A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Núcleo de Aprendizagem Virtual atividades e linhas de pesquisa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Núcleo de Aprendizagem Virtual atividades e linhas de pesquisa"— Transcrição da apresentação:

1 Núcleo de Aprendizagem Virtual atividades e linhas de pesquisa
Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba Direção de Ensino – Núcleo de Aprendizagem Virtual

2 Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB - 2
Tópicos O que é o NAV Atividades do NAV 2.1 Desenvolvimento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem 2.2 Avaliação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem 2.3 Cursos 2.4 Desenvolvimento de cursos a distância 2.5 Produção de artigos científicos Grupos e linhas de pesquisa Exemplo de uma pesquisa (se der tempo, conversar sobre alguma) Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB - 2

3 Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB - 3
1. O que é o NAV O Núcleo de Aprendizagem Virtual é um setor do CEFET-PB responsável pela pesquisa e aplicação de novas tecnologias educacionais Uma série de atividades têm sido realizadas pelo Núcleo dando continuidade ao que fora deixado em 1999 por ocasião da criação do NIE (Núcleo de Informática em Educação), quando foram produzidos dois softwares educacionais e foram aplicadas aulas de matemática e física com o auxílio do computador Com o projeto Inter-Red da REDENET, vários núcleos obtiveram apoio para realização de suas atividades Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB - 3

4 Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB - 4
2. Atividades do NAV 2.1 Desenvolvimento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem Procura-se desenvolver ambientes que sejam aplicados no ensino dentro e fora do CEFET-PB O desenvolvimento é feito a partir de discussões e atividades em sala de aula, financiamento de bolsas do Inter-Red, bolsas PIBICT e adequação de estágio Há a necessidade de uma integração maior com profissionais de áreas diferentes para o desenvolvimento, aplicação e análise dos ambientes Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB - 4

5 Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB - 5
OCW-CEFETPB Descrição Ambiente computacional no formato de um site que possibilita integrar e disponibilizar conhecimento gratuitamente para toda a comunidade, internamente e externamente, sem uma certificação específica. Orientação Lafayette B. Melo Bolsista Andreza de Souza Vieira Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB - 5

6 Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB - 6

7 Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB - 7
Objetos de aprendizagem virtuais colaborativos para equações do segundo grau Descrição Ambiente computacional no formato de um site que possibilita manipulação de objetos matemáticos e interação através de recursos da Internet para o estudo compartilhado de funções do segundo grau. Orientação Lafayette B. Melo Bolsista Thiago Cruz França Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB - 7

8 Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB - 8

9 Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB - 9
Construção de objetos de aprendizagem virtuais colaborativos através de textos (PALAVRA ON-LINE) Descrição Ambiente virtual de ensino na Internet baseado em objetos de aprendizagem para se trabalhar o descobrimento de termos que estão nas lacunas dos textos, de modo que se tenha uma comunidade virtual para diversos tipos de interação. Orientação Lafayette B. Melo Bolsista Diego Ernesto Rosa Pessoa Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB - 9

10 Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB - 10

11 Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB - 11
Inclusão digital para pessoas com necessidades especiais: proporcionando acessibilidade e construindo objetos de aprendizagem para deficientes visuais em Websites Descrição Manual de diretrizes para a construção de sites na web com acessibilidade para deficientes visuais, a partir de uma avaliação multi-modal de interfaces baseada em técnicas de interação humano-computador, e implementar um modelo ou template de acessibilidade no qual os projetistas se baseiem para desenvolver seus trabalhos. Orientação Lafayette B. Melo Bolsista Geyson Kenedy Moura Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB - 11

12 Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB - 12
2.2 Avaliação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem Avaliação e produção de objetos de aprendizagem para aplicação com estratégias diferenciadas no PROEJA Descrição Manual de diretrizes para a construção de sites na web com acessibilidade para deficientes visuais, a partir de uma avaliação multi-modal de interfaces baseada em técnicas de interação humano-computador, e implementar um modelo ou template de acessibilidade no qual os projetistas se baseiem para desenvolver seus trabalhos. Orientação Crishane Azevedo Freire Bolsista Alana Marques Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB - 12

13 Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB - 13
Há uma série de outros trabalhos de avaliação que incluem a análise do uso de ambientes virtuais com base em estudos de interação humano-computador e linguística Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB - 13

14 Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB - 14
2.3 Cursos Construção de espaços virtuais para a realização de práticas educativas Práticas de ensino na Internet e treinamento de ferramentas educacionais gratuitas, incluindo a construção de um ambiente virtual de aprendizagem a ser usado em um curso ou na disciplina que o professor está ministrando. Informação na Internet: questionamentos e práticas na educação A prática mostrará a ferramenta Google, e métodos que nela são pouco utilizados, além de indicar outras ferramentas com técnicas diferenciadas, incluindo aquelas com finalidades educacionais específicas. As atividades do mini-curso serão direcionadas tanto a uma melhor compreensão e reflexão de como se pensar o problema da informação hoje em dia, quanto ao fornecimento de métodos para se descobrir mais adequadamente que informações alunos e professores precisam. Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB - 14

15 Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB - 15
2.4 Desenvolvimento de Cursos a Distância Foi criada uma comissão para definir políticas de EAD para a instituição que conta, além dos membros do NAV, com os representantes das gerências de ensino médio, técnico e tecnológico. Até o final de agosto, um documento geral de políticas de EAD estará disponível para a direção e a comunidade para consulta e sugestões e durante o período serão feitos dois outros documentos: um de planejamento de EAD e outro de atividades de EAD. Esses documentos visam traçar um rumo em EAD e garantir o apoio institucional aos trabalhos Especialização em Metodologia do Ensino baseada em Novas Tecnologias de Informação e Comunicação submetida ao projeto UAB Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB - 15

16 Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB - 16
2.5 Produção de artigos científicos (mais recentes) Questões metodológicas sobre gêneros digitais : construindo unidades de análise para investigar a interação na internet V Congresso Internacional da ABRALIN. Belo Horizonte, 2007 Fala, escrita e linguagem dos chats CONNEPI. Natal, 2006 Leitura do espaço virtual e espacialização virtual da leitura : construção cognitivo-interacional das cibertrilhas da educação XI Simpósio Nacional & I Simpósio Internacional de Letras e ingüística. Uberlândia, 22 a 24 de novembro de 2006 O hipertexto em uma visão multidisciplinar: componentes da interface e gêneros digitais I Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação. Recife, 26 a 27 de outubro de 2006 Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB - 16

17 Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB - 17
A localização do sujeito na internet: formação do espaço na linguagem e desenvolvimento da linguagem no espaço em ambientes virtuais II Simpósio Nacional, Discurso, Identidade e Sociedade. Rio de Janeiro, 7, 8 e 9 de setembro de 2006. Questões metodológicas na interação humano-computador: buscando formas de análise da referenciação na conversação entre pessoas e chatterbots IV Conferência de Lingüística e Cognição. BH, 2007 Comunidades virtuais de aprendizagem na Web X.0: novas interações em antigos estilos de interface II Encontro Nacional sobre Hipertexto. Fortaleza, 2007 Referenciação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem XVIII Simpósio Brasileiro de Informática em Educação. São Paulo, novembro de 2007 Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB - 17

18 Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB - 18
3. Grupos e linhas de pesquisa Objetos de Aprendizagem Linguagem e Internet Educação a Distância 4. Exemplo de uma pesquisa (se der tempo, conversar sobre alguma) QUAL? Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB - 18


Carregar ppt "Núcleo de Aprendizagem Virtual atividades e linhas de pesquisa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google