A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMANDO DA AERONÁUTICA INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA DIVISÃO DE ENGENHARIA ELETRÔNICA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ANÁLISE DE AMBIENTE ELETROMAGNÉTICO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMANDO DA AERONÁUTICA INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA DIVISÃO DE ENGENHARIA ELETRÔNICA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ANÁLISE DE AMBIENTE ELETROMAGNÉTICO."— Transcrição da apresentação:

1 COMANDO DA AERONÁUTICA INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA DIVISÃO DE ENGENHARIA ELETRÔNICA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ANÁLISE DE AMBIENTE ELETROMAGNÉTICO CEAAE – 2007 DISCIPLINA EE-09: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PROFESSOR: Dr. ADILSON MARQUES DA CUNHA TRABALHO FINAL ALUNO: 1º Ten Esp Com WELLINGTON GUILHERME DA SILVA 13 de Setembro de 2007

2 Objetivo Apresentar o Trabalho Final da Disciplina de Inteligência Artificial abordando Sistemas Especialistas (SE) e Programação da Linguagem Natural (PLN).

3 PLN (Programação de Linguagem Natural) Aplicações em Guerra Eletrônica Objetivo: Apresentar os conceitos da PLN e algumas aplicações na Guerra Eletrônica possibilitando o desenvolvimento de futuras aplicações.

4 PLN (Programação de Linguagem Natural) Aplicações em Guerra Eletrônica Uga? Uga! Linguagem Falada

5 PLN (Programação de Linguagem Natural) Aplicações em Guerra Eletrônica Linguagem Escrita

6 PLN (Programação de Linguagem Natural) Aplicações em Guerra Eletrônica Interface homem-máquina

7 PLN (Programação de Linguagem Natural) Aplicações em Guerra Eletrônica Interface homem-máquina É possível identificar quatro tipos de relacionamento entre sistemas computacionais e uma linguagem natural, são os sistemas que: Funcionem com uma linguagem; Reajam a uma linguagem; Interajam utilizando uma linguagem; e Produzam resultados em uma linguagem.

8 PLN (Programação de Linguagem Natural) Aplicações em Guerra Eletrônica Reconhecimento de Linguagem Natural Reconhecimento de Voz Digitadores automáticos; Controle por voz; e Autenticação por voz. Reconhecimento da escrita OCR - Optical Character Recognition; Reconhecimento de letra de forma; e Reconhecimento de letra de mão. Produção de Linguagem Natural Produção de voz Gerar fala a partir de um texto; Ensino de Idiomas; e Auxílio a deficientes visuais. Análise e produção de texto Gerar textos como análise de outros textos; e Correções de texto; e Tradutores automáticos.

9 PLN (Programação de Linguagem Natural) Aplicações em Guerra Eletrônica Exemplos de Aplicações em Guerra Eletrônica: - COMINT (Inteligência nas Comunicações) - RWR/MAWS ( Radar Warning Receiver / Missile Approach Warning System ) - Acionamento de Chaff/Flare - Autenticação de usuários em missões CSAR (Combat Search and Rescue)

10 PLN (Programação de Linguagem Natural) Aplicações em Guerra Eletrônica I – Aplicações em COMINT MAGE - Medidas de Apoio à GE - Busca e interceptação por padrões MAE – Medidas de Ataque Eletrônico - Imitações de padrões MPE – Medidas de Proteção Eletrônica - Autenticação de Usuários

11 PLN (Programação de Linguagem Natural) Aplicações em Guerra Eletrônica II – Aplicações em RWR/MAWS

12 PLN (Programação de Linguagem Natural) Aplicações em Guerra Eletrônica III – Acionamento de Chaff/Flare

13 PLN (Programação de Linguagem Natural) Aplicações em Guerra Eletrônica IV – Autenticação de usuários em CSAR

14 PLN (Programação de Linguagem Natural) Aplicações em Guerra Eletrônica Objetivo: Apresentar os conceitos da PLN e algumas aplicações na Guerra Eletrônica possibilitando o desenvolvimento de futuras aplicações.

15 SAC-VANT SISTEMA ANTI-COLISÃO PARA VANT

16

17 I Nível de Inferência II Nível de Inferência III Nível de Inferência EcoD1P1 D2P2 MD DL MR Movimento RelativoNível de Alerta NA Manobra Sugerida MS AÇÃO Verde Amarelo Vermelho Parado Aproximando Afastando Circulando Mantenha Atitude Curva à Esq. e Sobe Curva à Dir. e Sobe Emitir Alerta Mantenha Atitude Curva à Esq. e Sobe Curva à Dir. e Sobe Carta Hierárquica de Atributos Sim Não Ativo Inativo Manual Automático 0 a 100 NM 1 a 12 horas P2 1 a 12 horas

18 O general que vence uma batalha, fez muitos cálculos no seu quartel, antes de ser travado o combate A Arte da Guerra – Sun Tzu – 500 a.C.


Carregar ppt "COMANDO DA AERONÁUTICA INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA DIVISÃO DE ENGENHARIA ELETRÔNICA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ANÁLISE DE AMBIENTE ELETROMAGNÉTICO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google