A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Tópicos Especiais em Sistemas Distribuídos Sistemática (1): Focada na leitura, análise e elaboração de artigos Os artigos serão baseados nas seguintes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Tópicos Especiais em Sistemas Distribuídos Sistemática (1): Focada na leitura, análise e elaboração de artigos Os artigos serão baseados nas seguintes."— Transcrição da apresentação:

1 1 Tópicos Especiais em Sistemas Distribuídos Sistemática (1): Focada na leitura, análise e elaboração de artigos Os artigos serão baseados nas seguintes áreas, podendo variar de acordo com os interesses dos alunos: Gerência de redes Detecção de anomalias Distribuição de conteúdo multimídia Protocolos de transporte Medidas na Internet Obs: não esquecer vínculo com Sistemas de Informação

2 2 Tópicos Especiais em Sistemas Distribuídos Sistemática (2): Intenção 1: cada aula terá a apresentação de um artigo por um aluno e subsequente debate para análise crítica por todos (cada aluno apresentará ao menos dois) Intenção 2: reproduzir resultados, parciais ou na íntegra, de alguns artigos selecionados (pelo menos um por aluno) Intenção 3: discutir e definir propostas de trabalho de pesquisa visando artigos ao final do curso (num. de artigos = combin. 4 a 4 do num. de alunos) Intenção 4: elaboração e defesa dos artigos propostos segundo padrões usuais das conferências na área

3 3 Tópicos Especiais em Sistemas Distribuídos Pontos de Avaliação: Apresentação dos artigos em sala de aula Participação nos debates e nas análises críticas Pesquisa e proposta de tópicos para artigos Entendimento do conteúdo discutido Documentação e defesa do artigo final

4 4 Tópicos Especiais em Sistemas Distribuídos Cronograma desejável: Agosto: seleção de tópicos e artigos para apresentação em aula, inicia apresentação dos artigos Setembro: continua apresentação dos artigos, inicia discussão sobre artigos finais Outubro: finaliza apresentação dos artigos, definição sobre artigos finais, inicia elaboração dos artigos finais Novembro: continua trabalhos e finaliza artigos finais Início de dezembro: defesa dos artigos finais

5 5 Tópicos Especiais em Sistemas Distribuídos Sobre Sistemas de Informação, segundo a SBC (1): Os cursos que trabalham os sistemas de informação, no campo acadêmico, abrangem duas grandes áreas: (1) aquisição, desenvolvimento e gerenciamento de serviços e recursos da tecnologia de informação e (2) o desenvolvimento e evolução de sistemas e infra-estrutura para uso em processos organizacionais.

6 6 Tópicos Especiais em Sistemas Distribuídos Sobre Sistemas de Informação, segundo a SBC (2): A função de sistemas de informação tem a responsabilidade geral de desenvolver, implementar e gerenciar uma infra-estrutura de tecnologia da informação (computadores e comunicação) dados (internos e externos) e sistemas que abrangem toda a organização. Tem a responsabilidade de fazer prospecção de novas tecnologias da informação e auxiliar na sua incorporação às estratégias, planejamento e práticas da organização. A função também apóia sistemas de tecnologia da informação departamentais e individuais. A atividade de desenvolvimento de sistemas para processos organizacionais e interorganizacionais envolve o uso criativo de tecnologia da informação para aquisição de dados, comunicação, coordenação, análise e apoio à decisão.

7 7 Tópicos Especiais em Sistemas Distribuídos Sobre Sistemas de Informação, segundo a SBC (3): O estudo de Sistemas de Informação bem como o seu desenvolvimento envolve perspectivas múltiplas e conhecimentos multidisciplinares que incluem diversos campos do conhecimento como: ciência da computação, ciência comportamental, ciência da decisão, ciências gerenciais, ciências políticas, pesquisa operacional, sociologia, contabilidade, etc. Esta visão indica que Sistemas de Informação são sistemas sociais compostos de tecnologia de informação que exigem investimentos sociais, organizacionais e intelectuais para faze-los funcionar adequadamente.

8 8 Tópicos Especiais em Sistemas Distribuídos Sobre Sistemas de Informação, segundo a SBC (4): Entende-se por tecnologia de informação como sendo uma combinação de hardware e software de uso geral ou específico, incluindo sistemas de informação, aliado às tecnologias de armazenamento, distribuição, telecomunicação e visualização através das diversas mídias e suas respectivas técnicas.


Carregar ppt "1 Tópicos Especiais em Sistemas Distribuídos Sistemática (1): Focada na leitura, análise e elaboração de artigos Os artigos serão baseados nas seguintes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google