A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Um milhão de hectares no noroeste da Península Ibérica Um milhão de hectares no noroeste da Península Ibérica 400 000 no norte de Portugal 400 000 no norte.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Um milhão de hectares no noroeste da Península Ibérica Um milhão de hectares no noroeste da Península Ibérica 400 000 no norte de Portugal 400 000 no norte."— Transcrição da apresentação:

1 Um milhão de hectares no noroeste da Península Ibérica Um milhão de hectares no noroeste da Península Ibérica no norte de Portugal no norte de Portugal na Galiza na Galiza Superfície média elevada Superfície média elevada 500 ha no norte de Portugal 500 ha no norte de Portugal 200 ha na Galiza 200 ha na Galiza Número de comunidades Número de comunidades 1000 no norte de Portugal 1000 no norte de Portugal 2900 na Galiza 2900 na Galiza Estudo dos terrenos comunitários

2 Segundo os dados da DGRF, que se referem a Perímetros Florestais, a área de baldios na Região Centro de Portugal é cerca de metade da área da Região Norte (sendo o número de Perímetros Florestais no Norte superior ao do Centro em cerca de 20%) Segundo os dados da DGRF, que se referem a Perímetros Florestais, a área de baldios na Região Centro de Portugal é cerca de metade da área da Região Norte (sendo o número de Perímetros Florestais no Norte superior ao do Centro em cerca de 20%)

3 Que lições se podem tirar da existência de terrenos comunitários? Que lições se podem tirar da existência de terrenos comunitários? Em que medida podem os terrenos comunitários constituir âncoras para o desenvolvimento local? Em que medida podem os terrenos comunitários constituir âncoras para o desenvolvimento local? Existe algum interesse em promover a contribuição a partir do «local» para a gestão dos seus recursos? Existe algum interesse em promover a contribuição a partir do «local» para a gestão dos seus recursos?

4 Como é que as políticas de desenvolvimento económico em várias escalas (das locais às globais) influenciam a gestão dos terrenos comunitários? Como é que as políticas de desenvolvimento económico em várias escalas (das locais às globais) influenciam a gestão dos terrenos comunitários? Como reagem as comunidades (detentoras de terrenos comunitários) perante forças globais e organizações possuidoras de meios poderosos? Como reagem as comunidades (detentoras de terrenos comunitários) perante forças globais e organizações possuidoras de meios poderosos?

5 Como avaliar/medir os benefícios sociais e económicos da propriedade comunitária face a outras formas de propriedade? Como avaliar/medir os benefícios sociais e económicos da propriedade comunitária face a outras formas de propriedade? Que reflexão e que correspondentes medidas podem ser tomadas em relação às questões de equidade? Que reflexão e que correspondentes medidas podem ser tomadas em relação às questões de equidade?

6 Em que medida o sequestro de carbono e a protecção ecológica (como exemplos) se ajustam à gestão comum dos recursos? Em que medida o sequestro de carbono e a protecção ecológica (como exemplos) se ajustam à gestão comum dos recursos? Quais as oportunidades associadas aos terrenos comunitários no domínio dos novos valores ambientais e da procura de novas actividades de lazer? Quais as oportunidades associadas aos terrenos comunitários no domínio dos novos valores ambientais e da procura de novas actividades de lazer?

7 Quais as oportunidades e ameaças relacionadas com a mobilização de grupos locais e com o exercício de direitos locais? Quais as oportunidades e ameaças relacionadas com a mobilização de grupos locais e com o exercício de direitos locais? Qual o alcance de criar redes regionais de conhecimento e troca de experiências? Qual o alcance de criar redes regionais de conhecimento e troca de experiências?

8 Constituição de base de dados Constituição de base de dados - caracterização dos terrenos comunitários - caracterização das comunidades

9 Parceiros Conselhos Directivos dos Baldios/Xuntas Rectoras dos Montes Veciñais en Man Común Conselhos Directivos dos Baldios/Xuntas Rectoras dos Montes Veciñais en Man Común Associações de Produtores Florestais Associações de Produtores Florestais


Carregar ppt "Um milhão de hectares no noroeste da Península Ibérica Um milhão de hectares no noroeste da Península Ibérica 400 000 no norte de Portugal 400 000 no norte."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google