A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Instituto de Gestalt-terapia da Bahia Formação em Gestalt-terapia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Instituto de Gestalt-terapia da Bahia Formação em Gestalt-terapia"— Transcrição da apresentação:

1 Instituto de Gestalt-terapia da Bahia Formação em Gestalt-terapia
Métodos científicos

2 Métodos científicos Conceito de método
O caminho para se chegar a determinado fim. Conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos adotados para se atingir o conhecimento. O método é quem faz a intermediação entre o atributo psicológico que quero estudar e os indicadores empíricos. IMPORTANTE: a escolha do instrumento depende do problema a resolver. Há uma variedade de métodos. Assim surge o desejo de classificá-los.

3 Métodos científicos Método dedutivo
É o que parte do geral e, a seguir, desce ao particular. Recurso metodológico em que a racionalização ou combinação de idéias em sentido interpretativo vale mais do que a experimentação de caso por caso. O protótipo do raciocínio dedutivo é o silogismo, que, a partir de duas proposições chamada premissas, retira uma terceira, nelas logicamente implicadas, chamada conclusão.

4 Métodos científicos Método dedutivo EXEMPLO: Todo homem é mortal
Sócrates é homem Sócrates é mortal Crítica dos indutivistas: como chegou à afirmação prévia geral? Raciocínio dedutivo assemelha-se a dogmas, posições dogmáticas.

5 Métodos científicos Método indutivo
Parte do particular e coloca generalização como um produto posterior de coleta de dados particulares. Influenciou o pensamento científico. Passou a ser visto como método por excelência das ciências naturais. É uma forma de raciocínio ou de argumentação; portanto, forma de reflexão e não, de simples pensamento.

6 Métodos científicos Método indutivo
Crítica: às vezes uma observação individual pode obscurecer uma regra geral. EXEMPLO: num dia nublado afirmo que o sol não nasce todos os dias. Experiência individual ficou comprometida.

7 Métodos científicos Os métodos gerais das ciências sociais
Procuram garantir ao pesquisador a objetividade necessária ao tratamento dos fatos sociais. Oferecem normas bastante gerais destinadas a estabelecer a ruptura dos objetos científicos com os do senso comum. Métodos gerais mais adotados nas ciências humanas: Hipotético-dedutivo, Dialético, Fenomenológico.

8 Métodos científicos Os métodos gerais das ciências sociais
Hipotético-dedutivo Consiste na construção de conjecturas (hipóteses) que devem ser submetidas a testes, os mais diversos possíveis. O pesquisador, através de uma combinação de observação cuidadosa, hábeis antecipações e intuição científica, alcança um conjunto de postulados que governam os fenômenos que estuda; daí deduz ele as conseqüências observáveis.

9 Métodos científicos Os métodos gerais das ciências sociais
Hipotético-dedutivo Esse método goza de notável aceitação sobretudo no campo das ciências naturais. É ligado à experimentação; sua aplicação às ciências sociais apresenta sérias limitações. Ainda assim, seus princípios são apresentados por grande número de autores como suficientes para a construção de modelos teóricos de investigação em ciências sociais.

10 Métodos científicos Os métodos gerais das ciências sociais
O método dialético É compreendido de maneiras diversas. Entretanto há princípios comuns a toda abordagem dialética. Princípio da unidade e luta de contrários. Todos os fenômenos apresentam aspectos contraditórios, que são organicamente unidos e constituem a indissolúvel unidade dos opostos. A luta dos opostos constituía fonte do desenvolvimento da realidade.

11 Métodos científicos Os métodos gerais das ciências sociais
O método dialético 2) Princípio da Transformação das mudanças quantitativas em qualitativas. No processo de desenvolvimento, as mudanças quantitativas graduais geram mudanças qualitativas, e esta transformação se opera por saltos. 3) Princípio da negação da negação. O desenvolvimento processa-se em espiral, isto é, as suas fases repetem-se mas em nível superior.

12 Métodos científicos Os métodos gerais das ciências sociais
O método dialético Fornece bases para uma interpretação dinâmica e totalizante da realidade, já que estabelece que os fatos sociais não podem ser entendidos quando considerados isoladamente. Para conhecer realmente um objeto é preciso estudá-lo em todos os seus aspectos, em todas as suas relações e todas as suas conexões. É contrário a todo conhecimento rígido. Privilegia a história. Milita contra o positivismo e o empirismo.

