A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONTEÚDO  PASSAGEM DA VIDA CORPORAL À ESPIRITUAL  PENALIDADES E RECOMPENSAS FUTURAS (Céu, Inferno e Purgatório)  ANJOS E DEMÔNIOS  CÓDIGO PENAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONTEÚDO  PASSAGEM DA VIDA CORPORAL À ESPIRITUAL  PENALIDADES E RECOMPENSAS FUTURAS (Céu, Inferno e Purgatório)  ANJOS E DEMÔNIOS  CÓDIGO PENAL."— Transcrição da apresentação:

1

2

3

4 CONTEÚDO  PASSAGEM DA VIDA CORPORAL À ESPIRITUAL  PENALIDADES E RECOMPENSAS FUTURAS (Céu, Inferno e Purgatório)  ANJOS E DEMÔNIOS  CÓDIGO PENAL DA VIDA FUTURA  EXEMPLOS (SITUAÇÕES DA ALMA) 1º /AGOSTO/1865

5 61% guardam certeza de que irão alcançá-lo depois da morte.
ATUALIDADES 1 PESQUISA NOS ESTADOS UNIDOS (FONTE: REVISTA TIME) PERGUNTA: Você acredita no Paraíso, onde as pessoas têm vida eterna ao lado de Deus ? 80 % disseram sim 61% guardam certeza de que irão alcançá-lo depois da morte.

6 2 ATUALIDADES Pergunta : vida eterna ao lado de Deus ? 80% 69%
PESQUISA NO BRASIL (FONTE: INSTITUTO VOX POPULI) Pergunta : Você acredita no Paraíso, onde as pessoas têm vida eterna ao lado de Deus ? 80% 69% Os brasileiros não são tão crédulos em relação ao Céu. No entanto, ele continua vivo na fé da maioria. Acredi- tam, mesmo, que ele fica acima de nós e está povoado de anjos. Apenas 32% dos brasileiros têm a esperança de alcançar o paraíso logo após a morte, contra 61% dos americanos.

7 Todavia, apenas 1% acredita que irá para o inferno após a morte!
ATUALIDADES 3 PESQUISA NOS ESTADOS UNIDOS (FONTE: REVISTA TIME) Pergunta: Você acredita no Inferno, onde as pessoas têm punição eterna depois da morte ? 63% responderam sim! Todavia, apenas 1% acredita que irá para o inferno após a morte!

8 4 ATUALIDADES Pergunta : punição eterna depois da morte ?
PESQUISA NO BRASIL (FONTE: INSTITUTO VOX POPULI) Pergunta : Você acredita no Inferno, onde as pessoas têm punição eterna depois da morte ? Comparado ao dos americanos, o resultado dos brasileiros foi igualmente menor: 63% 44% Sobre o inferno a divergência é também significativa. A explicação é que, enquanto o além dos americanos foi moldado sobre a rocha áspera do puritanismo protestante, o dos brasileiros possui um pedestal romano.

9 5 DEPOIS DA MORTE 2. O céu ou o inferno eternos 3. A vida 4. A dúvida
PARA ONDE VAMOS? QUE SEREMOS? EXISTIREMOS OU NÃO? ESTAREMOS MELHOR OU PIOR? SER OU NÃO SER, TAL A ALTERNATIVA O que nos espera depois da morte ? 1. O nada 2. O céu ou o inferno eternos 3. A vida 4. A dúvida “A Doutrina Espírita transforma completamente a perspectiva do futuro. A vida futura deixa de ser uma hipótese para ser realidade. Ela é a continuação da vida terrena.” (Allan Kardec - CI-1ª-II,10)

10 6 EM RELAÇÃO AO PORVIR 2. Pela fatalidade 3. Pelos bons espíritos
TRÊS ALTERNATIVAS PARA O HOMEM: MATERIALISMO O NADA PANTEÍSMO ABSORÇÃO PELO TODO UNIVERSAL RELIGIÕES INDIVIDUALIDADE DA ALMA De acordo com a Doutrina Espírita, após a morte, a felicidade ou infelicidade da alma será decidida : 1. Pela fé 2. Pela fatalidade 3. Pelos bons espíritos 4. Pela religião

11 “E se a lógica nos conduz à individualidade da alma,
também nos aponta esta outra conseqüência: A sorte de cada alma deve depender das suas qualidades pessoais, pois seria irracional admitir que a alma atrasada do selvagem, como a do ho- mem perverso, estivesse no nível da do sábio, do homem de bem.” (Allan Kardec - CI-1ª-I,10)

12 CRENÇA INTUITIVA E MAIS GENE- RALIZADA DO QUE A DO NADA
TEMOR DA MORTE 7 IMORTALIDADE DA ALMA CRENÇA INTUITIVA E MAIS GENE- RALIZADA DO QUE A DO NADA O temor da morte exerce alguma influência sobre a Alma ? 1. Só prejudica 2. Pode ser útil 3. É desnecessário 4. Em nada influi

