A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Regiões geoeconômicas: Divisão do Brasil por critérios econômicos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Regiões geoeconômicas: Divisão do Brasil por critérios econômicos"— Transcrição da apresentação:

1 Regiões geoeconômicas: Divisão do Brasil por critérios econômicos
Março 2015

2 A divisão do Brasil em 5 regiões foi criada, em 1969, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Antes disso, em 1967, o geógrafo brasileiro Pedro Pinchas Geiger já havia proposto uma outra divisão regional do país, em três regiões geoeconômicas ou complexos regionais. Ela se baseia no processo histórico de formação do território brasileiro, levando em conta, especialmente, os efeitos da industrialização. Dessa forma, ela busca refletir a realidade do país e compreender seus mais profundos contrastes. São três as regiões geoeconômicas: Amazônia, Centro-Sul e Nordeste.

3 Essa organização regional associa os espaços de acordo com suas semelhanças econômicas, históricas e culturais. Diferentemente da divisão proposta pelo IBGE, os complexos regionais não se limitam apenas às fronteiras entre os Estados. Nessa regionalização, o norte de Minas Gerais, por exemplo, encontra-se no Nordeste, enquanto o restante do território mineiro está localizado no Centro-Sul.

4 Região geoeconômica Amazônia
É a maior das três e corresponde a quase 60% do território brasileiro; Compreende todos os Estados da região Norte (com exceção do extremo sul de Tocantins), o oeste do Maranhão e praticamente todo o Mato Grosso; Possui o menor número de habitantes do país. Em muitos pontos da região acontecem os chamados "vazios demográficos". A maioria da população está localizada nas duas principais capitais do complexo, Manaus (AM) e Belém (PA); Na economia predominam o extrativismo animal, vegetal e mineral. Destacam-se também o pólo petroquímico da Petrobras e a Zona Franca de Manaus, que fabrica a maior parte dos produtos eletrônicos brasileiros;

5 Região geoeconômica Centro-Sul
Abrange as regiões Sul e Sudeste (exceto o norte de Minas Gerais), Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e o sul de Tocantins; É a região mais dinâmica do ponto de vista econômico. São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte são as cidades de maior destaque. O Centro-Sul é o principal destino de migrantes de diversos pontos do país e onde se encontra cerca de 70% de toda a população brasileira. Possui a economia mais diversificada, baseada na agricultura de exportação e, principalmente, na indústria. É responsável pela produção da maior parte do Produto Interno Bruto nacional.

6 Região geoeconômica Nordeste
É a segunda do país em população. Inclui todo o Nordeste da divisão oficial (com exceção do oeste do Maranhão) e o norte de Minas Gerais, onde se localiza o Vale do Jequitinhonha, uma das regiões mais pobres do país; Historicamente, é a mais antiga do Brasil. É também a mais pobre das regiões, com números elevados de mortalidade infantil, analfabetismo, fome e subnutrição. Assim como acontece em grande parte do território brasileiro, a população nordestina é mal distribuída. Cerca de 60% fica concentrada na faixa litorânea e nas principais capitais. Já no sertão e no interior, os níveis de densidade populacional são baixos, devido, em grande parte, à seca. Há muitas riquezas históricas e culturais, principalmente em seus costumes e tradições.


Carregar ppt "Regiões geoeconômicas: Divisão do Brasil por critérios econômicos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google