13 Métodos científicos Os métodos gerais das ciências sociais
O método fenomenológico A suprema fonte de todas as afirmações racionais é a consciência doadora originária. Primeira e fundamental regra do método fenomenológico: avançar para as próprias coisas. Coisa: o dado, o fenômeno, aquilo que é visto diante da consciência.

14 Métodos científicos Os métodos gerais das ciências sociais
O método fenomenológico Não é dedutivo nem empírico Consiste em mostrar o que é dado e em esclarecer este dado Não explica mediante leis nem deduz a partir de princípios, mas considera imediatamente o que está presente à consciência

15 Métodos científicos O método fenomenológico
Os problemas que podem ser investigados num olhar fenomenológico dizem respeito ao cotidiano, às conceituações e às representações das pessoas acerca de um certo fenômeno, diante da realidade situada. Ou seja, o pesquisador busca o que as pessoas pensam, como elas vêem a realidade, quais as suas consciências perante um fenômeno e as suas comunicações e interpretações diante do que acontece sobre algo.  

16 Métodos científicos O método fenomenológico Um exemplo de pesquisa:
Oscilações do desejo sexual no período gestacional Marilise Brockstedt LechI Professora da Universidade de Passo Fundo/RS Mestranda em Educação pela UPF, Especialista em Educação Infantil pela PUC/RS, Psicóloga do CEPAP Paulo César Ribeiro Martins Doutorando em Psicologia como Profissão e Ciência pela PUC-Campinas.

17 Métodos científicos O método fenomenológico
RESUMO O trabalho visa estudar a existência ou não de alterações do desejo sexual no período gestacional. Os sujeitos da pesquisa são quatro mulheres gestantes, todas psicólogas, participantes de um curso de atualização em sexualidade, e seus respectivos maridos. Para a coleta dos dados optou-se por um depoimento escrito, com duas perguntas orientadoras que questionaram sobre a ocorrência de oscilações do desejo. A análise dos dados foi feita através de metodologia fenomenológica e evidenciou dois aspectos comuns nos relatos: 1. O desejo sexual não se alterou na maioria dos sujeitos. 2. Os sujeitos dissociam alteração do desejo de outras alterações do comportamento sexual. As variantes nas descrições são apresentadas em seis temas: 1. Motivo da não-alteração do desejo. 2. Motivo da alteração do desejo. 3. Alterações na vida sexual descritas pelas mulheres. 4. Alterações na vida sexual descritas pelos homens. 5. O que não se alterou na vida sexual. 6. Vivências durante a gestação.

18 Métodos científicos O método fenomenológico Análise dos dados
1. realizou-se uma leitura atenta de cada entrevista, do começo ao fim, tentando captar o seu sentido global; 2. obtida a compreensão do todo, voltou-se ao texto, lendo-o atentamente e discriminando as unidades de significado; 3. delimitadas as unidades de significado, retornou-se a elas, expressando mais diretamente os insights psicológicos nelas contidos, transformando-as em linguagem psicológica; 4. as unidades transformadas em linguagem psicológica foram convertidas numa síntese, contendo o essencial da entrevista; 5. descreveram-se os elementos invariantes e, por fim, descreveram-se as variantes entre as sínteses.

19 Métodos científicos O método fenomenológico
Descrição dos elementos comuns Compararam-se as oito sínteses e encontraram-se dois aspectos comuns entre elas: 1. O desejo sexual não se alterou para a maioria dos sujeitos, apenas uma mulher refere que diminuiu no primeiro trimestre. 2. Parece que os sujeitos dissociam alteração do desejo sexual de outras alterações do comportamento, como se fossem vivências distintas.

20 Métodos científicos O método fenomenológico
Não há para a fenomenologia uma única realidade, mas tantas quantas forem suas interpretações e comunicações. Método não muito empregado na pesquisa social – implica mudança radical na investigação científica. Consiste na investigação do indivíduo enquanto sujeito e nunca como objeto, ou seja, o que pensa, o que percebe, suas representações da realidade. Procedimento metodológico próprio da fenomenologia: o método clínico ou abordagem clínica e, como técnicas, a análise de conteúdo e a história de vida. 

21 Métodos científicos O método fenomenológico
CRÍTICA: Há de se considerar, porém, que a fenomenologia não revela a historicidade dos fenômenos. Contudo, não se pode negar que a adoção de uma postura fenomenológica possa ser enriquecedora para o pesquisador.


Carregar ppt "Instituto de Gestalt-terapia da Bahia Formação em Gestalt-terapia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google