13 “Este temor é um efeito da sabedoria da Pro-
vidência e uma conseqüência do instinto de conservação, comum a todos os viventes. Ele é necessário enquanto não se está sufi- cientemente esclarecido sobre as condições da vida futura, como contrapeso à tendência que, sem esse freio, nos levaria a deixar prematuramente a vida e a negligenciar o trabalho terreno.” (Allan Kardec - CI-1ª-II,2)

14 8 O CÉU Onde está o céu ? 1. Nos confins do universo
IDÉIAS DO CÉU  OS ANTIGOS 7 CÉUS SUPERPOSTOS  MUÇULMANOS 9 CÉUS  PTOLOMEU (ASTRÔNOMO) 11 CÉUS  TEOLOGIA CRISTÃ 3 CÉUS Onde está o céu ? 1. Nos confins do universo 2. No espaço acima da Terra 3. No mundo espiritual 4. Nas estrelas “Das qualidades do indivíduo depende-lhe a felicidade, e não do estado material do meio em que se encontra, podendo a felicidade, portanto, existir em qualquer parte . Nenhum lugar lhe é circunscrito e assinalado no Universo.” (AK-CI-1ª-III, 15)

15 “A ventura que gozo é uma espécie de contentamento extremo de mim mesmo, imerso no amor de Deus, no reconhecimento de sua infinita bondade. É a alegria que nos infunde o bem, uma espécie de fusão do espírito com a bondade divina”. (Um médico russo, CI, 2ª parte – Espíritos Felizes)

16 “Eles... me mostravam no Espaço um ponto algo semelhante a uma estrela, dizendo: - é para ali que vais conosco. Então, apoiada sobre eles, na certeza de aí achar a felicidade, subimos, subimos, à proporção que a estrela se engrandecia... Era um mundo feliz, um centro superior no qual a vossa amiga vai repousar”. (Sra. Foulon, CI, 2ª parte – Espíritos Felizes)

17 10 O INFERNO Existe o inferno como um local de muito sofrimento,
fogo, escuridão, lamentos, desespero ? 1. Só na imaginação 2. Só na Religião 3. Nas leis de Deus 4. Não existe “Os espíritos de uma mesma ordem se reúnem por simpatia.” - (LE –1012) “... Os gênios da impiedade lhes traçam diretrizes, enfileirando-as em comunidades extensas. (...) Organizam, assim, verdadeiras cidades, em que se refugiam falanges compactas de almas que fogem, envergonhadas de si mesmas...” André Luiz – LI-II

18 “À frente, numa distância de dezenas de quilômetros, sucediam-se furnas e abismos, qual imensa cratera de vulcão vivo, alimentado pela dor humana, porque, lá dentro, turbilhões de vozes explodiam, ininterruptos, parecendo estranha mistura de lamentos de homens e animais. Amontoam-se aqui, como se fossem lenhos secos, milhares de criaturas que abusaram de sagrados dons da vida.” (...) Não estamos contemplando senão a superfície de trevosos cárceres a se confundirem com os precipícios subcrostais.” (André Luiz – LI-VI)

19 “... O inferno, como região de sofrimento, é perfeitamente cabível, representando um estabelecimento justo de filtragem do Espírito, a caminho da vida superior. Todos os lugares infernais surgem, vivem e desaparecem com a aprovação do Senhor...” (André Luiz – AR- I,18)

20 O que é o purgatório, segundo o Espiritismo ?
11 O que é o purgatório, segundo o Espiritismo ? 1. Um lugar 2. Uma ilusão 3. Uma realidade 4. Uma ficção “O Espiritismo não nega, antes confirma a penalidade futura. O que ele destrói é o inferno localizado com suas fornalhas e penas irremissíveis. Não nega, outrossim, o purgatório, pois prova que nele nos achamos. (...) O purgatório, sim, é a realidade.” (Allan Kardec – CI-1ª-V,8)

21 Quase sempre, na Terra é que fazeis o vosso purgatório.”
“O purgatório é uma alegoria, devendo-se entender como tal, não um lugar determinado, porém, o estado dos espíritos imperfeitos que se acham em expiação.” Allan Kardec – LE-1013 Quase sempre, na Terra é que fazeis o vosso purgatório.” Allan Kardec – CI-1ª-V,8

22 Como o espírito se liberta do purgatório ?
12 É A REALIDADE (CI-1ª-V,9) Como o espírito se liberta do purgatório ? 1. Pela reencarnação 2. Pela expiação 3. Pela oração 4. Pelo despojo das imperfeições “É, pois, nas sucessivas encarnações que a alma se despoja das suas imperfeições, que se purga, até que esteja bastante pura para deixar os mundos de expiação como a Terra...” Allan Kardec – CI-1ª-V,4

