A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Mundo Depende de Ti e de Mim!!

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Mundo Depende de Ti e de Mim!!"— Transcrição da apresentação:

1 O Mundo Depende de Ti e de Mim!!
Boas Práticas Ambientais Projecto da ESCO incluído no Plano de Acção do CREIAS-Oeste por Suhita Osório Peters ESCO-Semana - Torres Vedras, 13 de Maio de 2008

2 CREIAS-Oeste CREIAS-Oeste
Rede de instituições do Oeste que querem apoiar a Educação para o Desenvolvimento Sustentável A ESCO faz parte desta rede deste a sua fundação, em 2007 CREIAS-Oeste Centro Regional de Educação e Investigação Associada à Sustentabilidade do Oeste

3 Desenvolvimento Sustentável
… começa hoje e aqui e depende de ti e de mim!

4 O que a ciência dizia em 1972: ALARME!…
“se as presentes tendências de crescimento da população mundial, industrialização, poluição, produção de alimentos, e uso de recursos naturais não se alterarem, os limites para o crescimento no planeta serão atingidos nos próximos 100 anos”. “O resultado mais provável será um rápido e descontrolado declínio, tanto em termos de população como de capacidade industrial”. Fonte: Clube de Roma (1972)

5 O que a ciência dizia em 1992: Insustentável!
“Os seres humanos e o mundo natural estão em rota de colisão. As actividades humanas estão a infringir danos irreversíveis ao ambiente... “ “A alteração da biosfera é muito alarmante porque a Terra pode tornar-se incapaz de sustentar a vida na forma que a conhecemos.” “Mudanças fundamentais são urgentes...” Fonte: Manifesto “World Scientists’ warning to Humanity”, 1992, assinado por cientístas de 70 países, incluindo 102 Laureados com o Prêmio Nobel.

6 Este padrão de desenvolvimento não é sustentável!!!
Em 2008 diz-se que… A crise é cada vez mais difícil de gerir! Por exemplo: os biocombustíveis elevam preço de alimentos, sobretudo nos países mais pobres… A escalada nos preços dos produtos alimentares vai tornar ainda mais difícil a vida de pelo menos 100 milhões de pessoas dos países mais pobres… Este padrão de desenvolvimento não é sustentável!!!

7 E o que é que EU posso fazer?
Participar activamente na implementação das Boas Práticas Ambientais na ESCO Reconhecer que – quer eu queira ou não – os meus actos têm influencia no mundo e na qualidade de vida de todos nós… Ser um consumidor responsável… Reconhecer que todos os dias produzo (directa e indirectamente) resíduos… … que uso água e energia… …e que, por isso, também tenho uma “PEGADA ECOLÓGICA”…

8 Pegada Ecológica A Pegada Ecológica constitui uma forma de medir o impacte humano na Terra. Exprime a área produtiva equivalente de terra e mar (em hectares) necessária para produzir os recursos utilizados e para assimilar os resíduos e emissões gerados por uma dada unidade de população. Pode ser calculada para um indivíduo, uma comunidade, um país, ou mesmo para a população mundial.

9 A Terra pode suportar todos os homens se cada um tiver uma
Pegada Ecológica de 2,1 hectares no máximo!

10 Pegada Ecológica Para calcular a tua Pegada Ecológica :
Em média, cada pessoa em Portugal consome actualmente recursos equivalentes a 5,1 hectares “Terra”, ou seja, se toda a população mundial vivesse como nós, precisaríamos de um planeta quase duas vezes e meia maior do que a Terra para sobrevivermos todos! Que fazer? Cada um de nós tem que usar muito menos recursos e de produzir muito menos resíduos!!! Para calcular a tua Pegada Ecológica :

11

12

13 Nós e a actual crise alimentar…
Biocombustíveis? Sim, mas só de resíduos (por exemplo, óleos usados)! Não faz sentido produzir plantas para fazer energia!!! Podemos reduzir o consumo de combustíveis? Sim! Podemos andar mais a pé, de bicicleta ou de transportes públicos e poupar energia em casa! Temos uma alimentação saudável? Não, porque comemos muita gordura animal e carne! Que fazer? Podemos começar já hoje a alterar os nossos hábitos alimentares: é bom para a saúde, para o ambiente, e também para combater a fome no mundo…

14 Estes slides estão disponíveis no site do CREIAS-Oeste:
Obrigada! Estes slides estão disponíveis no site do CREIAS-Oeste:


Carregar ppt "O Mundo Depende de Ti e de Mim!!"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google