A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Conceito de Casos de Uso b Técnica para a especificação de requisitos: Auxiliar a análise de requisitos.Auxiliar a análise de requisitos. Gestão de requisitos.Gestão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Conceito de Casos de Uso b Técnica para a especificação de requisitos: Auxiliar a análise de requisitos.Auxiliar a análise de requisitos. Gestão de requisitos.Gestão."— Transcrição da apresentação:

1 1 Conceito de Casos de Uso b Técnica para a especificação de requisitos: Auxiliar a análise de requisitos.Auxiliar a análise de requisitos. Gestão de requisitos.Gestão de requisitos. Interacção com o sistema.Interacção com o sistema. b Finalidade do sistema. b Finalidade de utilizador.

2 2 Actores b Um actor é alguém ou algo que deve interagir com o sistema que esta a ser desenvolvido. b Relação entre utilizador e actor. b Na especificação dos requisitos é preferível começar por identificar os actores, para seguidamente identificar os Casos de Uso. RegistrarProfessor

3 3 Casos de Uso b Os Casos de Uso representam o comportamento que o sistema deve suportar: Cada Caso de Uso é uma sequência de acções realizado por um utilizador e os sistema numa determinada altura.Cada Caso de Uso é uma sequência de acções realizado por um utilizador e os sistema numa determinada altura. b O actores são questionados para identificar as suas necessidades.

4 4 Casos de Uso

5 5 Documentação de Casos de Uso b Para cada Caso de uso é redigido um documento com a descrição da sequência de acções, do ponto de vista do actor. b De uma forma geral o documento deve conter: Descrição do início e do termino do Caso de Uso.Descrição do início e do termino do Caso de Uso. A sequência de acções.A sequência de acções. As excepções que ocorrem durante uma sequ~encia de acções.As excepções que ocorrem durante uma sequ~encia de acções.

6 6 Use Case Diagram b Use case diagrams are created to visualize the relationships between actors and use cases StudentRegistrarProfessor Maintain ScheduleMaintain CurriculumRequest Course Roster Billing System

7 7 Relacionamentos de Uso b Existem dois tipos de relacionamento entre os Casos de Uso: Relacionamento de Uso: é o comportamento que é idêntico para vários casos de uso.Relacionamento de Uso: é o comportamento que é idêntico para vários casos de uso. Registar Curso > Autorização > Actualização de estrutura Curricular

8 8 Relacionamentos de Uso b Existem dois tipos de relacionamento entre os Casos de Uso: Relacionamento de extensão: quando se tem um caso de uso que é praticamente igual a outro, mas que faz um pouco mais.Relacionamento de extensão: quando se tem um caso de uso que é praticamente igual a outro, mas que faz um pouco mais. Registar Curso > Registo > Registar Formação

9 9 Relacionamentos de Uso b Para cada tipo de relacionamento, existe uma ligação com os actores: Nos relacionamentos de extensão, os actores podem executar tanto o caso de uso como as suas extensões.Nos relacionamentos de extensão, os actores podem executar tanto o caso de uso como as suas extensões. Nos relacionamento de uso, não é frequente que um actor esteja associado ao caso de uso partilhado.Nos relacionamento de uso, não é frequente que um actor esteja associado ao caso de uso partilhado.

10 10 Relacionamentos de Uso b Utiliza-se um relacionamento de uso quando se identifica uma repetição em dois ou mais casos de uso b Utiliza-se um relacionamento de extensão quando se pretende descrever uma variante do comportamento de um caso de uso existente.

11 11 Cenários b Cenário é uma descrição da sequência, das muitas possíveis, de um dado caso de uso. Exemplo: No ATM, um cenário em que a ATM está fora de serviço, outro em que não tem papel, etc.Exemplo: No ATM, um cenário em que a ATM está fora de serviço, outro em que não tem papel, etc.


Carregar ppt "1 Conceito de Casos de Uso b Técnica para a especificação de requisitos: Auxiliar a análise de requisitos.Auxiliar a análise de requisitos. Gestão de requisitos.Gestão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google