A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Paiva Acesso ao ensino superior Ano letivo 2012/2013 Serviço de Psicologia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Paiva Acesso ao ensino superior Ano letivo 2012/2013 Serviço de Psicologia."— Transcrição da apresentação:

1 Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Paiva Acesso ao ensino superior Ano letivo 2012/2013 Serviço de Psicologia

2 Mais Informações que necessites encontras em

3 Quem pode candidatar-se ao Ensino Superior?

4 Todos os alunos que: -Tenham aprovação no ensino secundário ou habilitação legalmente equivalente -Tenham realizado as provas de ingresso exigidas pelo curso que pretendem frequentar -Realizem os pré-requisitos exigidos pela instituição para o curso a que vais concorrerpré-requisitos -Tenham nota de candidatura igual ou superior ao valor mínimo fixado pela instituição a que te candidatas.

5 As classificações mínimas são fixadas anualmente por cada instituição de ensino superior para cada um dos seus cursos e são divulgadas no Guia da Candidatura. Os candidatos podem concorrer às várias fases do concurso. Contudo, aos estudantes colocados na 1.ª fase que concorram à 2.ª fase e nela sejam colocados é automaticamente anulada a colocação na 1.ª fase e, consequentemente, a matrícula e inscrição realizadas.

6 O ingresso no ensino superior público está sujeito a limitações quantitativas decorrentes do número de vagas fixado anualmente pelas instituições de ensino superior para cada curso. O número de vagas a abrir por curso é divulgado anualmente com o Guia de Candidatura. As vagas fixadas são colocadas a concurso logo na 1.ª fase do mesmo. Nas restantes fases existem as vagas que não foram utilizadas por candidatos colocados e matriculados na(s) fase(s) anterior(es).

7 Quando te podes candidatar?

8 O concurso nacional realiza-se no final do ano letivo e organiza-se em três fases, nos termos do calendário anualmente aprovado.calendário

9 Exames Nacionais - Básico Como te podes candidatar?

10 Cada aluno pode concorrer a um máximo de 6 cursos, que deverá colocar por ordem de preferência.

11 senha de acesso imprimir o recibo. Inicialmente tens de pedir a tua senha de acesso no site da Direção Geral de Ensino Superior e imprimir o recibo. Até maio, o recido deve ser entregue na nossa escola para validação. Depois desta data só num gabinete de acesso. A senha dá para as 3 fases de candidatura.

12 Os exames ou provas válidos de ingresso são válidos no ano da candidatura e nos dois seguintes. no ano da candidatura e nos dois seguintes. Na 1º. Fase só podes usar os exames realizados na 1ª. Fase de exames ou feitos na 1ª. Fase de anos anteriores.

13 Os alunos podem repetir os exames e usar a melhor classificação obtida mas, os exames realizados na 2ª. Fase não podem ser utilizados na 1º. Fase da candidatura.

14 Documentos: -Ficha ENES BI -Senha de acesso (obtida através do site da DGES – -Ficha de pré-requisitos

15 -Ficha de pré-requisitos: Ficha de Pré-Requisitos. -A realização de provas de aptidão física, funcional ou vocacional são certificados pela Ficha de Pré-Requisitos. Esta possui um código de ativação que é obrigatoriamente indicado no formulário de candidatura. Os atestados são entregues apenas no ato da matrícula.

16 Onde te podes candidatar?

17 Nas escolas ou nos gabinetes de acesso ao ensino superior.

18 Contingente Especial: -Alunos provenientes das ilhas -Militares em regime de contrato - Portadores de deficiência física ou sensorial.

19 Preferências Regionais São só para a 1º. Fase da candidatura e só para o ensino politécnico. Tem de haver comprovação pela ficha ENES cujo código é indicado no formulário de candidatura.

20 Alteração da candidatura Podes alterar a candidatura as vezes que quiseres porque só a última é validada. Após saída de uma nota ou reclamação tens 3 dias úteis para alterar as opções de candidatura. Tens de fazer um novo formulário e um novo código de ativação.

21 Colocações A colocação é feita por ordem decrescente das preferências indicadas. Os resultados finais são divulgados no site da DGES que também notifica os candidatos via .

22 Reclamações São apresentadas no prazo de 5 dias úteis após divulgação dos resultados. Tens de usar um impresso próprio que é entregue num Gabinete de Acesso ou remetido para a DGES por correio.

23 Recolocações Se os alunos colocados numa determinada fase da candidatura concorrerem à seguinte fase, voltam a obter colocação sendo automaticamente anulada a primeira colocação. Até a importância da propina é transferida para a nova escola.

24 Simula a tua candidatura e não te esqueças de calcular bem a tua média. Boa Sorte!!!!


Carregar ppt "Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Paiva Acesso ao ensino superior Ano letivo 2012/2013 Serviço de Psicologia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google