CONVENCIONAL quando: tel.: a)O estabilizador horizontal fica posicionado acima do vertical b)O estabilizador horizontal fica posicionado abaixo do vertical c)O trem auxiliar fica posicionado na frente do principal d)O trem auxiliar fica posicionado atrás do principal

24 24. Uma aeronave cuja fuselagem é capaz de acomodar apenas uma pessoa é chamada de: tel.: a)Monoplano b)Monoplace c)Monomotor d)Monoposto

25 25. Uma empenagem é considerada convencional quando: tel.: a)O estabilizador horizontal fica posicionado acima do vertical b)O estabilizador horizontal fica posicionado abaixo do vertical c)O trem auxiliar fica posicionado na frente do principal d)O trem auxiliar fica posicionado atrás do principal

26 26. Um corpo que produz o mínimo de arrasto é chamado de : tel.: a)Superfície aerodinâmica b)Corpo Fusiforme c)Aerofólio d)Estabilizador

27 27. A partir do vôo reto e horizontal, o piloto para cabrar ou picar o avião, movimenta: tel.: a)os pedais b)os ailerons c)o leme de direção d)a coluna do manche

28 28. Os três eixos de um avião em torno dos quais são exercidas todas as suas manobras são: tel.: a)Tração, rotação e planeio b)Tração, de simetria e vertical c)Lateral, transversal e vertical d)Transversal, longitudinal e vertical

29 29. O ângulo formado entre a corda do aerofólio e a direção do vento relativo, chama- se ângulo de: tel.: a)Ataque b)Diedro c)Incidência d)Enflechamento

30 30. São dispositivos hipersustentadores: tel.: a)As asas b)Os flaps e os ailerons c)Os ailerons e os spoilers d)Os flaps, os slats e os slots


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