A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professor Alan Alencar

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professor Alan Alencar"— Transcrição da apresentação:

1 Professor Alan Alencar
Aula 09 – A Poluição Professor Alan Alencar

2 Classificação dos resíduos sólidos
De acordo com o critério de origem e produção do lixo, ele pode ser classificado em: Doméstico; Comercial; Industrial; Hospitalares. Caso o lixo não tenha um destino de tratamento, ele poderá acarretar problemas como: Poluição do solo; Poluição da água; Poluição do solo.

3 Classificação dos resíduos sólidos
Caso o lixo tenha destino de tratamento, ele poderá ir para: Aterros sanitários; Reciclagem energética (geração de energia a partir da queima do lixo); Reciclagem orgânica (compostagem); Reciclagem industrial (reaproveitamento de materiais); Esterelização.

4 Aula 10 – Poluição do Ar, Chuva Ácida e Inversão Térmica
Professor Alan Alencar

5 Poluição do ar Definição: Alteração da composição e das propriedades do ar, tornando-o nocivo, impróprio ou inconveniente à saúde humana, à vida animal e aos vegetais. Pode ter origem de: Vulcões; Queima de combustíveis energéticos; Veículos automotores; Indústrias.

6 Poluição do ar

7 Chuva Ácida A chuva ácida é um fenômeno regional e ocorre na mesma região que gera os poluentes que a causa. Por isso mesmo a incidência é grande nas regiões altamente industrializadas e mais densamente povoadas. Portanto, os gases que são liberados pelas fontes poluentes reagem com a água da atmosfera, causando preciptação ácida.

8 Chuva Ácida Prejuízos para o homem: Na saúde;
Em prédios, casas e arquiteturas.

9 Chuva Ácida Prejuízos para o meio ambiente: Lagos; Desmatamento;
Agricultura.

10 Inversão Térmica Com o acúmulo de poluentes próximo à superfície, pode haver diversos problemas, principalmente relacionados à saúde.

11 Professor Alan Alencar
Aula 11 – Poluição da Água Professor Alan Alencar

12 Poluição da água Definição: Alteração da composição e das propriedades da água, tornando-a nociva, imprópria ou inconveniente à saúde humana, à vida animal e aos vegetais. Pode ter origem de: Contaminação por produtos químicos; Lixo; Esgoto; Dejetos químicos.

13 Poluição da água Como principal consequência da poluição da água, pode-se citar o surgimento e dispersão de doenças como diarréia, leptospirose, esquistossomose, hepatite etc. Como solução, a população humana deve buscar a preservação, economia e uso racional da água, visando a preservação da água no futuro.

14 Eutrofização da água Elevado acúmulo de nutrientes no ambiente aquático, principalmente nitratos e fosfatos. É causada pela poluição da água por adubos, fertilizantes, detergentes etc., que aumentam a proliferação de algas. O acúmulo de algas na superfície evita a entrada de luz no ambiente aquático e, com o tempo, diminui a concentração de oxigênio na água, matando muitos seres vivos.

15 Professor Alan Alencar
Aula 12 – Poluição do Solo Professor Alan Alencar

16 Poluição do solo A principal causa da poluição do solo é o despejo de lixo no chão, nas ruas, na praia, estradas, próximo a rios etc. O solo é fonte de alimento e abrigo para diversas populações de fungos, bactérias e animais.


Carregar ppt "Professor Alan Alencar"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google