A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Mundo Depende de Ti e de Mim!! Boas Práticas Ambientais Projecto da ESCO incluído no Plano de Acção do CREIAS-Oeste por Suhita Osório Peters ESCO-Semana.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Mundo Depende de Ti e de Mim!! Boas Práticas Ambientais Projecto da ESCO incluído no Plano de Acção do CREIAS-Oeste por Suhita Osório Peters ESCO-Semana."— Transcrição da apresentação:

1 O Mundo Depende de Ti e de Mim!! Boas Práticas Ambientais Projecto da ESCO incluído no Plano de Acção do CREIAS-Oeste por Suhita Osório Peters ESCO-Semana - Torres Vedras, 13 de Maio de 2008 De mim???

2 CREIAS-Oeste Centro Regional de Educação e Investigação Associada à Sustentabilidade do Oeste Rede de instituições do Oeste que querem apoiar a Educação para o Desenvolvimento Sustentável A ESCO faz parte desta rede deste a sua fundação, em 2007

3 … começa hoje e aqui e depende de ti e de mim!

4 O que a ciência dizia em 1972: ALARME!… O resultado mais provável será um rápido e descontrolado declínio, tanto em termos de população como de capacidade industrial. se as presentes tendências de crescimento da população mundial, industrialização, poluição, produção de alimentos, e uso de recursos naturais não se alterarem, os limites para o crescimento no planeta serão atingidos nos próximos 100 anos. Fonte: Clube de Roma (1972)

5 O que a ciência dizia em 1992: Insustentável! Mudanças fundamentais são urgentes... Fonte: Manifesto World Scientists warning to Humanity, 1992, assinado por cientístas de 70 países, incluindo 102 Laureados com o Prêmio Nobel. Os seres humanos e o mundo natural estão em rota de colisão. As actividades humanas estão a infringir danos irreversíveis ao ambiente... A alteração da biosfera é muito alarmante porque a Terra pode tornar-se incapaz de sustentar a vida na forma que a conhecemos.

6 Em 2008 diz-se que… A crise é cada vez mais difícil de gerir! Por exemplo: os biocombustíveis elevam preço de alimentos, sobretudo nos países mais pobres… A escalada nos preços dos produtos alimentares vai tornar ainda mais difícil a vida de pelo menos 100 milhões de pessoas dos países mais pobres… Este padrão de desenvolvimento não é sustentável!!!

7 EU E o que é que EU posso fazer? Ser um consumidor responsável… Reconhecer que todos os dias produzo (directa e indirectamente) resíduos… … que uso água e energia… Participar activamente na implementação das Boas Práticas Ambientais na ESCO Reconhecer que – quer eu queira ou não – os meus actos têm influencia no mundo e na qualidade de vida de todos nós… …e que, por isso, também tenho uma PEGADA ECOLÓGICA…

8 Pegada Ecológica A Pegada Ecológica constitui uma forma de medir o impacte humano na Terra. Exprime a área produtiva equivalente de terra e mar (em hectares) necessária para produzir os recursos utilizados e para assimilar os resíduos e emissões gerados por uma dada unidade de população. Pode ser calculada para um indivíduo, uma comunidade, um país, ou mesmo para a população mundial.

9 A Terra pode suportar todos os homens se cada um tiver uma Pegada Ecológica de 2,1 hectares no máximo!

10 Pegada Ecológica Em média, cada pessoa em Portugal consome actualmente recursos equivalentes a 5,1 hectares Terra, ou seja, se toda a população mundial vivesse como nós, precisaríamos de um planeta quase duas vezes e meia maior do que a Terra para sobrevivermos todos! Para calcular a tua Pegada Ecológica : Que fazer? Cada um de nós tem que usar muito menos recursos e de produzir muito menos resíduos!!!

11

12

13 Nós e a actual crise alimentar… Biocombustíveis? Sim, mas só de resíduos (por exemplo, óleos usados)! Não faz sentido produzir plantas para fazer energia!!! Podemos reduzir o consumo de combustíveis? Sim! Podemos andar mais a pé, de bicicleta ou de transportes públicos e poupar energia em casa! Temos uma alimentação saudável? Não, porque comemos muita gordura animal e carne! Que fazer? Podemos começar já hoje a alterar os nossos hábitos alimentares: é bom para a saúde, para o ambiente, e também para combater a fome no mundo…

14 Estes slides estão disponíveis no site do CREIAS-Oeste:


Carregar ppt "O Mundo Depende de Ti e de Mim!! Boas Práticas Ambientais Projecto da ESCO incluído no Plano de Acção do CREIAS-Oeste por Suhita Osório Peters ESCO-Semana."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google