23 13 PENAS ETERNAS Lei Geral: Toda falta terá punição; e terá
recompensa todo ato meritório. (CI-1ª-VII-12º) Qual é o pior sofrimento para o espírito? 1. O remorso 2. O arrependimento 3. Dores morais 4. Pensar que sofrerá eternamente “Não há descrição possível das torturas morais (...) Indubitavelmente, porém, a mais horrível consiste em pensarem que estão condenados sem remissão.” (LE-973)

24 “... Não sabeis o que sofro... É horrível!
A guilhotina!... Que vale a guilhotina comparada a este sofrimento de agora? Nada! – É um instante. Este fogo que me devora, sim, é pior, porque é uma morte contínua, sem tréguas nem repouso... sem-fim!... E as minhas vítimas ali estão, ao redor, a mostrar-me os ferimentos, a perseguir-me com seus olhares... JACQUES LATOUR (CI-2ª-VI – EXEMPLOS)

25 14 CÓDIGO PENAL DA VIDA FUTURA O bem e o mal que fazemos decorrem das
qualidades que possuímos - (CI-1ª-VII-12º) Como a justiça de Deus considera os nossos pensamentos e ações? 1. Rigorosamente 2. Tolerantemente 3. Brandamente 4. Indiferentemente “Sendo infinita a justiça de Deus, o bem e o mal são rigorosamente considerados, não havendo uma só ação, um só pensamento mau que não tenha conseqüências fatais, como não há uma única ação meritória, um só bom movimento da alma que se perca, mesmo para os mais perversos, por isso que constituem tais ações um começo de progresso.” (CI-1ª-VII-8º)

26 15 CÓDIGO PENAL DA VIDA FUTURA
Toda falta cometida é uma dívida contraída. (CI-1ª-VII-9º) Qual o efeito do arrependimento sincero ? 1. Apaga a falta 2. Suaviza a falta 3. Apaga o sofrimento 4. Suaviza a expiação “O arrependimento, conquanto seja o primeiro passo para a regeneração, não basta por si só; são precisas a expiação e a reparação.” “O arrependimento suaviza os traços da expiação, abrindo pela esperança o caminho da reabilitação; Só a reparação, contudo, pode anular o efeito des- truindo-lhe a causa.” (CI-1ª-VII-16º)

27 ANJOS E DEMÔNIOS: São as almas dos homens ANJOS DEMÔNIOS ALMAS EM
ESTADO DE PERFEIÇÃO ANJOS ALMAS EM ESTADO DE IGNORÂNCIA E DE DESEJO DO MAL DEMÔNIOS

28 DEPENDE DOS HÁBITOS E DA MAIOR OU MENOR ELEVAÇÃO MORAL
PASSAMENTO DEPENDE DOS HÁBITOS E DA MAIOR OU MENOR ELEVAÇÃO MORAL Das afirmações abaixo, quais são verdadeiras? Só a alma experimenta sensações de dor e de prazer; o corpo não é mais que instrumento das sensações da alma. O sofrimento da morte está subordinado à força adesiva que une o corpo ao perispírito. Maior ou menor facilidade de desprendimento independe do estado moral da alma. Nas mortes violentas, o espírito fica aturdido; sente, pensa e acredita-se vivo. Julga que é material o seu corpo fluídico.

29 PASSAMENTO Das afirmações abaixo, quais são verdadeiras?
Para o espírito de consciência pura, a morte é qual sono breve, isento de agonia. Tanto maior é o sofrimento, quanto mais lento for o desprendimento do perispírito. A morte nada tem de penosa para espíritos adi- antados; é terrível para os atrasados. Os suicidas experimentam as sensações mais dolorosas: seu perispírito faz repercutir na alma todas as sensações do corpo destruído.

30 CÓDIGO PENAL DA VIDA FUTURA
1. Todos os espíritos partem do mesmo ponto: simplicidade e ignorância. 2. Não há penas eternas; Deus não repudia nenhum de seus filhos; Não há espírito incapaz de progredir; Não há espírito votado à eterna inferioridade 3. O bem e o mal são rigorosamente considerados (“A cada um segundo suas obras”) 4. A alma traz consigo o próprio prêmio ou castigo, onde quer que se encontre.

31 5. A natureza e a duração das penas: Natureza:
CÓDIGO PENAL DA VIDA FUTURA 5. A natureza e a duração das penas: Natureza: Duração: gravidade da falta conhecimento do autor circunstâncias permanência no mal ou arrependimento, seguido da expiação e da reparação.

32 6. Só o arrependimento não basta para apagar a falta. É preciso:
CÓDIGO PENAL DA VIDA FUTURA 6. Só o arrependimento não basta para apagar a falta. É preciso: - expiar (cumprir a pena) e - reparar o mal (indenizar o credor) 7. Ninguém sofre por erros alheios (a menos que tenha dado causa ou impelido alguém ao erro).


Carregar ppt "CONTEÚDO  PASSAGEM DA VIDA CORPORAL À ESPIRITUAL  PENALIDADES E RECOMPENSAS FUTURAS (Céu, Inferno e Purgatório)  ANJOS E DEMÔNIOS  CÓDIGO PENAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google